“Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238687 |
Resumo: | A partir do diálogo com a própria prática docente, encontrei bloqueios que impediam um desempenho e uma compreensão do conteúdo musical. Por essas razões, essa pesquisa tem como inspiração a compreensão dos sujeitos dentro de práticas de ensino e de aprendizagem musical, além de buscar uma metodologia que potencializa a atuação e compreensão das crianças dentro desse processo de aprendizagem e desenvolvimento do instrumento. Sendo assim, a questão de pesquisa está consolidada em como são abordadas as relações entre os sujeitos e como as crianças entendem a prática docente e o processo de ensino no qual estão envolvidas. Neste sentido, a busca de práticas afetivas e significativas foram de extrema importância para a condução deste trabalho, assim como para o ensino do instrumento. Além disso, procedimentos metodológicos tais quais práticas criativas e recursos técnicos também foram levantados, discutidos e ressignificados pelas crianças. Mas a centralidade deste trabalho está na utilização, por parte das crianças participantes desta pesquisa, do diário de campo para captar, compreender e analisar as produções desse grupo que se dedicava a aprender o instrumento musical, que nesse caso é o piano. |
id |
UNSP_e611eeb9d494f505a71955d40e39d827 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238687 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
“Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças“Pre, prum, pra”: the pedagogical narrative of the piano through the eyes of childrenMúsica - Instrução e estudoPiano - Instrução e estudoMúsica e criançasA partir do diálogo com a própria prática docente, encontrei bloqueios que impediam um desempenho e uma compreensão do conteúdo musical. Por essas razões, essa pesquisa tem como inspiração a compreensão dos sujeitos dentro de práticas de ensino e de aprendizagem musical, além de buscar uma metodologia que potencializa a atuação e compreensão das crianças dentro desse processo de aprendizagem e desenvolvimento do instrumento. Sendo assim, a questão de pesquisa está consolidada em como são abordadas as relações entre os sujeitos e como as crianças entendem a prática docente e o processo de ensino no qual estão envolvidas. Neste sentido, a busca de práticas afetivas e significativas foram de extrema importância para a condução deste trabalho, assim como para o ensino do instrumento. Além disso, procedimentos metodológicos tais quais práticas criativas e recursos técnicos também foram levantados, discutidos e ressignificados pelas crianças. Mas a centralidade deste trabalho está na utilização, por parte das crianças participantes desta pesquisa, do diário de campo para captar, compreender e analisar as produções desse grupo que se dedicava a aprender o instrumento musical, que nesse caso é o piano.From the dialogue with the teaching practice itself, I found blocks that prevented a performance and an understanding of musical content. For these reasons, this research has as inspiration the understanding of subjects within teaching and learning practices music, in addition to seeking a methodology that enhances the performance and understanding of children within this process of learning and developing the instrument. Being thus, the research question is consolidated in how the relations between subjects are approached and how children understand the teaching practice and the teaching process in which they are involved. In this sense, the search for affective and meaningful practices were extremely important for conducting this work, as well as for teaching the instrument. In addition, methodological procedures such as creative practices and technical resources were also raised, discussed and given new meaning by the children. But the centrality of this work lies in the use, by the children participating in this research, of the diary of field to capture, understand and analyze the productions of this group dedicated to learn the musical instrument, which in this case is the piano.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Galvão, Daisy Alves Fragoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Fernanda Dias de Moraes [UNESP]2023-01-12T14:02:28Z2023-01-12T14:02:28Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:19:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:48:54.848969Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças “Pre, prum, pra”: the pedagogical narrative of the piano through the eyes of children |
title |
“Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças |
spellingShingle |
“Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças Ferreira, Fernanda Dias de Moraes [UNESP] Música - Instrução e estudo Piano - Instrução e estudo Música e crianças |
title_short |
“Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças |
title_full |
“Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças |
title_fullStr |
“Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças |
title_full_unstemmed |
“Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças |
title_sort |
“Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças |
author |
Ferreira, Fernanda Dias de Moraes [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Fernanda Dias de Moraes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galvão, Daisy Alves Fragoso [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Fernanda Dias de Moraes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Instrução e estudo Piano - Instrução e estudo Música e crianças |
topic |
Música - Instrução e estudo Piano - Instrução e estudo Música e crianças |
description |
A partir do diálogo com a própria prática docente, encontrei bloqueios que impediam um desempenho e uma compreensão do conteúdo musical. Por essas razões, essa pesquisa tem como inspiração a compreensão dos sujeitos dentro de práticas de ensino e de aprendizagem musical, além de buscar uma metodologia que potencializa a atuação e compreensão das crianças dentro desse processo de aprendizagem e desenvolvimento do instrumento. Sendo assim, a questão de pesquisa está consolidada em como são abordadas as relações entre os sujeitos e como as crianças entendem a prática docente e o processo de ensino no qual estão envolvidas. Neste sentido, a busca de práticas afetivas e significativas foram de extrema importância para a condução deste trabalho, assim como para o ensino do instrumento. Além disso, procedimentos metodológicos tais quais práticas criativas e recursos técnicos também foram levantados, discutidos e ressignificados pelas crianças. Mas a centralidade deste trabalho está na utilização, por parte das crianças participantes desta pesquisa, do diário de campo para captar, compreender e analisar as produções desse grupo que se dedicava a aprender o instrumento musical, que nesse caso é o piano. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-05 2023-01-12T14:02:28Z 2023-01-12T14:02:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238687 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129251256303616 |