Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119998 |
Resumo: | This paper aims to address initially the implications and consequences of the planned use of image reading in classrooms of Art in the early years of elementary school. Enumerating some contributions to enrich and develop narrative skills, descriptive, analytical and interpretative. Thus, in a next goal will be researched the importance and essentiality of working with the reading of images, not only in art classes but at other opportunities, working intertextuality. Mobilizing both rationality and imagination, enhancing the information and content as well as encouraging creativity and analytical formation of subjectivity. Aiming at meaningful learning and encouraging other views and ways of thinking, feeling, teach, learn and be |
id |
UNSP_e53eae508e5fa46216f72185041314c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119998 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagensImagens - InterpretaçãoLeitura (Ensino de primeiro grau)Arte e educaçãoAprendizagemPicture interpretationThis paper aims to address initially the implications and consequences of the planned use of image reading in classrooms of Art in the early years of elementary school. Enumerating some contributions to enrich and develop narrative skills, descriptive, analytical and interpretative. Thus, in a next goal will be researched the importance and essentiality of working with the reading of images, not only in art classes but at other opportunities, working intertextuality. Mobilizing both rationality and imagination, enhancing the information and content as well as encouraging creativity and analytical formation of subjectivity. Aiming at meaningful learning and encouraging other views and ways of thinking, feeling, teach, learn and beO presente trabalho pretende abordar, inicialmente, as implicações e os reflexos do uso planejado da leitura de imagens, em salas de aulas de Arte, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Elencando algumas contribuições para enriquecer e desenvolver habilidades narrativas, descritivas, analíticas e interpretativas. Dessa forma, em um próximo objetivo, será pesquisada a importância e a essencialidade do trabalho com a leitura de imagens, não somente nas aulas de Arte mas em outras oportunidades, trabalhando a intertextualidade. Mobilizando simultaneamente a racionalidade e o imaginário, valorizando as informações e os conteúdos como também incentivando a criatividade analítica e a formação da subjetividade. Visando uma aprendizagem significativa e estimulando outras visões e maneiras de pensar, sentir, ensinar, aprender e serUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Biondo, Guiomar Josefina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mira, Kaline do Carmo Avanço de [UNESP]2015-03-23T15:23:09Z2015-03-23T15:23:09Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMIRA, Kaline do Carmo Avanço de. Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.http://hdl.handle.net/11449/119998000727648000727648.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119998Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:29:19.075776Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens |
title |
Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens |
spellingShingle |
Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens Mira, Kaline do Carmo Avanço de [UNESP] Imagens - Interpretação Leitura (Ensino de primeiro grau) Arte e educação Aprendizagem Picture interpretation |
title_short |
Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens |
title_full |
Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens |
title_fullStr |
Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens |
title_full_unstemmed |
Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens |
title_sort |
Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens |
author |
Mira, Kaline do Carmo Avanço de [UNESP] |
author_facet |
Mira, Kaline do Carmo Avanço de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biondo, Guiomar Josefina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mira, Kaline do Carmo Avanço de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagens - Interpretação Leitura (Ensino de primeiro grau) Arte e educação Aprendizagem Picture interpretation |
topic |
Imagens - Interpretação Leitura (Ensino de primeiro grau) Arte e educação Aprendizagem Picture interpretation |
description |
This paper aims to address initially the implications and consequences of the planned use of image reading in classrooms of Art in the early years of elementary school. Enumerating some contributions to enrich and develop narrative skills, descriptive, analytical and interpretative. Thus, in a next goal will be researched the importance and essentiality of working with the reading of images, not only in art classes but at other opportunities, working intertextuality. Mobilizing both rationality and imagination, enhancing the information and content as well as encouraging creativity and analytical formation of subjectivity. Aiming at meaningful learning and encouraging other views and ways of thinking, feeling, teach, learn and be |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-03-23T15:23:09Z 2015-03-23T15:23:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRA, Kaline do Carmo Avanço de. Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013. http://hdl.handle.net/11449/119998 000727648 000727648.pdf |
identifier_str_mv |
MIRA, Kaline do Carmo Avanço de. Implicações do ensino de arte nos anos iniciais: o trabalho com a leitura de imagens. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013. 000727648 000727648.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129430320578560 |