O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Guilherme Vitor de [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155360
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-04-25/000882236.pdf
Resumo: The world is increasingly integrated and more competitive, organizations need to look for ways to stay competitive and reduce costs along with the best quality in services is essential. Logistics has a considerable participation in the structure of costs of the companies, mainly the cost with the transport, which increases the importance of studying the best way to do the movement of charges. The transport network is more and more complex and the choice of which modal to use is not a trivial process, intermodality and multimodality are present and are alternatives to be able to optimize freight cost in Brazil. The trend towards the use of multimodality is noted all over the world, because with it is possible to combine the advantages of each modal and to improve the logistic efficiency of the transport. The objective of this work is to present an overview of Brazilian freight transport, the structure of each modal, its perspective of growth, the distribution of freight transportation and the cost of each one
id UNSP_e6fec915da96870cd980b7eb833e38d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155360
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custosTransporte de mercadoriasTransporte ferroviarioTransporte rodoviário de cargaTransporte hidroviarioShipment of goodsThe world is increasingly integrated and more competitive, organizations need to look for ways to stay competitive and reduce costs along with the best quality in services is essential. Logistics has a considerable participation in the structure of costs of the companies, mainly the cost with the transport, which increases the importance of studying the best way to do the movement of charges. The transport network is more and more complex and the choice of which modal to use is not a trivial process, intermodality and multimodality are present and are alternatives to be able to optimize freight cost in Brazil. The trend towards the use of multimodality is noted all over the world, because with it is possible to combine the advantages of each modal and to improve the logistic efficiency of the transport. The objective of this work is to present an overview of Brazilian freight transport, the structure of each modal, its perspective of growth, the distribution of freight transportation and the cost of each oneO mundo está cada vez mais integrado e competitivo, as organizações precisam buscar maneiras de se manterem competitivas e a redução de custos junto com a melhoria dos serviços é essencial. A logística possui uma participação considerável na estrutura de custos das empresas, principalmente o custo com o transporte, isso aumenta a importância de se estudar a melhor maneira de realizar a movimentação de cargas. A malha de transportes está cada vez mais complexa e a escolha de qual modal utilizar não é um processo trivial, a intermodalidade e a multimodalidade estão presentes e são alternativas para se conseguir otimizar o custo com frete no Brasil. A tendência pelo uso da multimodalidade é observada no mundo inteiro, pois com ela é possível juntar os pontos positivos de cada modal e melhorar a eficiência logística do transporte. O objetivo do trabalho é de apresentar uma visão geral sobre o transporte de cargas brasileiro, qual a estrutura de cada modal, sua perspectiva de crescimento, qual a distribuição do transporte de cargas e o custo de cada umUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marins, Fernando Augusto Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Guilherme Vitor de [UNESP]2018-08-30T18:21:20Z2018-08-30T18:21:20Z2016-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfPAULA, Guilherme Vitor de. O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos. 2016. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155360000882236http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-04-25/000882236.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:51:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155360Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:37:58.338337Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos
title O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos
spellingShingle O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos
Paula, Guilherme Vitor de [UNESP]
Transporte de mercadorias
Transporte ferroviario
Transporte rodoviário de carga
Transporte hidroviario
Shipment of goods
title_short O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos
title_full O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos
title_fullStr O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos
title_full_unstemmed O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos
title_sort O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos
author Paula, Guilherme Vitor de [UNESP]
author_facet Paula, Guilherme Vitor de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marins, Fernando Augusto Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Guilherme Vitor de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte de mercadorias
Transporte ferroviario
Transporte rodoviário de carga
Transporte hidroviario
Shipment of goods
topic Transporte de mercadorias
Transporte ferroviario
Transporte rodoviário de carga
Transporte hidroviario
Shipment of goods
description The world is increasingly integrated and more competitive, organizations need to look for ways to stay competitive and reduce costs along with the best quality in services is essential. Logistics has a considerable participation in the structure of costs of the companies, mainly the cost with the transport, which increases the importance of studying the best way to do the movement of charges. The transport network is more and more complex and the choice of which modal to use is not a trivial process, intermodality and multimodality are present and are alternatives to be able to optimize freight cost in Brazil. The trend towards the use of multimodality is noted all over the world, because with it is possible to combine the advantages of each modal and to improve the logistic efficiency of the transport. The objective of this work is to present an overview of Brazilian freight transport, the structure of each modal, its perspective of growth, the distribution of freight transportation and the cost of each one
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
2018-08-30T18:21:20Z
2018-08-30T18:21:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Guilherme Vitor de. O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos. 2016. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155360
000882236
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-04-25/000882236.pdf
identifier_str_mv PAULA, Guilherme Vitor de. O Transporte de cargas no Brasil: um comparativo entre os modais e as suas estruturas de custos. 2016. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2016.
000882236
url http://hdl.handle.net/11449/155360
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-04-25/000882236.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128542137909248