"A excursão geográfica" de Delgado de Carvalho: orientações para o ensino de Geografia (1941)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244478 |
Resumo: | A presente pesquisa é de natureza documental e baseada em fontes bibliográficas, tendo como ponto de partida a excursão geográfica proposta por Delgado de Carvalho na Revista Brasileira de Geografia em 1941. Com uma abordagem histórica, o objetivo é identificar teorias, princípios e ideias relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem da Geografia no contexto da Escola Nova brasileira. A educação brasileira foi influenciada por diferentes correntes pedagógicas, e no campo do ensino de Geografia, Delgado de Carvalho desempenhou um papel importante na superação do ensino tradicional. Ele buscava aplicar metodologias didáticas progressistas, com o objetivo de reformular o ensino de Geografia considerado tradicional e substituí-lo por uma abordagem mais científica e moderna. Delgado de Carvalho tinha como principal meta que o aluno adquirisse conhecimento sobre o meio social em que vivia, incentivando os professores a identificar e trabalhar com a realidade mais próxima dos alunos. Uma publicação relevante de Delgado de Carvalho foi o artigo intitulado "Excursão Geográfica" na Revista Brasileira de Geografia. Nesse texto, ele defende que os conceitos geográficos devem estar relacionados ao cotidiano do aluno, tornando o ensino mais aplicável às situações encontradas na sala de aula. Uma das contribuições importantes de Delgado de Carvalho foi a introdução das divisões regionais, classificadas em cinco grandes regiões com características físicas semelhantes, que serviam como material didático para o ensino de Geografia. No entanto, Carvalho reconhecia que as relações humanas são mutáveis e difíceis de serem divididas de forma duradoura, o que apresentava desafios para o ensino de Geografia. Em resumo, a pesquisa busca analisar as orientações metodológicas apresentadas por Delgado de Carvalho em seu texto sobre a excursão geográfica. Ele defendia a aplicação de conceitos geográficos relacionados ao cotidiano dos alunos, introduziu as divisões regionais como recurso didático e reconheceu as complexidades das relações humanas na Geografia. Essa pesquisa contribui para compreender a influência de Delgado de Carvalho no ensino de Geografia dentro do contexto da Escola Nova brasileira. |
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"A excursão geográfica" de Delgado de Carvalho: orientações para o ensino de Geografia (1941)"The geographic excursion" by Delgado de Carvalho: guidelines for teaching Geography (1941)Escola novaExcursão geográficaEnsino de geografiaQuestões problematizadorasGeographical excursionTeaching in geographyNew schoolA presente pesquisa é de natureza documental e baseada em fontes bibliográficas, tendo como ponto de partida a excursão geográfica proposta por Delgado de Carvalho na Revista Brasileira de Geografia em 1941. Com uma abordagem histórica, o objetivo é identificar teorias, princípios e ideias relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem da Geografia no contexto da Escola Nova brasileira. A educação brasileira foi influenciada por diferentes correntes pedagógicas, e no campo do ensino de Geografia, Delgado de Carvalho desempenhou um papel importante na superação do ensino tradicional. Ele buscava aplicar metodologias didáticas progressistas, com o objetivo de reformular o ensino de Geografia considerado tradicional e substituí-lo por uma abordagem mais científica e moderna. Delgado de Carvalho tinha como principal meta que o aluno adquirisse conhecimento sobre o meio social em que vivia, incentivando os professores a identificar e trabalhar com a realidade mais próxima dos alunos. Uma publicação relevante de Delgado de Carvalho foi o artigo intitulado "Excursão Geográfica" na Revista Brasileira de Geografia. Nesse texto, ele defende que os conceitos geográficos devem estar relacionados ao cotidiano do aluno, tornando o ensino mais aplicável às situações encontradas na sala de aula. Uma das contribuições importantes de Delgado de Carvalho foi a introdução das divisões regionais, classificadas em cinco grandes regiões com características físicas semelhantes, que serviam como material didático para o ensino de Geografia. No entanto, Carvalho reconhecia que as relações humanas são mutáveis e difíceis de serem divididas de forma duradoura, o que apresentava desafios para o ensino de Geografia. Em resumo, a pesquisa busca analisar as orientações metodológicas apresentadas por Delgado de Carvalho em seu texto sobre a excursão geográfica. Ele defendia a aplicação de conceitos geográficos relacionados ao cotidiano dos alunos, introduziu as divisões regionais como recurso didático e reconheceu as complexidades das relações humanas na Geografia. Essa pesquisa contribui para compreender a influência de Delgado de Carvalho no ensino de Geografia dentro do contexto da Escola Nova brasileira.The present research is of a documentary nature and is based on bibliographic sources, taking as its starting point the geographical excursion proposed by Delgado de Carvalho in the Revista Brasileira de Geografia. With a historical approach, the objective is to identify theories, principles, and ideas related to the teaching and learning process of Geography within the context of the Brazilian New School. Brazilian education has been influenced by different pedagogical currents, and in the field of Geography teaching, Delgado de Carvalho played an important role in overcoming traditional teaching methods. He sought to apply progressive didactic methodologies with the aim of reformulating the traditionally taught Geography and replacing it with a more scientific and modern approach. Delgado de Carvalho's main goal was for students to acquire knowledge about their social environment, encouraging teachers to identify and work with the students' closest reality. One relevant publication by Delgado de Carvalho was the article titled "Geographical Excursion" in the Revista Brasileira de Geografia. In this text, he argued that geographical concepts should be related to students' everyday life, making teaching more applicable to situations encountered in the classroom. One of Delgado de Carvalho's important contributions was the introduction of regional divisions, classified into five major regions with similar physical characteristics, which served as didactic material for teaching Geography. However, Carvalho acknowledged that human relations are mutable and difficult to divide in a lasting manner, which posed challenges for the teaching of Geography. In summary, the research aims to analyze the methodological guidelines presented by Delgado de Carvalho in his text on the geographical excursion. He advocated for the application of geographical concepts related to students' everyday life, introduced regional divisions as a didactic resource, and recognized the complexities of human relations in Geography. This research contributes to understanding the influence of Delgado de Carvalho on the teaching of Geography within the context of the Brazilian New School.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Marcia Cristina de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garrossino, Rayssa da Silva2023-07-10T11:35:51Z2023-07-10T11:35:51Z2023-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244478porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-30T06:14:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244478Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:38:17.282332Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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