Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300008 http://hdl.handle.net/11449/10724 |
Resumo: | OBJETIVOS: Caracterizar, comparar e classificar o desempenho de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público segundo a semiologia dos erros. MÉTODOS: Participaram deste estudo 120 escolares do 2º ao 5º ano de escola pública municipal de Marília-SP, sendo 30 de cada série, divididos em quatro grupos: GI (2º ano); GII (3º ano); GIII (4º ano); e GIV (5º ano). Como procedimento foram aplicadas as provas do Pro-Ortografia: versão coletiva (escrita de letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras, escrita temática induzida por figura) e versão individual (ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado, memória lexical ortográfica). RESULTADOS: Houve diferença na comparação intergrupos, indicando melhor desempenho dos escolares a cada série subsequente, na maior parte das provas da versão coletiva e individual. Com o avanço da seriação escolar, os grupos apresentaram menor média de erros na escrita. CONCLUSÃO: O perfil de aquisição da ortografia do sistema de escrita do Português observado em escolares do ensino público é indicativo do funcionamento normal de desenvolvimento da escrita infantil. |
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Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino públicoSpelling performance of 2nd to 5th grade students from public schoolAvaliaçãoEscrita manualAprendizagemEducaçãoEscolaridadeEvaluationHandwritingLearningEducationEducational statusOBJETIVOS: Caracterizar, comparar e classificar o desempenho de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público segundo a semiologia dos erros. MÉTODOS: Participaram deste estudo 120 escolares do 2º ao 5º ano de escola pública municipal de Marília-SP, sendo 30 de cada série, divididos em quatro grupos: GI (2º ano); GII (3º ano); GIII (4º ano); e GIV (5º ano). Como procedimento foram aplicadas as provas do Pro-Ortografia: versão coletiva (escrita de letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras, escrita temática induzida por figura) e versão individual (ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado, memória lexical ortográfica). RESULTADOS: Houve diferença na comparação intergrupos, indicando melhor desempenho dos escolares a cada série subsequente, na maior parte das provas da versão coletiva e individual. Com o avanço da seriação escolar, os grupos apresentaram menor média de erros na escrita. CONCLUSÃO: O perfil de aquisição da ortografia do sistema de escrita do Português observado em escolares do ensino público é indicativo do funcionamento normal de desenvolvimento da escrita infantil.PURPOSE: To characterize, compare and classify the performance of 2nd to 5th grade students from public schools according to the semiology of spelling errors. METHODS: Participants were 120 students from 2nd to 5th grades of a public school in Marília (SP), Brazil, 30 students from each grade, who were divided into four groups: GI (2nd grade), GII (3rd grade), GIII (4th grade), and GIV (5th grade). The tasks of the Pro-Ortografia test were applied: collective version (writing of alphabet letters, randomized dictation of letters, words dictation, nonwords dictation, dictation with pictures, thematic writing induced by picture) and individual version (dictation of sentences, purposeful error, spelled dictation, orthographic lexical memory). RESULTS: Significant difference was found in the between-group comparison indicating better performance of students in every subsequent grade in most of the individual and collective version tasks. With the increase of grade level, the groups decreased the average of writing errors. CONCLUSION: The profile of spelling acquisition of the Portuguese writing system found in these public school students indicates normal writing development in this population.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidad Catolica de ValênciaUniversitat de ValènciaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidad Catolica de ValênciaUniversitat de ValènciaCapellini, Simone Aparecida [UNESP]Amaral, Amanda Corrêa do [UNESP]Oliveira, Andrea Batista [UNESP]Sampaio, Maria Nobre [UNESP]Fusco, Natália [UNESP]Cervera-Mérida, José FranciscoYgual-Fernández, Amparo2014-05-20T13:31:30Z2014-05-20T13:31:30Z2011-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article227-236application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300008Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 3, p. 227-236, 2011.2179-6491http://hdl.handle.net/11449/1072410.1590/S2179-64912011000300008S2179-64912011000300008S2179-64912011000300008.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10724Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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