“Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernanda Dias de Moraes [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238687
Resumo: A partir do diálogo com a própria prática docente, encontrei bloqueios que impediam um desempenho e uma compreensão do conteúdo musical. Por essas razões, essa pesquisa tem como inspiração a compreensão dos sujeitos dentro de práticas de ensino e de aprendizagem musical, além de buscar uma metodologia que potencializa a atuação e compreensão das crianças dentro desse processo de aprendizagem e desenvolvimento do instrumento. Sendo assim, a questão de pesquisa está consolidada em como são abordadas as relações entre os sujeitos e como as crianças entendem a prática docente e o processo de ensino no qual estão envolvidas. Neste sentido, a busca de práticas afetivas e significativas foram de extrema importância para a condução deste trabalho, assim como para o ensino do instrumento. Além disso, procedimentos metodológicos tais quais práticas criativas e recursos técnicos também foram levantados, discutidos e ressignificados pelas crianças. Mas a centralidade deste trabalho está na utilização, por parte das crianças participantes desta pesquisa, do diário de campo para captar, compreender e analisar as produções desse grupo que se dedicava a aprender o instrumento musical, que nesse caso é o piano.
id UNSP_e611eeb9d494f505a71955d40e39d827
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238687
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling “Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças“Pre, prum, pra”: the pedagogical narrative of the piano through the eyes of childrenMúsica - Instrução e estudoPiano - Instrução e estudoMúsica e criançasA partir do diálogo com a própria prática docente, encontrei bloqueios que impediam um desempenho e uma compreensão do conteúdo musical. Por essas razões, essa pesquisa tem como inspiração a compreensão dos sujeitos dentro de práticas de ensino e de aprendizagem musical, além de buscar uma metodologia que potencializa a atuação e compreensão das crianças dentro desse processo de aprendizagem e desenvolvimento do instrumento. Sendo assim, a questão de pesquisa está consolidada em como são abordadas as relações entre os sujeitos e como as crianças entendem a prática docente e o processo de ensino no qual estão envolvidas. Neste sentido, a busca de práticas afetivas e significativas foram de extrema importância para a condução deste trabalho, assim como para o ensino do instrumento. Além disso, procedimentos metodológicos tais quais práticas criativas e recursos técnicos também foram levantados, discutidos e ressignificados pelas crianças. Mas a centralidade deste trabalho está na utilização, por parte das crianças participantes desta pesquisa, do diário de campo para captar, compreender e analisar as produções desse grupo que se dedicava a aprender o instrumento musical, que nesse caso é o piano.From the dialogue with the teaching practice itself, I found blocks that prevented a performance and an understanding of musical content. For these reasons, this research has as inspiration the understanding of subjects within teaching and learning practices music, in addition to seeking a methodology that enhances the performance and understanding of children within this process of learning and developing the instrument. Being thus, the research question is consolidated in how the relations between subjects are approached and how children understand the teaching practice and the teaching process in which they are involved. In this sense, the search for affective and meaningful practices were extremely important for conducting this work, as well as for teaching the instrument. In addition, methodological procedures such as creative practices and technical resources were also raised, discussed and given new meaning by the children. But the centrality of this work lies in the use, by the children participating in this research, of the diary of field to capture, understand and analyze the productions of this group dedicated to learn the musical instrument, which in this case is the piano.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Galvão, Daisy Alves Fragoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Fernanda Dias de Moraes [UNESP]2023-01-12T14:02:28Z2023-01-12T14:02:28Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:19:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:48:54.848969Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças
“Pre, prum, pra”: the pedagogical narrative of the piano through the eyes of children
title “Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças
spellingShingle “Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças
Ferreira, Fernanda Dias de Moraes [UNESP]
Música - Instrução e estudo
Piano - Instrução e estudo
Música e crianças
title_short “Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças
title_full “Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças
title_fullStr “Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças
title_full_unstemmed “Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças
title_sort “Pré, prum, pra”: a narrativa pedagógica do piano pelo olhar das crianças
author Ferreira, Fernanda Dias de Moraes [UNESP]
author_facet Ferreira, Fernanda Dias de Moraes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galvão, Daisy Alves Fragoso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fernanda Dias de Moraes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Piano - Instrução e estudo
Música e crianças
topic Música - Instrução e estudo
Piano - Instrução e estudo
Música e crianças
description A partir do diálogo com a própria prática docente, encontrei bloqueios que impediam um desempenho e uma compreensão do conteúdo musical. Por essas razões, essa pesquisa tem como inspiração a compreensão dos sujeitos dentro de práticas de ensino e de aprendizagem musical, além de buscar uma metodologia que potencializa a atuação e compreensão das crianças dentro desse processo de aprendizagem e desenvolvimento do instrumento. Sendo assim, a questão de pesquisa está consolidada em como são abordadas as relações entre os sujeitos e como as crianças entendem a prática docente e o processo de ensino no qual estão envolvidas. Neste sentido, a busca de práticas afetivas e significativas foram de extrema importância para a condução deste trabalho, assim como para o ensino do instrumento. Além disso, procedimentos metodológicos tais quais práticas criativas e recursos técnicos também foram levantados, discutidos e ressignificados pelas crianças. Mas a centralidade deste trabalho está na utilização, por parte das crianças participantes desta pesquisa, do diário de campo para captar, compreender e analisar as produções desse grupo que se dedicava a aprender o instrumento musical, que nesse caso é o piano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05
2023-01-12T14:02:28Z
2023-01-12T14:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238687
url http://hdl.handle.net/11449/238687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129251256303616