História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thiago Tavares de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95677
Resumo: Ao tratar da história da Geografia enquanto disciplina escolar, tanto no que tange as determinações políticas e teóricas do currículo formal quanto dos fatores cotidianos, que e produzem a cultura escolar, aqui entendida conforme Vidal(2005), e a dinâmica do currículo real e oculto, desenvolvemos a presente pesquisa. Nosso objetivo foi o de contribuir para o estudo da historia das disciplinas escolares, no contexto do ensino da Geografia. No âmbito da metodologia, empregamos a pesquisa documental e a metodologia da história oral. A pesquisa bibliográfica e documental abrangeu a analise da produção acadêmica que trata da história da Geografia Escolar, da história do ensino no Brasil e no Estado de São Paulo e documentos oficiais, em especial aqueles que prescrevem orientação pedagógica e de conteúdo curricular, como orientações curriculares oficiais e prescrições metodológicas de ensino, como as Guias Curriculares Propostos para as Matérias do núcleo comum do Ensino do 1º Grau (1973), a Proposta Curricular para o ensino de Geografia-primeiro Grau(1991) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(1997). Com isso, e a partir de Goodson (1998), estabelecemos uma periodização em quatro estágios do ensino de Geografia no Brasil para o período de 1549 a 2009. Caracterizamos cada período apontando as tendências de cada um, em especial para o quarto estágio (1960-2009). Este, com maior relevância para nosso trabalho, abrange significativas mudanças no ensino de Geografia das últimas décadas da historia. Para a analise de quatro estágios do ensino de Geografia no Brasil realizamos uma pesquisa empírica com a produção de dados de relato oral, com o emprego da metodologia da historia oral, mais especificamente a linha Temática Hibrida. Nossa opção metodológica se justifica na medida em que nos...
id UNSP_e762d77deb94d5c0c94f4bb0d180382c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95677
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbridaCarvalho, Maria Eliza Cazzonato - Educação - EntrevistasGeografia - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEducação – História – BrasilGeography - Study and teachingAo tratar da história da Geografia enquanto disciplina escolar, tanto no que tange as determinações políticas e teóricas do currículo formal quanto dos fatores cotidianos, que e produzem a cultura escolar, aqui entendida conforme Vidal(2005), e a dinâmica do currículo real e oculto, desenvolvemos a presente pesquisa. Nosso objetivo foi o de contribuir para o estudo da historia das disciplinas escolares, no contexto do ensino da Geografia. No âmbito da metodologia, empregamos a pesquisa documental e a metodologia da história oral. A pesquisa bibliográfica e documental abrangeu a analise da produção acadêmica que trata da história da Geografia Escolar, da história do ensino no Brasil e no Estado de São Paulo e documentos oficiais, em especial aqueles que prescrevem orientação pedagógica e de conteúdo curricular, como orientações curriculares oficiais e prescrições metodológicas de ensino, como as Guias Curriculares Propostos para as Matérias do núcleo comum do Ensino do 1º Grau (1973), a Proposta Curricular para o ensino de Geografia-primeiro Grau(1991) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(1997). Com isso, e a partir de Goodson (1998), estabelecemos uma periodização em quatro estágios do ensino de Geografia no Brasil para o período de 1549 a 2009. Caracterizamos cada período apontando as tendências de cada um, em especial para o quarto estágio (1960-2009). Este, com maior relevância para nosso trabalho, abrange significativas mudanças no ensino de Geografia das últimas décadas da historia. Para a analise de quatro estágios do ensino de Geografia no Brasil realizamos uma pesquisa empírica com a produção de dados de relato oral, com o emprego da metodologia da historia oral, mais especificamente a linha Temática Hibrida. Nossa opção metodológica se justifica na medida em que nos...When talking about the history of Geography as a educational discipline, both in terms of political and theoretical determinations of formal curriculum and daily factors which produce the school culture, herein understood according to Vidal(2005), and the dynamics of occult and real curriculum, we developed this research. Our aim was to contribute to the history study of school disciplines in the Geography teaching context. As the methodology scope we applied the documental research and the oral history methodology. The bibliographic and documental research included the academic production analysis which deals with the Educational Geography history, the teaching history in Brazil and in the State of São Paulo and official documents, in special those which prescribe pedagogical orientation and curricular content, as official curricular orientations and methodological prescriptions of teaching, such as Proposed Curricular Guides to the Subjects of Teaching common nucleus of 1º Grade (1973), the Curricular Proposal to the teaching of Geography – elementary school (1991) and the National Curricular Parameters (1997). Thus, and starting from Goodson (1998), we established periods in four stages in Geography teaching in Brazil from 1549 to 2009. We characterized each period pointing out the tendencies to each one, in special the fourth stage (1960-2009). This one with a bigger relevance to our study covers important changes in Geography teaching of the last decades of history. To the analysis of four stages of Geography teaching in Brazil we performed an empiric research producing oral report data, applying the oral history methodology, more specifically the Hybrid Theme line. Our methodological option is justified according as the proposal of discussing the phenomenon of Geography teaching starting from the memory registry... