Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120309 http://hdl.handle.net/11449/134482 |
Resumo: | Currently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom. |
id |
UNSP_e5ac5b7f299e5a6ef7cb47b29cab6f5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134482 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógicaVisions of autonomy of the teacher and his influence in pedagogics practiceAutonomyReflexive practiceTeacher trainingAutonomiaPrática reflexivaFormação de professoresCurrently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom.Atualmente muitos trabalhos têm destacado a importância do desenvolvimento da autonomia do professor para a melhoria da qualida de de ensino. Nosso trabalho buscou estudar as concepções sobre auto nomia apresentadas por professoras que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental recém-ingressas no programa de formação de professores Pedagogia Cidadã, oferecido pela Unesp. Nosso intuito é o de compreender como essas concepões contribuíam ou apre sentavam obstáculos ao desenvolvimento da profissionalidade docente segundo a visão proposta por Contreras (2002). Os resultados mostraram que as concepções, de natureza altamente individualista e solipsista, apre sentadas pelas professoras evidenciam um exercício profissional voltado apenas para questões relativas ao fazer didático-pedagógico de sala de aula.Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos CamposUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, BrasilInstituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Isabel Cristina de CastroAzevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]2016-03-02T12:56:56Z2016-03-02T12:56:56Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article117-130application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120309Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 117-130, 2010.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/13448210.1590/1983-21172010120309S1983-21172010000300117S1983-21172010000300117.pdf01434986127812286998705768912364Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:51:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134482Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:10:12.907274Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica Visions of autonomy of the teacher and his influence in pedagogics practice |
title |
Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica |
spellingShingle |
Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica Monteiro, Isabel Cristina de Castro Autonomy Reflexive practice Teacher training Autonomia Prática reflexiva Formação de professores |
title_short |
Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica |
title_full |
Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica |
title_fullStr |
Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica |
title_sort |
Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica |
author |
Monteiro, Isabel Cristina de Castro |
author_facet |
Monteiro, Isabel Cristina de Castro Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Isabel Cristina de Castro Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomy Reflexive practice Teacher training Autonomia Prática reflexiva Formação de professores |
topic |
Autonomy Reflexive practice Teacher training Autonomia Prática reflexiva Formação de professores |
description |
Currently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-03-02T12:56:56Z 2016-03-02T12:56:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120309 Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 117-130, 2010. 1983-2117 http://hdl.handle.net/11449/134482 10.1590/1983-21172010120309 S1983-21172010000300117 S1983-21172010000300117.pdf 0143498612781228 6998705768912364 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120309 http://hdl.handle.net/11449/134482 |
identifier_str_mv |
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 117-130, 2010. 1983-2117 10.1590/1983-21172010120309 S1983-21172010000300117 S1983-21172010000300117.pdf 0143498612781228 6998705768912364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
117-130 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128765763518464 |