A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Huaman Huanca, Roger Ruben [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91004
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal verificar se a Metodologia de Ensino- Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas constitui-se num bom caminho alternativo para a construção de conceitos e conteúdos trigonométricos pelos alunos do Ensino Médio. Dentro da Educação Matemática, atualmente, o ensinoaprendizagem- avaliação de Matemática através da resolução de problemas é visto como uma metodologia alternativa, que visa a um trabalho centrado no aluno, a partir de problemas geradores de novos conceitos e novos conteúdos matemáticos, levando-o a construir um conhecimento matemático através da resolução de problemas. Nessa metodologia, o aluno participa ativamente da construção do conhecimento com a orientação e supervisão do professor que, somente no final desse processo de construção, formaliza as idéias construídas, utilizando notação e terminologia corretas. As unidades temáticas trabalhadas com os alunos foram Conceitos básicos e Trigonometria no triângulo retângulo; A circunferência e arcos trigonométricos e Funções Trigonométricas e resolução de triângulos quaisquer. Constatei que, ao trabalhar com esta metodologia, em sala de aula houve um aumento na motivação, tanto da professora em ensinar quanto dos alunos em aprender. Além disso, em muitas oportunidades, foi possível observar os alunos relacionando suas atividades com alguns tópicos já trabalhados anteriormente. Todos esses fatos, retratados em minha aplicação, reforçam fortemente a relevância desse trabalho. A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho é a Metodologia de Romberg.
id UNSP_e7e954d9e1de7789473cb780dcb95f9c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91004
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aulaMatemática - Estudo e ensinoMathematics - Learning and teachingEsta dissertação tem como objetivo principal verificar se a Metodologia de Ensino- Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas constitui-se num bom caminho alternativo para a construção de conceitos e conteúdos trigonométricos pelos alunos do Ensino Médio. Dentro da Educação Matemática, atualmente, o ensinoaprendizagem- avaliação de Matemática através da resolução de problemas é visto como uma metodologia alternativa, que visa a um trabalho centrado no aluno, a partir de problemas geradores de novos conceitos e novos conteúdos matemáticos, levando-o a construir um conhecimento matemático através da resolução de problemas. Nessa metodologia, o aluno participa ativamente da construção do conhecimento com a orientação e supervisão do professor que, somente no final desse processo de construção, formaliza as idéias construídas, utilizando notação e terminologia corretas. As unidades temáticas trabalhadas com os alunos foram Conceitos básicos e Trigonometria no triângulo retângulo; A circunferência e arcos trigonométricos e Funções Trigonométricas e resolução de triângulos quaisquer. Constatei que, ao trabalhar com esta metodologia, em sala de aula houve um aumento na motivação, tanto da professora em ensinar quanto dos alunos em aprender. Além disso, em muitas oportunidades, foi possível observar os alunos relacionando suas atividades com alguns tópicos já trabalhados anteriormente. Todos esses fatos, retratados em minha aplicação, reforçam fortemente a relevância desse trabalho. A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho é a Metodologia de Romberg.This thesis has as main goal the verification if the teaching-learning-assessment of Mathematics Methodology through the Problem Solving approach is a good alternative way to the construction of trigonometric concepts and contents by high school students. Currently, within Mathematics Education, teaching-learning-assessment of Mathematics through problems solving is seen as an alternative methodology, which aims to work in a student centered way, from problems that might produce new mathematics concepts and contents, leading them to construct mathematics knowledge through problem-solving. Within this methodology, students participate actively in the construction of knowledge with the teacher orientation and supervision who formalize the constructed ideas just at the end of this construction process, using right notation and terminology. The thematic units worked on with the students were: Basic concepts and trigonometry in the right-angled triangle; Circles and trigonometric arcs and Trigonometric functions and solution of problems involving general triangles. I have realized that, working with this methodology, there were a motivation increase in the classroom, both for the teacher to teach, and the students to learn. Furthermore, it was possible to see, in many opportunities, the students connecting their activities with some topics that had already been worked on. All those events happened in my research application, strongly reinforce the relevance of this work. The research methodology adopted in this work is the Romberg s one.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Huaman Huanca, Roger Ruben [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2006-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis247 f. : il., gráfs., fots.application/pdfHUAMAN HUANCA, Roger Ruben. A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula. 2006. 247 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91004000482160huamanhuanca_rr_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T06:02:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91004Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:57:55.612001Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula
title A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula
spellingShingle A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula
Huaman Huanca, Roger Ruben [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Mathematics - Learning and teaching
title_short A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula
title_full A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula
title_fullStr A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula
title_full_unstemmed A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula
title_sort A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula
author Huaman Huanca, Roger Ruben [UNESP]
author_facet Huaman Huanca, Roger Ruben [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Huaman Huanca, Roger Ruben [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Mathematics - Learning and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Mathematics - Learning and teaching
description Esta dissertação tem como objetivo principal verificar se a Metodologia de Ensino- Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas constitui-se num bom caminho alternativo para a construção de conceitos e conteúdos trigonométricos pelos alunos do Ensino Médio. Dentro da Educação Matemática, atualmente, o ensinoaprendizagem- avaliação de Matemática através da resolução de problemas é visto como uma metodologia alternativa, que visa a um trabalho centrado no aluno, a partir de problemas geradores de novos conceitos e novos conteúdos matemáticos, levando-o a construir um conhecimento matemático através da resolução de problemas. Nessa metodologia, o aluno participa ativamente da construção do conhecimento com a orientação e supervisão do professor que, somente no final desse processo de construção, formaliza as idéias construídas, utilizando notação e terminologia corretas. As unidades temáticas trabalhadas com os alunos foram Conceitos básicos e Trigonometria no triângulo retângulo; A circunferência e arcos trigonométricos e Funções Trigonométricas e resolução de triângulos quaisquer. Constatei que, ao trabalhar com esta metodologia, em sala de aula houve um aumento na motivação, tanto da professora em ensinar quanto dos alunos em aprender. Além disso, em muitas oportunidades, foi possível observar os alunos relacionando suas atividades com alguns tópicos já trabalhados anteriormente. Todos esses fatos, retratados em minha aplicação, reforçam fortemente a relevância desse trabalho. A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho é a Metodologia de Romberg.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-13
2014-06-11T19:24:51Z
2014-06-11T19:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HUAMAN HUANCA, Roger Ruben. A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula. 2006. 247 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/91004
000482160
huamanhuanca_rr_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv HUAMAN HUANCA, Roger Ruben. A resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem-avaliação de matemática na e além da sala de aula. 2006. 247 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
000482160
huamanhuanca_rr_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 247 f. : il., gráfs., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128296489058304