Criando condições para minimizar o insucesso escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ06.htm http://hdl.handle.net/11449/148425 |
Resumo: | Introdução: O trabalho focalizou a quinta série de quatro escolas públicas do município de Assis (SP). Sabe-se que é nessa série que, historicamente, ocorrem elevados índices de repetência e evasão. Problemas afetivo-relacionais, de caráter cognitivo e estruturais concorrem para a manutenção desse estado de coisas. Objetivo: Primeiramente, buscou-se verificar, do ponto de vista do aluno, quais eram os fatores que provocavam o seu baixo rendimento escolar, com vistas a organizá-los de modo sistemático. Feito isto, gerou-se uma das possíveis condições para minimizar o insucesso, ou seja, informar, por meio de um relatório não técnico ao Diretor Regional de ensino de Assis e região o resultado do trabalho realizado. Métodos: Professores das quatro escolas em questão identificaram cinco alunos, por classe, que estavam apresentando baixo rendimento escolar na sua disciplina. Com isto, de um total de 505 alunos, houve 52 nomes indicados mais de uma vez e trabalhou-se efetivamente com 49 alunos. Destes, 38 eram do sexo masculino e 11 eram do sexo feminino, com idade variando entre 11 e 14 anos, aproximadamente. Esses alunos foram entrevistados, individualmente, e os dados, registrados literalmente, foram posteriormente submetidos a uma análise de conteúdo. Resultados: Surgiram 23 fatores causais, que foram organizados em oito categorias, a saber: disciplina (e.g.: fazer bagunça, manter conversas paralelas) motivação (e.g.: não prestar atenção às aulas, não ter vontade de estudar e aprender), cognição (e.g..: não conseguir aprender, ter dificuldade para entender a solicitação do professor), interação com o professor (e.g.: ter aversão ao professor, professor tratar mal o aluno), didática (e.g: professor não explicar bem, falta de paciência do professor para explicar), família (e.g.: família morar muito longe da escola, irmã estragar os trabalhos do aluno), saúde física (e.g.: não enxergar o que está escrito na lousa, possuir problema físico que dificulta a verbalização oral) e personalidade (e.g.: timidez, esquecimento por nervosismo). As categorias que agruparam maior número de fatores causais foram: motivação (37%), cognição (18,5%) e disciplina (16,5%), o que significa que o aluno percebeu-se como o principal responsável por seu baixo rendimento nas 5ªs séries estudadas. Esses dados, como já foi dito, deram origem ao relatório que foi entregue ao Diretor Regional de Ensino de Assis e Região e esta foi a primeira condição visualizada para minimizar o insucesso desses alunos. O trabalho está em andamento e outras condições deverão ser divisadas. |
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