A "crise da escola" em periódicos (2000 - 2015): uma pesquisa para (re)visão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/234740 |
Resumo: | Essa pesquisa investigou como a “crise da escola”, compreendida aqui como um fenômeno multifacetado e de ampla definição, tem sido trabalhada em artigos publicados em quatro periódicos da área da educação entre os anos de 2000 a 2015. Este período compreende o início das avaliações em larga escala na educação nacional e a produção do último relatório pelo Ministério da Educação sobre a situação da educação nacional, com dados referentes ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Constituem-se como fontes os periódicos “Educação & Sociedade”, “Cadernos de Pesquisa”, “Revista Brasileira de Educação” e “Educação e Pesquisa”. Considera-se que as revistas científicas especializadas se constituem em um espaço privilegiado para visualizar as atualizações dos debates e tendências acadêmicas. A metodologia da pesquisa se amparou nos procedimentos adotados pelas pesquisas de revisão. Foram identificadas as seguintes tendências nos tratamentos dados à “crise da escola”: crise como imagem-síntese da situação educacional, crise como algo inerente à educação, crise como formulação externa à opinião dos autores nos periódicos, crise como parte integrante da crise das instituições modernas, crise como sinal de mudança no modelo escolar. Constatou-se, ainda, que um mesmo artigo, por vezes, pode ser associado a mais de uma das tendências citadas. As conclusões do estudo apontam para a existência de diferentes abordagens para a “crise da escola” que refletem diferentes perspectivas teóricas e, por extensão, diferentes visões acerca dos problemas e caminhos possíveis para a educação e as escolas. |
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A "crise da escola" em periódicos (2000 - 2015): uma pesquisa para (re)visãoThe "school crisis" in journals (2000 - 2015): a survey for (re)visionCrise da escolaCrise da educaçãoAbordagens da crisePesquisa de revisãoSchool crisisEducation crisisReview literatureEssa pesquisa investigou como a “crise da escola”, compreendida aqui como um fenômeno multifacetado e de ampla definição, tem sido trabalhada em artigos publicados em quatro periódicos da área da educação entre os anos de 2000 a 2015. Este período compreende o início das avaliações em larga escala na educação nacional e a produção do último relatório pelo Ministério da Educação sobre a situação da educação nacional, com dados referentes ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Constituem-se como fontes os periódicos “Educação & Sociedade”, “Cadernos de Pesquisa”, “Revista Brasileira de Educação” e “Educação e Pesquisa”. Considera-se que as revistas científicas especializadas se constituem em um espaço privilegiado para visualizar as atualizações dos debates e tendências acadêmicas. A metodologia da pesquisa se amparou nos procedimentos adotados pelas pesquisas de revisão. Foram identificadas as seguintes tendências nos tratamentos dados à “crise da escola”: crise como imagem-síntese da situação educacional, crise como algo inerente à educação, crise como formulação externa à opinião dos autores nos periódicos, crise como parte integrante da crise das instituições modernas, crise como sinal de mudança no modelo escolar. Constatou-se, ainda, que um mesmo artigo, por vezes, pode ser associado a mais de uma das tendências citadas. As conclusões do estudo apontam para a existência de diferentes abordagens para a “crise da escola” que refletem diferentes perspectivas teóricas e, por extensão, diferentes visões acerca dos problemas e caminhos possíveis para a educação e as escolas.This study aimed to investigate how the “school crisis”, considered here as a plural and broadly defined phenomenon, has been approached in articles published in four journals in the education area between 2000 and 2015. This period comprehends the start of large-scale assessments in Brazilian education and the last report composed by the Ministry of Education on the situation of Brazilian education with data referring to the Basic Education Assessment System (Sistema de Avaliação da Educação Básica, or SAEB, in Portuguese). The journals “Educação & Sociedade”, “Cadernos de Pesquisa”, “Revista Brasileira de Educação” e “Educação e Pesquisa” constitute the sources of this study. We consider that the specialized scientific journals are constituted as a suitable space to visualize the updating of academic trends and discussions. The proposed methods are based in procedures adopted by review literature. The following trends were identified in the treatments given to the “school crisis”: crisis as a synthesis-image of the educational situation, crisis as something inherent to education, crisis as a formulation external to the opinion of the authors of the periodicals, crisis as an integral part of the crisis of modern institutions, crisis as a sign of change in the school model. We also found that the same article can sometimes be associated with more than one of the aforementioned trends. Conclusions of this study indicate the existence of different approaches about “school crisis”, reflecting on different theoretical perspectives and, by extension, different views regarding the problems and possible ways for education and the schools.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barreiro, Iraíde Marques de Freitas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Roveri, João Pedro2022-05-16T20:29:10Z2022-05-16T20:29:10Z2022-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROVERI, João Pedro. A "crise da escola" em periódicos (2000 - 2015): uma pesquisa para (re)visão. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23474033004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234740Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Essa pesquisa investigou como a “crise da escola”, compreendida aqui como um fenômeno multifacetado e de ampla definição, tem sido trabalhada em artigos publicados em quatro periódicos da área da educação entre os anos de 2000 a 2015. Este período compreende o início das avaliações em larga escala na educação nacional e a produção do último relatório pelo Ministério da Educação sobre a situação da educação nacional, com dados referentes ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Constituem-se como fontes os periódicos “Educação & Sociedade”, “Cadernos de Pesquisa”, “Revista Brasileira de Educação” e “Educação e Pesquisa”. Considera-se que as revistas científicas especializadas se constituem em um espaço privilegiado para visualizar as atualizações dos debates e tendências acadêmicas. A metodologia da pesquisa se amparou nos procedimentos adotados pelas pesquisas de revisão. Foram identificadas as seguintes tendências nos tratamentos dados à “crise da escola”: crise como imagem-síntese da situação educacional, crise como algo inerente à educação, crise como formulação externa à opinião dos autores nos periódicos, crise como parte integrante da crise das instituições modernas, crise como sinal de mudança no modelo escolar. Constatou-se, ainda, que um mesmo artigo, por vezes, pode ser associado a mais de uma das tendências citadas. As conclusões do estudo apontam para a existência de diferentes abordagens para a “crise da escola” que refletem diferentes perspectivas teóricas e, por extensão, diferentes visões acerca dos problemas e caminhos possíveis para a educação e as escolas. |
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