Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Osmar Henrique Moura da [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102026
Resumo: O desenvolvimento de estratégias de ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de educação em ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na espistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas. A presente estratégia de ensino lakatosiana é proposta de uma maneira pragmática por constituir-se de uma sintética sequência de passos ao se apoiar em duas estratégias racionais de ensino (Niaz, 1998 e Rowell, 1989), mas sofisticando-a em relação a estas últimas por considerar a intenção acima mencionada. Realiza-se uma aplicação no processo de ensino/aprendizagem dos conceitos de calor e temperatura, na qual, por uma metodologia qualitativa, as análises dos resultados procuram mostrar que a presente sugestão da inserção da RRD pode ser uma maneira proveitosa de preparar os alunos para debates racionais.
id UNSP_e86a7f2930f79f6eedd42538389868e8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102026
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivaisLakatos, Imre, 1922-1974EducaçãoCienciaEducação para ciênciaO desenvolvimento de estratégias de ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de educação em ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na espistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas. A presente estratégia de ensino lakatosiana é proposta de uma maneira pragmática por constituir-se de uma sintética sequência de passos ao se apoiar em duas estratégias racionais de ensino (Niaz, 1998 e Rowell, 1989), mas sofisticando-a em relação a estas últimas por considerar a intenção acima mencionada. Realiza-se uma aplicação no processo de ensino/aprendizagem dos conceitos de calor e temperatura, na qual, por uma metodologia qualitativa, as análises dos resultados procuram mostrar que a presente sugestão da inserção da RRD pode ser uma maneira proveitosa de preparar os alunos para debates racionais.The development of strategies for teaching physics concepts inspired in the phylosophy of science has been tem aim of various studies in science education. Based on some of these investigatins, this research structures a physics teaching strategy proposal which includes the didactical rational reconstruction (DRR) with a philosophical implicit view inspired in the lakatosian epistemology and rational reconstruction. The inclusion of the DRR as a specific step of a lakatosian teaching strategy intends exemplify rival theories comparison rational situations and, with that, to prepare the student to further debates among alternative and scientific rival conceptions in order to help learning these last ones. To present lakatosian teaching strategy it is proposed by constituting of a synthetic sequence of steps when leaning on in two rational stratagies of teaching in a pragmatic way (Niaz 1998 and Rowell 1989), but developing her in relation to these last ones for considering the concern above mentioned. An application is accomplished in the process of teaching of the concepts of heat and temperature, in the one which, for a qualitative methodology, the analyses of the results try to show that to present suggestion of the insert of the DRR can be an interesting way to prepare the students for rational debates.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Osmar Henrique Moura da [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2008-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis270 f. : il.application/pdfSILVA, Osmar Henrique Moura da. Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais. 2008. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102026000547898silva_ohm_dr_bauru.pdf33004056079P04449947783474945Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T06:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102026Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:50:11.551521Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais
title Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais
spellingShingle Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais
Silva, Osmar Henrique Moura da [UNESP]
Lakatos, Imre, 1922-1974
Educação
Ciencia
Educação para ciência
title_short Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais
title_full Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais
title_fullStr Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais
title_full_unstemmed Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais
title_sort Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais
author Silva, Osmar Henrique Moura da [UNESP]
author_facet Silva, Osmar Henrique Moura da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Osmar Henrique Moura da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lakatos, Imre, 1922-1974
Educação
Ciencia
Educação para ciência
topic Lakatos, Imre, 1922-1974
Educação
Ciencia
Educação para ciência
description O desenvolvimento de estratégias de ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de educação em ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na espistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas. A presente estratégia de ensino lakatosiana é proposta de uma maneira pragmática por constituir-se de uma sintética sequência de passos ao se apoiar em duas estratégias racionais de ensino (Niaz, 1998 e Rowell, 1989), mas sofisticando-a em relação a estas últimas por considerar a intenção acima mencionada. Realiza-se uma aplicação no processo de ensino/aprendizagem dos conceitos de calor e temperatura, na qual, por uma metodologia qualitativa, as análises dos resultados procuram mostrar que a presente sugestão da inserção da RRD pode ser uma maneira proveitosa de preparar os alunos para debates racionais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-15
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Osmar Henrique Moura da. Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais. 2008. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/102026
000547898
silva_ohm_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
identifier_str_mv SILVA, Osmar Henrique Moura da. Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais. 2008. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000547898
silva_ohm_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
url http://hdl.handle.net/11449/102026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 270 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128570650787840