Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Amaral, Amanda Corrêa do [UNESP], Oliveira, Andrea Batista [UNESP], Sampaio, Maria Nobre [UNESP], Fusco, Natália [UNESP], Cervera-Mérida, José Francisco, Ygual-Fernández, Amparo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300008
http://hdl.handle.net/11449/10724
Resumo: OBJETIVOS: Caracterizar, comparar e classificar o desempenho de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público segundo a semiologia dos erros. MÉTODOS: Participaram deste estudo 120 escolares do 2º ao 5º ano de escola pública municipal de Marília-SP, sendo 30 de cada série, divididos em quatro grupos: GI (2º ano); GII (3º ano); GIII (4º ano); e GIV (5º ano). Como procedimento foram aplicadas as provas do Pro-Ortografia: versão coletiva (escrita de letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras, escrita temática induzida por figura) e versão individual (ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado, memória lexical ortográfica). RESULTADOS: Houve diferença na comparação intergrupos, indicando melhor desempenho dos escolares a cada série subsequente, na maior parte das provas da versão coletiva e individual. Com o avanço da seriação escolar, os grupos apresentaram menor média de erros na escrita. CONCLUSÃO: O perfil de aquisição da ortografia do sistema de escrita do Português observado em escolares do ensino público é indicativo do funcionamento normal de desenvolvimento da escrita infantil.
id UNSP_e7b7d45fc7b83bd9045c104e75139980
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10724
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino públicoSpelling performance of 2nd to 5th grade students from public schoolAvaliaçãoEscrita manualAprendizagemEducaçãoEscolaridadeEvaluationHandwritingLearningEducationEducational statusOBJETIVOS: Caracterizar, comparar e classificar o desempenho de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público segundo a semiologia dos erros. MÉTODOS: Participaram deste estudo 120 escolares do 2º ao 5º ano de escola pública municipal de Marília-SP, sendo 30 de cada série, divididos em quatro grupos: GI (2º ano); GII (3º ano); GIII (4º ano); e GIV (5º ano). Como procedimento foram aplicadas as provas do Pro-Ortografia: versão coletiva (escrita de letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras, escrita temática induzida por figura) e versão individual (ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado, memória lexical ortográfica). RESULTADOS: Houve diferença na comparação intergrupos, indicando melhor desempenho dos escolares a cada série subsequente, na maior parte das provas da versão coletiva e individual. Com o avanço da seriação escolar, os grupos apresentaram menor média de erros na escrita. CONCLUSÃO: O perfil de aquisição da ortografia do sistema de escrita do Português observado em escolares do ensino público é indicativo do funcionamento normal de desenvolvimento da escrita infantil.PURPOSE: To characterize, compare and classify the performance of 2nd to 5th grade students from public schools according to the semiology of spelling errors. METHODS: Participants were 120 students from 2nd to 5th grades of a public school in Marília (SP), Brazil, 30 students from each grade, who were divided into four groups: GI (2nd grade), GII (3rd grade), GIII (4th grade), and GIV (5th grade). The tasks of the Pro-Ortografia test were applied: collective version (writing of alphabet letters, randomized dictation of letters, words dictation, nonwords dictation, dictation with pictures, thematic writing induced by picture) and individual version (dictation of sentences, purposeful error, spelled dictation, orthographic lexical memory). RESULTS: Significant difference was found in the between-group comparison indicating better performance of students in every subsequent grade in most of the individual and collective version tasks. With the increase of grade level, the groups decreased the average of writing errors. CONCLUSION: The profile of spelling acquisition of the Portuguese writing system found in these public school students indicates normal writing development in this population.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidad Catolica de ValênciaUniversitat de ValènciaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidad Catolica de ValênciaUniversitat de ValènciaCapellini, Simone Aparecida [UNESP]Amaral, Amanda Corrêa do [UNESP]Oliveira, Andrea Batista [UNESP]Sampaio, Maria Nobre [UNESP]Fusco, Natália [UNESP]Cervera-Mérida, José FranciscoYgual-Fernández, Amparo2014-05-20T13:31:30Z2014-05-20T13:31:30Z2011-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article227-236application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300008Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 3, p. 227-236, 2011.2179-6491http://hdl.handle.net/11449/1072410.1590/S2179-64912011000300008S2179-64912011000300008S2179-64912011000300008.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10724Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público
Spelling performance of 2nd to 5th grade students from public school
title Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público
spellingShingle Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Avaliação
Escrita manual
Aprendizagem
Educação
Escolaridade
Evaluation
Handwriting
Learning
Education
Educational status
title_short Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público
title_full Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público
title_fullStr Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público
title_full_unstemmed Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público
title_sort Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público
author Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_facet Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Amaral, Amanda Corrêa do [UNESP]
Oliveira, Andrea Batista [UNESP]
Sampaio, Maria Nobre [UNESP]
Fusco, Natália [UNESP]
Cervera-Mérida, José Francisco
Ygual-Fernández, Amparo
author_role author
author2 Amaral, Amanda Corrêa do [UNESP]
Oliveira, Andrea Batista [UNESP]
Sampaio, Maria Nobre [UNESP]
Fusco, Natália [UNESP]
Cervera-Mérida, José Francisco
Ygual-Fernández, Amparo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidad Catolica de Valência
Universitat de València
dc.contributor.author.fl_str_mv Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Amaral, Amanda Corrêa do [UNESP]
Oliveira, Andrea Batista [UNESP]
Sampaio, Maria Nobre [UNESP]
Fusco, Natália [UNESP]
Cervera-Mérida, José Francisco
Ygual-Fernández, Amparo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Escrita manual
Aprendizagem
Educação
Escolaridade
Evaluation
Handwriting
Learning
Education
Educational status
topic Avaliação
Escrita manual
Aprendizagem
Educação
Escolaridade
Evaluation
Handwriting
Learning
Education
Educational status
description OBJETIVOS: Caracterizar, comparar e classificar o desempenho de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público segundo a semiologia dos erros. MÉTODOS: Participaram deste estudo 120 escolares do 2º ao 5º ano de escola pública municipal de Marília-SP, sendo 30 de cada série, divididos em quatro grupos: GI (2º ano); GII (3º ano); GIII (4º ano); e GIV (5º ano). Como procedimento foram aplicadas as provas do Pro-Ortografia: versão coletiva (escrita de letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras, escrita temática induzida por figura) e versão individual (ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado, memória lexical ortográfica). RESULTADOS: Houve diferença na comparação intergrupos, indicando melhor desempenho dos escolares a cada série subsequente, na maior parte das provas da versão coletiva e individual. Com o avanço da seriação escolar, os grupos apresentaram menor média de erros na escrita. CONCLUSÃO: O perfil de aquisição da ortografia do sistema de escrita do Português observado em escolares do ensino público é indicativo do funcionamento normal de desenvolvimento da escrita infantil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
2014-05-20T13:31:30Z
2014-05-20T13:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300008
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 3, p. 227-236, 2011.
2179-6491
http://hdl.handle.net/11449/10724
10.1590/S2179-64912011000300008
S2179-64912011000300008
S2179-64912011000300008.pdf
9057316530389548
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300008
http://hdl.handle.net/11449/10724
identifier_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 3, p. 227-236, 2011.
2179-6491
10.1590/S2179-64912011000300008
S2179-64912011000300008
S2179-64912011000300008.pdf
9057316530389548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 227-236
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128165858508800