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pezzato, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Thiago Tavares de [UNESP]2014-06-11T19:27:52Z2014-06-11T19:27:52Z2011-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 f. : il., mapas, fots. + 1 CD-ROMapplication/pdfSOUZA, Thiago Tavares de. História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida. 2011. 139 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/95677000695516souza_tt_me_rcla.pdf33004137004P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:03:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95677Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:45:15.299258Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida
title História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida
spellingShingle História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida
Souza, Thiago Tavares de [UNESP]
Carvalho, Maria Eliza Cazzonato - Educação - Entrevistas
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educação – História – Brasil
Geography - Study and teaching
title_short História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida
title_full História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida
title_fullStr História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida
title_full_unstemmed História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida
title_sort História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida
author Souza, Thiago Tavares de [UNESP]
author_facet Souza, Thiago Tavares de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pezzato, João Pedro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thiago Tavares de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Carvalho, Maria Eliza Cazzonato - Educação - Entrevistas
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educação – História – Brasil
Geography - Study and teaching
topic Carvalho, Maria Eliza Cazzonato - Educação - Entrevistas
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educação – História – Brasil
Geography - Study and teaching
description Ao tratar da história da Geografia enquanto disciplina escolar, tanto no que tange as determinações políticas e teóricas do currículo formal quanto dos fatores cotidianos, que e produzem a cultura escolar, aqui entendida conforme Vidal(2005), e a dinâmica do currículo real e oculto, desenvolvemos a presente pesquisa. Nosso objetivo foi o de contribuir para o estudo da historia das disciplinas escolares, no contexto do ensino da Geografia. No âmbito da metodologia, empregamos a pesquisa documental e a metodologia da história oral. A pesquisa bibliográfica e documental abrangeu a analise da produção acadêmica que trata da história da Geografia Escolar, da história do ensino no Brasil e no Estado de São Paulo e documentos oficiais, em especial aqueles que prescrevem orientação pedagógica e de conteúdo curricular, como orientações curriculares oficiais e prescrições metodológicas de ensino, como as Guias Curriculares Propostos para as Matérias do núcleo comum do Ensino do 1º Grau (1973), a Proposta Curricular para o ensino de Geografia-primeiro Grau(1991) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(1997). Com isso, e a partir de Goodson (1998), estabelecemos uma periodização em quatro estágios do ensino de Geografia no Brasil para o período de 1549 a 2009. Caracterizamos cada período apontando as tendências de cada um, em especial para o quarto estágio (1960-2009). Este, com maior relevância para nosso trabalho, abrange significativas mudanças no ensino de Geografia das últimas décadas da historia. Para a analise de quatro estágios do ensino de Geografia no Brasil realizamos uma pesquisa empírica com a produção de dados de relato oral, com o emprego da metodologia da historia oral, mais especificamente a linha Temática Hibrida. Nossa opção metodológica se justifica na medida em que nos...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-07
2014-06-11T19:27:52Z
2014-06-11T19:27:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Thiago Tavares de. História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida. 2011. 139 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/95677
000695516
souza_tt_me_rcla.pdf
33004137004P0
identifier_str_mv SOUZA, Thiago Tavares de. História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida. 2011. 139 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
000695516
souza_tt_me_rcla.pdf
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/95677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139 f. : il., mapas, fots. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128271243542528