Quem canta, seus males espanta!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago Amorim da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Parras, Andrea Alves [UNESP], Ferreira, Andressa Rossi [UNESP], Vilella, Fernanda Manuele da Silva [UNESP], Ramires, Guilherme Andre Del’Arco [UNESP], da Silva, Naiara Montes [UNESP], Botacin, Paulo Roberto [UNESP], Binhardi, Tiago Della Rovere [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/608
http://hdl.handle.net/11449/143173
Resumo: Introdução: A educação relativa à saúde bucal é de responsabilidade dos profissionais da odontologia, assim como dos cursos que os formam, devendo fazer parte dos projetos de Extensão Universitária, sendo de extrema importância para mudar algumas atitudes com relação às doenças. Mais importante ainda quando se tenta mudar, a tradicional busca por ações curativas, por ações preventivas e de promoção de saúde. Buscar formas pra facilitar esta aprendizagem também cabe a estes profissionais. Os menores atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município de Araçatuba-SP foram precocemente levados a trabalhos perigosos, insalubres, degradantes e até a prostituição. O canto, quando usado dentro de um processo terapêutico, é coadjuvante em tratamentos de transtornos de ansiedade, problemas respiratórios (asma, bronquite, enfisema pulmonar), síndrome do pânico e fobias, quadros depressivos, timidez, baixa auto-estima, problemas de comunicação/linguagem, problemas com autocontrole e autoconfiança, entre outros. Cantar ajuda a reencontrar o caminho e vencer obstáculos. Para quem teve uma história de abuso, o simples ato de abrir a boca pode ser constrangedor e muito estressante. Objetivos: Produzir paródias musicais com temas relativos a prevenção em odontologia e desenvolver um processo facilitador da promoção da saúde bucal dos menores atendidos pelo PETI-Araçatuba. Métodos: Acadêmicos (bolsistas e voluntários) e docentes da UNESP-Araçatuba, produziram músicas cujas letras abordam  a prevenção em odontologia. Estas músicas foram tocadas e cantadas junto com os menores do PETI, não se impôs uma rigidez da leitura e escrita musical, não se exigia que estivessem familiarizados com instrumentos musicais, nem soubessem tocá-los. Várias vezes o instrumento não era manipulado do modo convencional. Resultados: Pôde-se vivenciar a veracidade da afirmação quem canta, seus males espanta. Bastava cantar um pouco e todos melhoravam sua postura/ saúde física e emocional. Venceram o medo de abrir a boca, do julgamento sobre como cantavam ou sobre seu timbre de voz. Aprenderam, com facilidade, conceitos preventivos inclusos nas letras das músicas. Os menores melhoraram o relacionamento com acadêmicos e docentes do projeto. O ato de abrir a boca para cantar, escovarem os dentes ou terem sua boca examinada tornou-se menos estressante. Venceram o silêncio.
id UNSP_e66108b2151e4f6571d7988f55968033
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143173
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Quem canta, seus males espanta!HumanasDireitos humanosIntrodução: A educação relativa à saúde bucal é de responsabilidade dos profissionais da odontologia, assim como dos cursos que os formam, devendo fazer parte dos projetos de Extensão Universitária, sendo de extrema importância para mudar algumas atitudes com relação às doenças. Mais importante ainda quando se tenta mudar, a tradicional busca por ações curativas, por ações preventivas e de promoção de saúde. Buscar formas pra facilitar esta aprendizagem também cabe a estes profissionais. Os menores atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município de Araçatuba-SP foram precocemente levados a trabalhos perigosos, insalubres, degradantes e até a prostituição. O canto, quando usado dentro de um processo terapêutico, é coadjuvante em tratamentos de transtornos de ansiedade, problemas respiratórios (asma, bronquite, enfisema pulmonar), síndrome do pânico e fobias, quadros depressivos, timidez, baixa auto-estima, problemas de comunicação/linguagem, problemas com autocontrole e autoconfiança, entre outros. Cantar ajuda a reencontrar o caminho e vencer obstáculos. Para quem teve uma história de abuso, o simples ato de abrir a boca pode ser constrangedor e muito estressante. Objetivos: Produzir paródias musicais com temas relativos a prevenção em odontologia e desenvolver um processo facilitador da promoção da saúde bucal dos menores atendidos pelo PETI-Araçatuba. Métodos: Acadêmicos (bolsistas e voluntários) e docentes da UNESP-Araçatuba, produziram músicas cujas letras abordam  a prevenção em odontologia. Estas músicas foram tocadas e cantadas junto com os menores do PETI, não se impôs uma rigidez da leitura e escrita musical, não se exigia que estivessem familiarizados com instrumentos musicais, nem soubessem tocá-los. Várias vezes o instrumento não era manipulado do modo convencional. Resultados: Pôde-se vivenciar a veracidade da afirmação quem canta, seus males espanta. Bastava cantar um pouco e todos melhoravam sua postura/ saúde física e emocional. Venceram o medo de abrir a boca, do julgamento sobre como cantavam ou sobre seu timbre de voz. Aprenderam, com facilidade, conceitos preventivos inclusos nas letras das músicas. Os menores melhoraram o relacionamento com acadêmicos e docentes do projeto. O ato de abrir a boca para cantar, escovarem os dentes ou terem sua boca examinada tornou-se menos estressante. Venceram o silêncio.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Básicas, Faculdade de Odontologia (FOA), AraçatubaUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Básicas, Faculdade de Odontologia (FOA), AraçatubaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Tiago Amorim da [UNESP]Parras, Andrea Alves [UNESP]Ferreira, Andressa Rossi [UNESP]Vilella, Fernanda Manuele da Silva [UNESP]Ramires, Guilherme Andre Del’Arco [UNESP]da Silva, Naiara Montes [UNESP]Botacin, Paulo Roberto [UNESP]Binhardi, Tiago Della Rovere [UNESP]2016-08-24T12:43:42Z2016-08-24T12:43:42Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject30application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/608Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 30, 2011.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143173ISSN1679-4605-2011-07-03-30.pdf82928947487458740000-0003-2787-6160PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:20:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143173Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:41:49.313110Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem canta, seus males espanta!
