Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143638 |
Resumo: | Introdução: O presente projeto entrou em vigor no ano 2000 e, desde então, realiza apresentações teatrais em espaços não convencionais, visando democratizar e difundir a arte para as diferentes classes sociais. Nesses espaços, que não foram estruturados para este tipo de atividade, uma outra relação ator-espectador se estabelece, criando uma atmosfera envolvente de alegria, vínculo e arrebatamento. Verifica-se que barreiras que impedem o acesso da população à arte, entre outras, a dificuldade de deslocamento e a ausência de recursos financeiros, são quebradas, pois o teatro vai até o público e não o inverso. Objetivos: O objetivo principal do projeto é o de contribuir para a popularização da arte por meio de apresentações e oficinas teatrais em entidades filantrópicas, escolas, comunidades carentes e outros espaços sociais. As apresentações e oficinas proporcionam o contato direto com o público e se transformam em espaços de experimentação e reflexão. Métodos: O projeto tem direcionado as pesquisas em dois aspectos principais: os conceitos e as discussões relacionados ao fazer teatral, e a relação desta arte com o processo pedagógico. As pesquisas mostram que no âmbito educacional as linguagens artísticas vêm passando por um processo de valorização, tanto pelos estudiosos e artistas, como pela própria escola. O teatro é uma arte com potencial para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estimula a criatividade, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo e a pesquisa, colaborando para a formação integral do educando, desenvolvendo aspectos sociais, afetivos, estéticos, éticos e cognitivos, ao mesmo tempo em que reflete e relaciona as questões que envolvem o seu cotidiano com a realidade social mais ampla. Resultados: Calcula-se que aproximadamente 8.000 (oito mil) pessoas foram alcançadas pelo projeto entre apresentações e oficinas. O Circo- Teatro Rosa dos Ventos atingiu um maior público, pois representou o projeto no período de 2000 a 2003 e o Grupo Arteatro, a partir de 2004, passou a integrar o projeto. Pretende-se atingir pelo menos mais 2.000 (duas mil) pessoas até o final de 2005. RESUMO: É necessário reconhecer e valorizar o papel da universidade pública na promoção social dos indivíduos. Além da pesquisa bibliográfica e da produção de relatórios, a bolsista promove as apresentações e faz parte do elenco da peça “O Santo e a Porca”, espetáculo de trabalho deste ano. Acreditamos que através do Projeto Alegria estamos estreitando as relações entre a academia e a comunidade, uma vez que o teatro constitui um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e interação social, proporcionando aos indivíduos o acesso à arte, à fluência de idéias e experiências que vêm contribuir para a promoção da cidadania. |
id |
UNSP_e86a141b40569ba0b2c79b579c85ae8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143638 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação socialIntrodução: O presente projeto entrou em vigor no ano 2000 e, desde então, realiza apresentações teatrais em espaços não convencionais, visando democratizar e difundir a arte para as diferentes classes sociais. Nesses espaços, que não foram estruturados para este tipo de atividade, uma outra relação ator-espectador se estabelece, criando uma atmosfera envolvente de alegria, vínculo e arrebatamento. Verifica-se que barreiras que impedem o acesso da população à arte, entre outras, a dificuldade de deslocamento e a ausência de recursos financeiros, são quebradas, pois o teatro vai até o público e não o inverso. Objetivos: O objetivo principal do projeto é o de contribuir para a popularização da arte por meio de apresentações e oficinas teatrais em entidades filantrópicas, escolas, comunidades carentes e outros espaços sociais. As apresentações e oficinas proporcionam o contato direto com o público e se transformam em espaços de experimentação e reflexão. Métodos: O projeto tem direcionado as pesquisas em dois aspectos principais: os conceitos e as discussões relacionados ao fazer teatral, e a relação desta arte com o processo pedagógico. As pesquisas mostram que no âmbito educacional as linguagens artísticas vêm passando por um processo de valorização, tanto pelos estudiosos e artistas, como pela própria escola. O teatro é uma arte com potencial para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estimula a criatividade, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo e a pesquisa, colaborando para a formação integral do educando, desenvolvendo aspectos sociais, afetivos, estéticos, éticos e cognitivos, ao mesmo tempo em que reflete e relaciona as questões que envolvem o seu cotidiano com a realidade social mais ampla. Resultados: Calcula-se que aproximadamente 8.000 (oito mil) pessoas foram alcançadas pelo projeto entre apresentações e oficinas. O Circo- Teatro Rosa dos Ventos atingiu um maior público, pois representou o projeto no período de 2000 a 2003 e o Grupo Arteatro, a partir de 2004, passou a integrar o projeto. Pretende-se atingir pelo menos mais 2.000 (duas mil) pessoas até o final de 2005. RESUMO: É necessário reconhecer e valorizar o papel da universidade pública na promoção social dos indivíduos. Além da pesquisa bibliográfica e da produção de relatórios, a bolsista promove as apresentações e faz parte do elenco da peça “O Santo e a Porca”, espetáculo de trabalho deste ano. Acreditamos que através do Projeto Alegria estamos estreitando as relações entre a academia e a comunidade, uma vez que o teatro constitui um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e interação social, proporcionando aos indivíduos o acesso à arte, à fluência de idéias e experiências que vêm contribuir para a promoção da cidadania.