Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Beatriz Aparecida Gimenez [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000060
http://hdl.handle.net/11449/10709
Resumo: OBJETIVO: caracterizar o desempenho de escolares da 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita. MÉTODOS: participaram deste estudo 30 escolares de 1ª série de ensino público do município da cidade de Marília-SP, de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 anos a 7 anos e 11 meses de idade. Como procedimento foi realizada a adaptação brasileira da bateria de identificação dos erros de reversão e inversão na escrita. Esta bateria é composta por 3 testes: teste de desempenho contínuo, teste de memória de curto prazo e teste de controle de escrita. Cada teste é composto por subtestes que visam identificar a capacidade dos escolares em identificar as inversões e reversões de letras e números isolados e letras e números em sequências. RESULTADOS: os resultados revelaram que os escolares da 1ª série apresentaram desempenho superior para identificação de reversão e inversão de letras dentro de palavras do que isoladamente, identificação da reversão para letras e números com desempenho superior se comparado a inversão de letras na palavra. Além disso, os escolares deste estudo apresentaram menor tempo para identificação de reversão e inversão de letras e números isolados do que em sequência. CONCLUSÃO: a Bateria adaptada para este estudo permitiu conhecer o perfil dos escolares de 1ª série quanto a identificação dos erros de inversão e reversão, entretanto, é necessário novas aplicações para verificar a ocorrência de identificação destes erros em populações de diferentes fase de alfabetização.
id UNSP_d06939cea4136fe98f8f27ad1fc544b5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10709
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminarPerformance of students from 1st grade in the inversion and reversion errors in the written identification test: preliminary studyAvaliaçãoEscrita ManualAprendizagemEvaluationHandwritingLearningOBJETIVO: caracterizar o desempenho de escolares da 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita. MÉTODOS: participaram deste estudo 30 escolares de 1ª série de ensino público do município da cidade de Marília-SP, de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 anos a 7 anos e 11 meses de idade. Como procedimento foi realizada a adaptação brasileira da bateria de identificação dos erros de reversão e inversão na escrita. Esta bateria é composta por 3 testes: teste de desempenho contínuo, teste de memória de curto prazo e teste de controle de escrita. Cada teste é composto por subtestes que visam identificar a capacidade dos escolares em identificar as inversões e reversões de letras e números isolados e letras e números em sequências. RESULTADOS: os resultados revelaram que os escolares da 1ª série apresentaram desempenho superior para identificação de reversão e inversão de letras dentro de palavras do que isoladamente, identificação da reversão para letras e números com desempenho superior se comparado a inversão de letras na palavra. Além disso, os escolares deste estudo apresentaram menor tempo para identificação de reversão e inversão de letras e números isolados do que em sequência. CONCLUSÃO: a Bateria adaptada para este estudo permitiu conhecer o perfil dos escolares de 1ª série quanto a identificação dos erros de inversão e reversão, entretanto, é necessário novas aplicações para verificar a ocorrência de identificação destes erros em populações de diferentes fase de alfabetização.PURPOSE: to characterize the performance of students from 1st grade in the inversion and reversion errors in the written identification Brazilian Test. METHODS: 30 students from 1st grade of a public school in Marília City, from both genders, ranging from 7 to 7 years and 11 month old took part. As a procedure, we carried out the inversion and reversion errors in the written identification Test Brazilian adaptation. This Test is composed of 3 subtests: continuum performance subtest, short term memory subtest and written control subtest. Each subtest is composed of a test aiming to identify the skill of the student in identifying the inversion and reversion of isolated letters and numbers and sequence of letters and numbers. RESULTS: the results revealed that the students from 1st grade submitted superior performance in order to identify the reversion and inversion of letters inside the words than isolated ones, superior performance to identify the reversion to letters and numbers compared to the inversion of letters in the word. Moreover, the students of this study submitted smaller time frames in order to identify the reversion and inversion of isolated letters and numbers than in sequence. CONCLUSION: the Test adapted to this study allowed us to know the profile of 1st grade students in order to identify the inversion and reversion errors, however, it is necessary to apply it again in order to verify the occurrence of reversion and inversion errors identification in populations of different literacy phases.Universidade Estadual Paulista Faculdade de FilosofiaUniversidade Estadual de CampinasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de FilosofiaCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Gonçalves, Beatriz Aparecida Gimenez [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T13:31:27Z2014-05-20T13:31:27Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article998-1008application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000060Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 6, p. 998-1008, 2010.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/1070910.1590/S1516-18462010005000060S1516-18462010000600011S1516-18462010000600011.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10709Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminar
Performance of students from 1st grade in the inversion and reversion errors in the written identification test: preliminary study
title Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminar
spellingShingle Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminar
Gonçalves, Beatriz Aparecida Gimenez [UNESP]
Avaliação
Escrita Manual
Aprendizagem
Evaluation
Handwriting
Learning
title_short Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminar
title_full Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminar
title_fullStr Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminar
title_full_unstemmed Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminar
title_sort Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminar
author Gonçalves, Beatriz Aparecida Gimenez [UNESP]
author_facet Gonçalves, Beatriz Aparecida Gimenez [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Beatriz Aparecida Gimenez [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Escrita Manual
Aprendizagem
Evaluation
Handwriting
Learning
topic Avaliação
Escrita Manual
Aprendizagem
Evaluation
Handwriting
Learning
description OBJETIVO: caracterizar o desempenho de escolares da 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita. MÉTODOS: participaram deste estudo 30 escolares de 1ª série de ensino público do município da cidade de Marília-SP, de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 anos a 7 anos e 11 meses de idade. Como procedimento foi realizada a adaptação brasileira da bateria de identificação dos erros de reversão e inversão na escrita. Esta bateria é composta por 3 testes: teste de desempenho contínuo, teste de memória de curto prazo e teste de controle de escrita. Cada teste é composto por subtestes que visam identificar a capacidade dos escolares em identificar as inversões e reversões de letras e números isolados e letras e números em sequências. RESULTADOS: os resultados revelaram que os escolares da 1ª série apresentaram desempenho superior para identificação de reversão e inversão de letras dentro de palavras do que isoladamente, identificação da reversão para letras e números com desempenho superior se comparado a inversão de letras na palavra. Além disso, os escolares deste estudo apresentaram menor tempo para identificação de reversão e inversão de letras e números isolados do que em sequência. CONCLUSÃO: a Bateria adaptada para este estudo permitiu conhecer o perfil dos escolares de 1ª série quanto a identificação dos erros de inversão e reversão, entretanto, é necessário novas aplicações para verificar a ocorrência de identificação destes erros em populações de diferentes fase de alfabetização.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
2014-05-20T13:31:27Z
2014-05-20T13:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000060
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 6, p. 998-1008, 2010.
1516-1846
http://hdl.handle.net/11449/10709
10.1590/S1516-18462010005000060
S1516-18462010000600011
S1516-18462010000600011.pdf
9057316530389548
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000060
http://hdl.handle.net/11449/10709
identifier_str_mv Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 6, p. 998-1008, 2010.
1516-1846
10.1590/S1516-18462010005000060
S1516-18462010000600011
S1516-18462010000600011.pdf
9057316530389548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista CEFAC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 998-1008
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128164879138816