A crítica literária dialética de Antonio Candido e Roberto Schwarz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217281 |
Resumo: | Os trabalhos de crítica literária de Antonio Candido e Roberto Schwarz nos propiciam uma reflexão no domínio da teoria literária, pois ambos se posicionaram contra os reducionismos da análise puramente sociológica e do exame estritamente formal-estrutural, forjando, cada um a seu modo, um método que investigasse a interpenetração entre a forma ou estrutura e o seu conteúdo social. Devido à afinidade de sua metodologia, as obras desses críticos são em geral aproximadas em discussões teóricas no âmbito dos estudos literários, como se Candido houvesse forjado um método a que Schwarz teria posteriormente dado continuidade. Esse método é a crítica literária dialética, isto é, aquela que opera a mediação entre a dimensão estética da literatura e a totalidade histórica e objetiva de que ela faz parte. Sem negar a proximidade intelectual evidente entre o mestre e o aluno, esta tese propõe a construção de uma história das ideias que evidencie não somente as convergências, mas sobretudo as divergências entre Candido e Schwarz no que concerne ao modo dialético de exposição da crítica. Assim, nós buscamos compreender o que esses autores entendem por crítica dialética nos seus trabalhos em que essa perspectiva metodológica foi, a nosso ver, adotada, quais sejam: "Formação da literatura brasileira", “Dialética da malandragem” e “De cortiço a cortiço”, de Antonio Candido; "Ao vencedor as batatas", "Um mestre na periferia do capitalismo" e “A poesia envenenada de Dom Casmurro”, de Roberto Schwarz. Não nos posicionamos do ponto de vista normativo, de modo a julgar a adequação da concepção de dialética dos críticos à tradição hegeliano-marxista, mas do ponto de vista interpretativo e crítico. Desse modo, pudemos, além de desvendar a particularidade epistemológica de cada um e o rendimento heurístico de suas abordagens, verificar quais os problemas e as soluções que eles apresentam à teoria literária no que diz respeito à crítica dialética ou à sociologia da literatura. |
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A crítica literária dialética de Antonio Candido e Roberto SchwarzLa critique littéraire dialectique d'Antonio Candido et Roberto SchwarzThe dialectical literary criticism of Antonio Candido and Roberto SchwarzAntonio CandidoRoberto SchwarzCritica LiteráriaDialéticaOs trabalhos de crítica literária de Antonio Candido e Roberto Schwarz nos propiciam uma reflexão no domínio da teoria literária, pois ambos se posicionaram contra os reducionismos da análise puramente sociológica e do exame estritamente formal-estrutural, forjando, cada um a seu modo, um método que investigasse a interpenetração entre a forma ou estrutura e o seu conteúdo social. Devido à afinidade de sua metodologia, as obras desses críticos são em geral aproximadas em discussões teóricas no âmbito dos estudos literários, como se Candido houvesse forjado um método a que Schwarz teria posteriormente dado continuidade. Esse método é a crítica literária dialética, isto é, aquela que opera a mediação entre a dimensão estética da literatura e a totalidade histórica e objetiva de que ela faz parte. Sem negar a proximidade intelectual evidente entre o mestre e o aluno, esta tese propõe a construção de uma história das ideias que evidencie não somente as convergências, mas sobretudo as divergências entre Candido e Schwarz no que concerne ao modo dialético de exposição da crítica. Assim, nós buscamos compreender o que esses autores entendem por crítica dialética nos seus trabalhos em que essa perspectiva metodológica foi, a nosso ver, adotada, quais sejam: "Formação da literatura brasileira", “Dialética da malandragem” e “De cortiço a cortiço”, de Antonio Candido; "Ao vencedor as batatas", "Um mestre na periferia do capitalismo" e “A poesia envenenada de Dom Casmurro”, de Roberto Schwarz. Não nos posicionamos do ponto de vista normativo, de modo a julgar a adequação da concepção de dialética dos críticos à tradição hegeliano-marxista, mas do ponto de vista interpretativo e crítico. Desse modo, pudemos, além de desvendar a particularidade epistemológica de cada um e o rendimento heurístico de suas abordagens, verificar quais os problemas e as soluções que eles apresentam à teoria literária no que diz respeito à crítica dialética ou à sociologia da literatura.Les travaux de critique littéraire d’Antonio Candido et Roberto Schwarz peuvent nous amener à une réflexion dans le domaine de la théorie littéraire, puisque tous deux furent contraires aux réductionnismes de l’analyse purement sociologique et de l’examen formel-structurel, en créant, chacun à sa façon, une méthode qui investigue l’interpénétration entre la forme ou la structure et son contenu social. Du fait de l’affinité de leur méthodologie, les ouvrages de ces critiques sont généralement rapprochés à des discussions théoriques dans le cadre des études littéraires, comme si Candido eût créé une méthode à laquelle Schwarz eût plus tard donné suite. Cette méthode est la critique littéraire dialectique, c’est-à-dire celle qui exécute la médiation entre la dimension esthétique de la littérature et la totalité historique et objective dont elle fait partie. Sans nier la proximité intellectuelle évidente entre le maître et l’élève, cette thèse propose la construction d’une histoire des idées qui mette en évidence non seulement les convergences, mais surtout les divergences entre Candido et Schwarz en ce qui concerne le mode dialectique d’exposition de la critique. Ainsi, nous tenons à saisir ce que ces auteurs comprennent comme critique dialectique dans leurs travaux où cette perspective méthodologique fut, à notre avis, employée, à savoir : Formação da literatura brasileira, « Dialética da malandragem » et « De cortiço a cortiço » d’Antonio Candido ; Ao vencedor as batatas, Um mestre na periferia do capitalismo et « A poesia envenenada de Dom Casmurro » de Roberto Schwarz. Nous n’adoptâmes guère le point de vue normatif, de sorte à juger l’adéquation de la conception dialectique des critiques à la tradition hégélienne ou marxiste, mais le point de vue interprétatif et critique. Voilà pourquoi nous pûmes, en plus de dévoiler la particularité épistémologique de chacun et l’efficacité heuristique de leurs approches, vérifier quels furent les problèmes et les solutions qu’ils présentèrent à la théorie littéraire à l’égard de la critique dialectique ou de la sociologie de la littérature.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.499444/2020-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leonel, Maria Celia de Moraes [UNESP]Segatto, Antonio Ianni [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Couto, Elvis Paulo2022-03-21T11:36:52Z2022-03-21T11:36:52Z2022-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21728133004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T19:21:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217281Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:45.606752Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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