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Alessandra Leite [UNESP]Lima, José Milton [UNESP]2016-09-01T13:58:20Z2016-09-01T13:58:20Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject029application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 029http://hdl.handle.net/11449/1436382005-029-nunes.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:44:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143638Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:09:40.492846Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação social |
title |
Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação social |
spellingShingle |
Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação social Nunes, Alessandra Leite [UNESP] |
title_short |
Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação social |
title_full |
Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação social |
title_fullStr |
Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação social |
title_full_unstemmed |
Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação social |
title_sort |
Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação social |
author |
Nunes, Alessandra Leite [UNESP] |
author_facet |
Nunes, Alessandra Leite [UNESP] Lima, José Milton [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lima, José Milton [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Alessandra Leite [UNESP] Lima, José Milton [UNESP] |
description |
Introdução: O presente projeto entrou em vigor no ano 2000 e, desde então, realiza apresentações teatrais em espaços não convencionais, visando democratizar e difundir a arte para as diferentes classes sociais. Nesses espaços, que não foram estruturados para este tipo de atividade, uma outra relação ator-espectador se estabelece, criando uma atmosfera envolvente de alegria, vínculo e arrebatamento. Verifica-se que barreiras que impedem o acesso da população à arte, entre outras, a dificuldade de deslocamento e a ausência de recursos financeiros, são quebradas, pois o teatro vai até o público e não o inverso. Objetivos: O objetivo principal do projeto é o de contribuir para a popularização da arte por meio de apresentações e oficinas teatrais em entidades filantrópicas, escolas, comunidades carentes e outros espaços sociais. As apresentações e oficinas proporcionam o contato direto com o público e se transformam em espaços de experimentação e reflexão. Métodos: O projeto tem direcionado as pesquisas em dois aspectos principais: os conceitos e as discussões relacionados ao fazer teatral, e a relação desta arte com o processo pedagógico. As pesquisas mostram que no âmbito educacional as linguagens artísticas vêm passando por um processo de valorização, tanto pelos estudiosos e artistas, como pela própria escola. O teatro é uma arte com potencial para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estimula a criatividade, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo e a pesquisa, colaborando para a formação integral do educando, desenvolvendo aspectos sociais, afetivos, estéticos, éticos e cognitivos, ao mesmo tempo em que reflete e relaciona as questões que envolvem o seu cotidiano com a realidade social mais ampla. Resultados: Calcula-se que aproximadamente 8.000 (oito mil) pessoas foram alcançadas pelo projeto entre apresentações e oficinas. O Circo- Teatro Rosa dos Ventos atingiu um maior público, pois representou o projeto no período de 2000 a 2003 e o Grupo Arteatro, a partir de 2004, passou a integrar o projeto. Pretende-se atingir pelo menos mais 2.000 (duas mil) pessoas até o final de 2005. RESUMO: É necessário reconhecer e valorizar o papel da universidade pública na promoção social dos indivíduos. Além da pesquisa bibliográfica e da produção de relatórios, a bolsista promove as apresentações e faz parte do elenco da peça “O Santo e a Porca”, espetáculo de trabalho deste ano. Acreditamos que através do Projeto Alegria estamos estreitando as relações entre a academia e a comunidade, uma vez que o teatro constitui um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e interação social, proporcionando aos indivíduos o acesso à arte, à fluência de idéias e experiências que vêm contribuir para a promoção da cidadania. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:20Z 2016-09-01T13:58:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 029 http://hdl.handle.net/11449/143638 2005-029-nunes.pdf |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143638 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 029 2005-029-nunes.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
029 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129028054319104 |