Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102026 |
Resumo: | O desenvolvimento de estratégias de ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de educação em ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na espistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas. A presente estratégia de ensino lakatosiana é proposta de uma maneira pragmática por constituir-se de uma sintética sequência de passos ao se apoiar em duas estratégias racionais de ensino (Niaz, 1998 e Rowell, 1989), mas sofisticando-a em relação a estas últimas por considerar a intenção acima mencionada. Realiza-se uma aplicação no processo de ensino/aprendizagem dos conceitos de calor e temperatura, na qual, por uma metodologia qualitativa, as análises dos resultados procuram mostrar que a presente sugestão da inserção da RRD pode ser uma maneira proveitosa de preparar os alunos para debates racionais. |
id |
UNSP_e86a7f2930f79f6eedd42538389868e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102026 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivaisLakatos, Imre, 1922-1974EducaçãoCienciaEducação para ciênciaO desenvolvimento de estratégias de ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de educação em ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na espistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas. A presente estratégia de ensino lakatosiana é proposta de uma maneira pragmática por constituir-se de uma sintética sequência de passos ao se apoiar em duas estratégias racionais de ensino (Niaz, 1998 e Rowell, 1989), mas sofisticando-a em relação a estas últimas por considerar a intenção acima mencionada. Realiza-se uma aplicação no processo de ensino/aprendizagem dos conceitos de calor e temperatura, na qual, por uma metodologia qualitativa, as análises dos resultados procuram mostrar que a presente sugestão da inserção da RRD pode ser uma maneira proveitosa de preparar os alunos para debates racionais.The development of strategies for teaching physics concepts inspired in the phylosophy of science has been tem aim of various studies in science education. Based on some of these investigatins, this research structures a physics teaching strategy proposal which includes the didactical rational reconstruction (DRR) with a philosophical implicit view inspired in the lakatosian epistemology and rational reconstruction. The inclusion of the DRR as a specific step of a lakatosian teaching strategy intends exemplify rival theories comparison rational situations and, with that, to prepare the student to further debates among alternative and scientific rival conceptions in order to help learning these last ones. To present lakatosian teaching strategy it is proposed by constituting of a synthetic sequence of steps when leaning on in two rational stratagies of teaching in a pragmatic way (Niaz 1998 and Rowell 1989), but developing her in relation to these last ones for considering the concern above mentioned. An application is accomplished in the process of teaching of the concepts of heat and temperature, in the one which, for a qualitative methodology, the analyses of the results try to show that to present suggestion of the insert of the DRR can be an interesting way to prepare the students for rational debates.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Osmar Henrique Moura da [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2008-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis270 f. : il.application/pdfSILVA, Osmar Henrique Moura da. Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais. 2008. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102026000547898silva_ohm_dr_bauru.pdf33004056079P04449947783474945Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T06:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102026Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:50:11.551521Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais |
title |
Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais |
spellingShingle |
Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais Silva, Osmar Henrique Moura da [UNESP] Lakatos, Imre, 1922-1974 Educação Ciencia Educação para ciência |
title_short |
Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais |
title_full |
Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais |
title_fullStr |
Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais |
title_sort |
Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais |
author |
Silva, Osmar Henrique Moura da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Osmar Henrique Moura da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nardi, Roberto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Osmar Henrique Moura da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lakatos, Imre, 1922-1974 Educação Ciencia Educação para ciência |
topic |
Lakatos, Imre, 1922-1974 Educação Ciencia Educação para ciência |
description |
O desenvolvimento de estratégias de ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de educação em ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na espistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas. A presente estratégia de ensino lakatosiana é proposta de uma maneira pragmática por constituir-se de uma sintética sequência de passos ao se apoiar em duas estratégias racionais de ensino (Niaz, 1998 e Rowell, 1989), mas sofisticando-a em relação a estas últimas por considerar a intenção acima mencionada. Realiza-se uma aplicação no processo de ensino/aprendizagem dos conceitos de calor e temperatura, na qual, por uma metodologia qualitativa, as análises dos resultados procuram mostrar que a presente sugestão da inserção da RRD pode ser uma maneira proveitosa de preparar os alunos para debates racionais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-02-15 2014-06-11T19:31:41Z 2014-06-11T19:31:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Osmar Henrique Moura da. Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais. 2008. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. http://hdl.handle.net/11449/102026 000547898 silva_ohm_dr_bauru.pdf 33004056079P0 4449947783474945 |
identifier_str_mv |
SILVA, Osmar Henrique Moura da. Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais. 2008. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. 000547898 silva_ohm_dr_bauru.pdf 33004056079P0 4449947783474945 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
270 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128570650787840 |