Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira, Kaline do Carmo Avanço de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119998
Resumo: This paper aims to address initially the implications and consequences of the planned use of image reading in classrooms of Art in the early years of elementary school. Enumerating some contributions to enrich and develop narrative skills, descriptive, analytical and interpretative. Thus, in a next goal will be researched the importance and essentiality of working with the reading of images, not only in art classes but at other opportunities, working intertextuality. Mobilizing both rationality and imagination, enhancing the information and content as well as encouraging creativity and analytical formation of subjectivity. Aiming at meaningful learning and encouraging other views and ways of thinking, feeling, teach, learn and be
id UNSP_e53eae508e5fa46216f72185041314c7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119998
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagensImagens - InterpretaçãoLeitura (Ensino de primeiro grau)Arte e educaçãoAprendizagemPicture interpretationThis paper aims to address initially the implications and consequences of the planned use of image reading in classrooms of Art in the early years of elementary school. Enumerating some contributions to enrich and develop narrative skills, descriptive, analytical and interpretative. Thus, in a next goal will be researched the importance and essentiality of working with the reading of images, not only in art classes but at other opportunities, working intertextuality. Mobilizing both rationality and imagination, enhancing the information and content as well as encouraging creativity and analytical formation of subjectivity. Aiming at meaningful learning and encouraging other views and ways of thinking, feeling, teach, learn and beO presente trabalho pretende abordar, inicialmente, as implicações e os reflexos do uso planejado da leitura de imagens, em salas de aulas de Arte, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Elencando algumas contribuições para enriquecer e desenvolver habilidades narrativas, descritivas, analíticas e interpretativas. Dessa forma, em um próximo objetivo, será pesquisada a importância e a essencialidade do trabalho com a leitura de imagens, não somente nas aulas de Arte mas em outras oportunidades, trabalhando a intertextualidade. Mobilizando simultaneamente a racionalidade e o imaginário, valorizando as informações e os conteúdos como também incentivando a criatividade analítica e a formação da subjetividade. Visando uma aprendizagem significativa e estimulando outras visões e maneiras de pensar, sentir, ensinar, aprender e serUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Biondo, Guiomar Josefina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mira, Kaline do Carmo Avanço de [UNESP]2015-03-23T15:23:09Z2015-03-23T15:23:09Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMIRA, Kaline do Carmo Avanço de. Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.http://hdl.handle.net/11449/119998000727648000727648.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119998Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:29:19.075776Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens
title Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens
spellingShingle Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens
Mira, Kaline do Carmo Avanço de [UNESP]
Imagens - Interpretação
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Arte e educação
Aprendizagem
Picture interpretation
title_short Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens
title_full Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens
title_fullStr Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens
title_full_unstemmed Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens
title_sort Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens
author Mira, Kaline do Carmo Avanço de [UNESP]
author_facet Mira, Kaline do Carmo Avanço de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biondo, Guiomar Josefina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mira, Kaline do Carmo Avanço de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens - Interpretação
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Arte e educação
Aprendizagem
Picture interpretation
topic Imagens - Interpretação
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Arte e educação
Aprendizagem
Picture interpretation
description This paper aims to address initially the implications and consequences of the planned use of image reading in classrooms of Art in the early years of elementary school. Enumerating some contributions to enrich and develop narrative skills, descriptive, analytical and interpretative. Thus, in a next goal will be researched the importance and essentiality of working with the reading of images, not only in art classes but at other opportunities, working intertextuality. Mobilizing both rationality and imagination, enhancing the information and content as well as encouraging creativity and analytical formation of subjectivity. Aiming at meaningful learning and encouraging other views and ways of thinking, feeling, teach, learn and be
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-23T15:23:09Z
2015-03-23T15:23:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRA, Kaline do Carmo Avanço de. Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/119998
000727648
000727648.pdf
identifier_str_mv MIRA, Kaline do Carmo Avanço de. Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
000727648
000727648.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/119998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129430320578560