Memórias, sensibilidade e saberes: um percurso para a criação de diálogos entre os cursos de dança da Fundação das Artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniella Rocco da [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/218011
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a Fundação das Artes de São Caetano do Sul – FASCS em seu contexto histórico, neste caso, inseparável das políticas e ações culturais (NETTO, 2008) que se concretizam nos cursos oferecidos e nos grupos artísticos fomentados, especificamente da Escola de Dança, refletindo o que existe de potente na arte gestada nesse espaço. Recorro à narrativa em primeira pessoa porque estou há trinta e cinco anos na instituição e, por isso, uso minha história e memórias afetivas para contar outras histórias. (CANDININ; CLONNELY, 2011). Trata-se de estudo empírico, que busca um mergulho na profundidade e especificidade dos dados para refletir com e sobre eles, remetendo-se a uma abordagem qualitativa (SEVERINO, 2008). Para tanto, investigo documentos sobre esse processo histórico e, por meio da netnografia (CORRÊA; ROZADOS, 2017), realizo coleta de depoimentos de pessoas que habitaram e habitam esse espaço, a fim de trazer as vozes desses momentos guardados na memória. Não me furto de voltar no tempo e lançar-me adiante, para traçar uma rede de acontecimentos que se articulam, desembocando na criação do Curso Técnico em Dança: intérprete-criador – CTDIC, da FASCS, com a possibilidade de diálogos com o curso livre da mesma instituição. Transito pelas ideias e ideais de teóricos como Ulpiano Meneses (1992) e Michael Pollack (1989), necessários para compreender as memórias que habitam a narrativa e suas interpretações. Trago, do início ao fim do percurso narrativo, Jorge Larrosa Bondía (2004, 2018) e suas percepções sobre o sujeito da experiência e a própria experiência, inconsciente, que apenas se torna possível pelas disponibilidades do ser; e Kathya Godoy (2013, 2020) ao contribuir por meio dos conceitos de sujeito da experiência em dança, (in)corporação de saberes em dança e conhecimento sensível que potencializam o discurso de Larrosa. Donald Schön (1992, 2000) que propõe o practicum reflexivo, conceito significativo para as práticas pedagógicas nas quais estou inserida. Por fim, os estudos de Klauss Vianna (2005), que subsidiaram caminhos para o curso de dança da Fundação das Artes.
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Trata-se de estudo empírico, que busca um mergulho na profundidade e especificidade dos dados para refletir com e sobre eles, remetendo-se a uma abordagem qualitativa (SEVERINO, 2008). Para tanto, investigo documentos sobre esse processo histórico e, por meio da netnografia (CORRÊA; ROZADOS, 2017), realizo coleta de depoimentos de pessoas que habitaram e habitam esse espaço, a fim de trazer as vozes desses momentos guardados na memória. Não me furto de voltar no tempo e lançar-me adiante, para traçar uma rede de acontecimentos que se articulam, desembocando na criação do Curso Técnico em Dança: intérprete-criador – CTDIC, da FASCS, com a possibilidade de diálogos com o curso livre da mesma instituição. Transito pelas ideias e ideais de teóricos como Ulpiano Meneses (1992) e Michael Pollack (1989), necessários para compreender as memórias que habitam a narrativa e suas interpretações. Trago, do início ao fim do percurso narrativo, Jorge Larrosa Bondía (2004, 2018) e suas percepções sobre o sujeito da experiência e a própria experiência, inconsciente, que apenas se torna possível pelas disponibilidades do ser; e Kathya Godoy (2013, 2020) ao contribuir por meio dos conceitos de sujeito da experiência em dança, (in)corporação de saberes em dança e conhecimento sensível que potencializam o discurso de Larrosa. Donald Schön (1992, 2000) que propõe o practicum reflexivo, conceito significativo para as práticas pedagógicas nas quais estou inserida. Por fim, os estudos de Klauss Vianna (2005), que subsidiaram caminhos para o curso de dança da Fundação das Artes.This research aims to present the Fundação das Artes de São Caetano do Sul – FASCS in its historical context, in this case, inseparable from the policies and cultural actions (NETTO, 2008) that come true in the courses offered and in the artistic groups fomented, specifically from the School of Dance, reflecting what is powerful in the art managed in this space. I resort to first-person narrative because I have been at the institution for thirty-five years and, therefore, I use my history and affective memories to tell other stories. (CANDININ; CLONNELY, 2011). This is an empirical study, that looks for a dive into the deep and specificity of the data to reflect with and on them, referring to a qualitative approach (SEVERINO, 2008). To do so, I investigate documents about this historical process and, through netnography (CORRÊA; ROZADOS, 2017), I collect testimonies from people who inhabited and inhabit this space, in order to bring the voices of these moments kept in memory. I do not shy away from going back in time and moving forward, to trace a network of events that are articulated, leading to the creation of the Technical Course in Dance: Interpreter-Creator - CTDIC, from FASCS, with the possibility of dialogues with the free course from the same institution. I transit throught ideas and ideals of theorists such as Ulpiano Meneses (1992) and Michael Pollack (1989), necessary to understand the memories that inhabit the narrative and its interpretations. I bring, from the beginning to the end of the narrative journey, Jorge Larrosa Bondía (2004, 2018) and his perceptions about the individual of experience and the experience itself, unconscious, which is only possible by the availability of the individual; and Kathya Godoy (2013, 2020) by contributing through the concepts of the individual of dance experience, (in)corporation of knowledge in dance and sensitive knowledge that enhance Larrosa's discourse. Donald Schön (1992, 2000) who proposes the reflective practicum, a significant concept for the pedagogical practices in which I am inserted. Finally, the studies by Klauss Vianna (2005), which subsidized paths for the dance course at Fundação das Artes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Daniella Rocco da [UNESP]2022-04-26T13:56:38Z2022-04-26T13:56:38Z2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21801133004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-16T06:18:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/218011Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:28:11.922929Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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