title Quem canta, seus males espanta!
spellingShingle Quem canta, seus males espanta!
Silva, Tiago Amorim da [UNESP]
Humanas
Direitos humanos
title_short Quem canta, seus males espanta!
title_full Quem canta, seus males espanta!
title_fullStr Quem canta, seus males espanta!
title_full_unstemmed Quem canta, seus males espanta!
title_sort Quem canta, seus males espanta!
author Silva, Tiago Amorim da [UNESP]
author_facet Silva, Tiago Amorim da [UNESP]
Parras, Andrea Alves [UNESP]
Ferreira, Andressa Rossi [UNESP]
Vilella, Fernanda Manuele da Silva [UNESP]
Ramires, Guilherme Andre Del’Arco [UNESP]
da Silva, Naiara Montes [UNESP]
Botacin, Paulo Roberto [UNESP]
Binhardi, Tiago Della Rovere [UNESP]
author_role author
author2 Parras, Andrea Alves [UNESP]
Ferreira, Andressa Rossi [UNESP]
Vilella, Fernanda Manuele da Silva [UNESP]
Ramires, Guilherme Andre Del’Arco [UNESP]
da Silva, Naiara Montes [UNESP]
Botacin, Paulo Roberto [UNESP]
Binhardi, Tiago Della Rovere [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tiago Amorim da [UNESP]
Parras, Andrea Alves [UNESP]
Ferreira, Andressa Rossi [UNESP]
Vilella, Fernanda Manuele da Silva [UNESP]
Ramires, Guilherme Andre Del’Arco [UNESP]
da Silva, Naiara Montes [UNESP]
Botacin, Paulo Roberto [UNESP]
Binhardi, Tiago Della Rovere [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanas
Direitos humanos
topic Humanas
Direitos humanos
description Introdução: A educação relativa à saúde bucal é de responsabilidade dos profissionais da odontologia, assim como dos cursos que os formam, devendo fazer parte dos projetos de Extensão Universitária, sendo de extrema importância para mudar algumas atitudes com relação às doenças. Mais importante ainda quando se tenta mudar, a tradicional busca por ações curativas, por ações preventivas e de promoção de saúde. Buscar formas pra facilitar esta aprendizagem também cabe a estes profissionais. Os menores atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município de Araçatuba-SP foram precocemente levados a trabalhos perigosos, insalubres, degradantes e até a prostituição. O canto, quando usado dentro de um processo terapêutico, é coadjuvante em tratamentos de transtornos de ansiedade, problemas respiratórios (asma, bronquite, enfisema pulmonar), síndrome do pânico e fobias, quadros depressivos, timidez, baixa auto-estima, problemas de comunicação/linguagem, problemas com autocontrole e autoconfiança, entre outros. Cantar ajuda a reencontrar o caminho e vencer obstáculos. Para quem teve uma história de abuso, o simples ato de abrir a boca pode ser constrangedor e muito estressante. Objetivos: Produzir paródias musicais com temas relativos a prevenção em odontologia e desenvolver um processo facilitador da promoção da saúde bucal dos menores atendidos pelo PETI-Araçatuba. Métodos: Acadêmicos (bolsistas e voluntários) e docentes da UNESP-Araçatuba, produziram músicas cujas letras abordam  a prevenção em odontologia. Estas músicas foram tocadas e cantadas junto com os menores do PETI, não se impôs uma rigidez da leitura e escrita musical, não se exigia que estivessem familiarizados com instrumentos musicais, nem soubessem tocá-los. Várias vezes o instrumento não era manipulado do modo convencional. Resultados: Pôde-se vivenciar a veracidade da afirmação quem canta, seus males espanta. Bastava cantar um pouco e todos melhoravam sua postura/ saúde física e emocional. Venceram o medo de abrir a boca, do julgamento sobre como cantavam ou sobre seu timbre de voz. Aprenderam, com facilidade, conceitos preventivos inclusos nas letras das músicas. Os menores melhoraram o relacionamento com acadêmicos e docentes do projeto. O ato de abrir a boca para cantar, escovarem os dentes ou terem sua boca examinada tornou-se menos estressante. Venceram o silêncio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-08-24T12:43:42Z
2016-08-24T12:43:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/608
Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 30, 2011.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143173
ISSN1679-4605-2011-07-03-30.pdf
8292894748745874
0000-0003-2787-6160
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/608
http://hdl.handle.net/11449/143173
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 30, 2011.
1679-4605
ISSN1679-4605-2011-07-03-30.pdf
8292894748745874
0000-0003-2787-6160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129235397640192