Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP], Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120309
http://hdl.handle.net/11449/134482
Resumo: Currently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom.
id UNSP_e5ac5b7f299e5a6ef7cb47b29cab6f5a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134482
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógicaVisions of autonomy of the teacher and his influence in pedagogics practiceAutonomyReflexive practiceTeacher trainingAutonomiaPrática reflexivaFormação de professoresCurrently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom.Atualmente muitos trabalhos têm destacado a importância do desenvolvimento da autonomia do professor para a melhoria da qualida de de ensino. Nosso trabalho buscou estudar as concepções sobre auto nomia apresentadas por professoras que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental recém-ingressas no programa de formação de professores Pedagogia Cidadã, oferecido pela Unesp. Nosso intuito é o de compreender como essas concepões contribuíam ou apre sentavam obstáculos ao desenvolvimento da profissionalidade docente segundo a visão proposta por Contreras (2002). Os resultados mostraram que as concepções, de natureza altamente individualista e solipsista, apre sentadas pelas professoras evidenciam um exercício profissional voltado apenas para questões relativas ao fazer didático-pedagógico de sala de aula.Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos CamposUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, BrasilInstituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Isabel Cristina de CastroAzevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]2016-03-02T12:56:56Z2016-03-02T12:56:56Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article117-130application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120309Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 117-130, 2010.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/13448210.1590/1983-21172010120309S1983-21172010000300117S1983-21172010000300117.pdf01434986127812286998705768912364Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T06:12:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134482Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-08T06:12:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica
Visions of autonomy of the teacher and his influence in pedagogics practice
title Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica
spellingShingle Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica
Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Autonomy
Reflexive practice
Teacher training
Autonomia
Prática reflexiva
Formação de professores
title_short Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica
title_full Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica
title_fullStr Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica
title_full_unstemmed Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica
title_sort Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica
author Monteiro, Isabel Cristina de Castro
author_facet Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
author_role author
author2 Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomy
Reflexive practice
Teacher training
Autonomia
Prática reflexiva
Formação de professores
topic Autonomy
Reflexive practice
Teacher training
Autonomia
Prática reflexiva
Formação de professores
description Currently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-03-02T12:56:56Z
2016-03-02T12:56:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120309
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 117-130, 2010.
1983-2117
http://hdl.handle.net/11449/134482
10.1590/1983-21172010120309
S1983-21172010000300117
S1983-21172010000300117.pdf
0143498612781228
6998705768912364
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120309
http://hdl.handle.net/11449/134482
identifier_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 117-130, 2010.
1983-2117
10.1590/1983-21172010120309
S1983-21172010000300117
S1983-21172010000300117.pdf
0143498612781228
6998705768912364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117-130
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046382297153536