A festa do Peão de Boiadeiro: espaço-mercadoria, indústria cultural e consumo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/95594 |
Resumo: | Esta dissertação discute a maneira como a reprodução do capital atinge diferentes espaços da vida na hipermodernidade, reproduzidos através de um consumo induzido pela instauração de uma cotidianidade programada. O espaço simbólico da vida transmuta-se em signo de consumo, adquirindo valor de troca, o que inclui a entrada em cena do capital imaterial, como ocorre nas festas de peão de boiadeiro, em que o espaço tornado mercadoria na contemporaneidade, sofre diversas metamorfoses, conforme se procura demonstrar aqui. A análise recai, então, sobre a sociedade da representação, em que os signos de consumo tornam-se vocabulário convencionado, permitindo nesses espaços certa identificação social, mediada, até então, pelos elementos culturais e agora tornados objetos enlatados para consumo, principal indício da existência de outro espaço que não o da festa. Assim, cabe, aqui, demonstrar as coordenadas históricas capitalistas que vêm promovendo incessantes repaginações nos espaços das festas de peão de boiadeiro |
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A festa do Peão de Boiadeiro: espaço-mercadoria, indústria cultural e consumoGeografia comercialRodeios - São Paulo - Cultura popularConsumo (Economia) - PesquisaCommercial geographyRodeo animalsEsta dissertação discute a maneira como a reprodução do capital atinge diferentes espaços da vida na hipermodernidade, reproduzidos através de um consumo induzido pela instauração de uma cotidianidade programada. O espaço simbólico da vida transmuta-se em signo de consumo, adquirindo valor de troca, o que inclui a entrada em cena do capital imaterial, como ocorre nas festas de peão de boiadeiro, em que o espaço tornado mercadoria na contemporaneidade, sofre diversas metamorfoses, conforme se procura demonstrar aqui. A análise recai, então, sobre a sociedade da representação, em que os signos de consumo tornam-se vocabulário convencionado, permitindo nesses espaços certa identificação social, mediada, até então, pelos elementos culturais e agora tornados objetos enlatados para consumo, principal indício da existência de outro espaço que não o da festa. Assim, cabe, aqui, demonstrar as coordenadas históricas capitalistas que vêm promovendo incessantes repaginações nos espaços das festas de peão de boiadeiroThis dissertation discusses the way how the capital reproduction reaches different spaces of life in the hypermodernity, reproduced through an induced consumption by the establishment of a programmed quotidianness. The symbolic space of life changes itself into consumption sign, acquiring exchange value, what includes the extraction of the most-valuable through the nonmaterial capital, as occurs at the rodeo fests, in which the space turned into merchandize in the quotidianness, undergoes several metamorphosis, as it is tried to be demonstrate here. The analysis is focused, then, on the society of the representation, in which the consumption signs turn into agreed vocabulary, allowing in these spaces certain social identification, mediated, so far, by the cultural elements and now turned into canned objects for consumption, the main evidence of the existence of other space not the fest one. Thus, it fits, here, to demonstrate the capitalist historical coordinates which have been promoting incessant reimagining in the spaces of rodeo festsConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pintaudi, Silvana Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Madeira Filho, Magno de Lara [UNESP]2014-06-11T19:27:50Z2014-06-11T19:27:50Z2011-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis194 f. : il., mapas, gráfs., tabs.application/pdfMADEIRA FILHO, Magno de Lara. A festa do Peão de Boiadeiro: espaço-mercadoria, indústria cultural e consumo. 2011. 194 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/95594000695679madeirafilho_ml_me_rcla.pdf33004137004P04077627276866507Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-18T06:10:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95594Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:00:47.437214Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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