Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Anderson Jonas dos [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Antonelli, Carolina de Santi [UNESP], Silva, Mariana Girotto Carvalho da [UNESP], Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000200003
http://hdl.handle.net/11449/114203
Resumo: Knowledge mediation is one of the Education duties, regardless of students' physical and mental attributes. Given that the curriculum can be configured as a pedagogical barrier for formal schooling for individuals with autism, this study aimed to map the national academic production, available on BTD-CAPES, regarding the process of formal schooling and curricular dimensions for students with this characteristic. We organized a database with 157 theses and dissertations, which were submitted to categorization, thematic and statistical analysis. The results indicate limited academic production by master's degree and doctorate program in the country. We concluded that there is need for research that support and encourage pedagogical strategies to enable the student with autism appropriate itself of curricular contents of formal education.
id UNSP_e8b0d8ba74ca06e771755449d46d1052
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114203
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileiraFormal schooling and curricular dimensions for students with autism: the state of art of brazilian academic productionEstado da ArteEducaçãoAutismoCurrículoState of the artEducationAutismCurriculumKnowledge mediation is one of the Education duties, regardless of students' physical and mental attributes. Given that the curriculum can be configured as a pedagogical barrier for formal schooling for individuals with autism, this study aimed to map the national academic production, available on BTD-CAPES, regarding the process of formal schooling and curricular dimensions for students with this characteristic. We organized a database with 157 theses and dissertations, which were submitted to categorization, thematic and statistical analysis. The results indicate limited academic production by master's degree and doctorate program in the country. We concluded that there is need for research that support and encourage pedagogical strategies to enable the student with autism appropriate itself of curricular contents of formal education.A mediação do conhecimento é um dos deveres da educação, independentemente dos atributos físicos e mentais do alunado. Dado que o currículo pode configurar-se como uma barreira pedagógica para a escolarização formal de indivíduos com autismo, este estudo objetivou mapear a produção acadêmica nacional, disponível no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (BTD-CAPES) sobre o processo de escolarização formal e as dimensões curriculares para alunos com essa característica. Organizou-se um banco de dados com 157 teses e dissertações, as quais foram submetidas à categorização, análise estatística e temática. Os resultados indicam restrita produção acadêmica pelos programas de mestrado e doutorado do país. Conclui-se que há necessidade de pesquisas que amparem e propiciem estratégias pedagógicas para permitir ao aluno com autismo apropriar-se dos conteúdos curriculares da educação formal.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e AprendizagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e AprendizagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e AprendizagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e AprendizagemFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Neves, Anderson Jonas dos [UNESP]Antonelli, Carolina de Santi [UNESP]Silva, Mariana Girotto Carvalho da [UNESP]Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]2015-02-02T12:39:20Z2015-02-02T12:39:20Z2014-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article43-70application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000200003Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 30, n. 2, p. 43-70, 2014.0102-4698http://hdl.handle.net/11449/11420310.1590/S0102-46982014000200003S0102-46982014000200003S0102-46982014000200003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:35:01.492330Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira
Formal schooling and curricular dimensions for students with autism: the state of art of brazilian academic production
title Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira
spellingShingle Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira
Neves, Anderson Jonas dos [UNESP]
Estado da Arte
Educação
Autismo
Currículo
State of the art
Education
Autism
Curriculum
title_short Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira
title_full Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira
title_fullStr Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira
title_full_unstemmed Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira
title_sort Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira
author Neves, Anderson Jonas dos [UNESP]
author_facet Neves, Anderson Jonas dos [UNESP]
Antonelli, Carolina de Santi [UNESP]
Silva, Mariana Girotto Carvalho da [UNESP]
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
author_role author
author2 Antonelli, Carolina de Santi [UNESP]
Silva, Mariana Girotto Carvalho da [UNESP]
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Anderson Jonas dos [UNESP]
Antonelli, Carolina de Santi [UNESP]
Silva, Mariana Girotto Carvalho da [UNESP]
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da Arte
Educação
Autismo
Currículo
State of the art
Education
Autism
Curriculum
topic Estado da Arte
Educação
Autismo
Currículo
State of the art
Education
Autism
Curriculum
description Knowledge mediation is one of the Education duties, regardless of students' physical and mental attributes. Given that the curriculum can be configured as a pedagogical barrier for formal schooling for individuals with autism, this study aimed to map the national academic production, available on BTD-CAPES, regarding the process of formal schooling and curricular dimensions for students with this characteristic. We organized a database with 157 theses and dissertations, which were submitted to categorization, thematic and statistical analysis. The results indicate limited academic production by master's degree and doctorate program in the country. We concluded that there is need for research that support and encourage pedagogical strategies to enable the student with autism appropriate itself of curricular contents of formal education.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
2015-02-02T12:39:20Z
2015-02-02T12:39:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000200003
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 30, n. 2, p. 43-70, 2014.
0102-4698
http://hdl.handle.net/11449/114203
10.1590/S0102-46982014000200003
S0102-46982014000200003
S0102-46982014000200003.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000200003
http://hdl.handle.net/11449/114203
identifier_str_mv Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 30, n. 2, p. 43-70, 2014.
0102-4698
10.1590/S0102-46982014000200003
S0102-46982014000200003
S0102-46982014000200003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43-70
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129440271564800