A dimensão social e política da autonomia: questões e percepções no ensino superior
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/48155 https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13292 |
Resumo: | Este artigo está ancorado nos conceitos formulados e apresentados por Paulo Freire (1996), autonomia como construção a partir de um espaço crítico e libertador, e José Contreras (2002), autonomia como um dos elementos da profissionalização, e objetiva refletir a forma como os docentes do ensino superior compreendem o significado de autonomia nos seus espaços e práticas profissionais. A pesquisa foi realizada em duas Universidades Públicas e duas Faculdades Particulares na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia, Brasil, com 25 professores que manifestaram a sua opinião sobre as temáticas em análise numa perspectiva comparativa, através de um questionário maioritariamente de respostas fechadas. Foi dada prioridade à pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva e concluímos que, apesar do avanço no campo da autonomia, muito ainda se tem a fazer no domínio da reflexão e construção da autonomia docente, nos contextos analisados, e que há obstáculos importantes a serem superados. |
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A dimensão social e política da autonomia: questões e percepções no ensino superiorThe social and political dimension of autonomy: questions and perceptions’ in higher educationLa dimensión social y política de la autonomía: cuestiones y percepciones en la enseñanza superiorAutonomiaDocênciaEnsino SuperiorPrática reflexivaAutonomyTeachingHigher educationReflexive PracticeAutonomíaDocenciaEnseñanza SuperiorPráctica reflexivaEste artigo está ancorado nos conceitos formulados e apresentados por Paulo Freire (1996), autonomia como construção a partir de um espaço crítico e libertador, e José Contreras (2002), autonomia como um dos elementos da profissionalização, e objetiva refletir a forma como os docentes do ensino superior compreendem o significado de autonomia nos seus espaços e práticas profissionais. A pesquisa foi realizada em duas Universidades Públicas e duas Faculdades Particulares na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia, Brasil, com 25 professores que manifestaram a sua opinião sobre as temáticas em análise numa perspectiva comparativa, através de um questionário maioritariamente de respostas fechadas. Foi dada prioridade à pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva e concluímos que, apesar do avanço no campo da autonomia, muito ainda se tem a fazer no domínio da reflexão e construção da autonomia docente, nos contextos analisados, e que há obstáculos importantes a serem superados.This article is anchored in the concepts formulated and presented by Paulo Freire (1996), autonomy as construction from a critical and liberating space, and José Contreras (2002), autonomy as one of the elements of professionalization, and aims to reflect how the higher education teachers understand the meaning of autonomy in their professional spaces and practices. The research was carried out at two public universities and two private colleges in Vitória da Conquista city, state of Bahia, Brazil, involving 25 professors who expressed their opinion about the themes under analysis in a comparative perspective through a questionnaire mostly composed of answers closed. The priority was a research of quantitative and descriptive approach and we have concluded that, despite advances in the field of autonomy, much still has to be done in the domain of reflection and construction of professors’ autonomy in the analyzed contexts, and there are important obstacles to be overcome.Este artículo está anclado en los conceptos formulados y presentados por Paulo Freire (1996), autonomía como construcción a partir de un espacio crítico y liberador, y José Contreras (2002), autonomía como uno de los elementos de la profesionalización, y objetiva reflejar la forma como los docentes de la enseñanza superior comprenden el significado de autonomía en sus espacios y prácticas profesionales. La investigación se realizó en dos universidades públicas y dos facultades privadas de la ciudad de Vitória da Conquista, en el estado de Bahía, Brasil, involucrando a 25 profesores que manifestaron su opinión sobre las temáticas en análisis desde una perspectiva comparativa a través de un cuestionario mayoritariamente de respuestas cerradas. Se dio prioridad a la investigación de abordaje cuantitativo y descriptivo y concluimos que, a pesar del avance en el campo de la autonomía, todavía mucho aún se tiene que hacer en el ámbito de la reflexión y de la construcción de la autonomía docente, en los dos contextos analizados, y que hay obstáculos importantes a ser superados.UFRN2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/48155http://hdl.handle.net/10316/48155https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13292por0102-77351981-1802http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13292Barreto, Denise Aparecida BritoOliveira, Albertina LimaSeixas, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T07:52:21Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/48155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:28.955023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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