Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251272 |
Resumo: | O presente trabalho parte das experiências de formação docente do presente autor enquanto estudante e professor de Geografia, onde, primeiramente, notando o vazio das discussões a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o processo formativo inicial, buscamos realizar um Estado da Arte que relacione Educação de Jovens e Adultos; Geografia; Formação de professores, com o intuito de verificar o que vem sendo estudado, com análises mais aprofundadas que o trabalho investigativo proporciona, quanto à relação formação inicial de professores de geografia e EJA. Em uma segunda entrada-saída, o trabalho se desenvolve como uma narrativa de cunho qualitativo onde possuímos como objetivo um mergulho na construção experiência-sentido docente a partir do cotidiano em sala de aula de um professor recém-formado explorando as potencialidades de uma Geografia Viva por meio da realização de uma oficina sob o aporte da categoria do Lugar, onde nos propomos a compreender a relação entre a formação docente partindo da experiência da atuação em sala de aula, das relações entre professor e aluno e o que é vivenciado no cotidiano escolar. |
id |
UNSP_e93c5ab38421dc56e976f45e1da78631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251272 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formaçãoFor a living geography and the education of young people and adults in focus: paths, experience and narratives of a teacher in training.ExperiênciaEducação de jovens e adultosFormação de professoresGeografiaLugarExperienceYouth and adult educationTeacher trainingGeographyPlaceO presente trabalho parte das experiências de formação docente do presente autor enquanto estudante e professor de Geografia, onde, primeiramente, notando o vazio das discussões a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o processo formativo inicial, buscamos realizar um Estado da Arte que relacione Educação de Jovens e Adultos; Geografia; Formação de professores, com o intuito de verificar o que vem sendo estudado, com análises mais aprofundadas que o trabalho investigativo proporciona, quanto à relação formação inicial de professores de geografia e EJA. Em uma segunda entrada-saída, o trabalho se desenvolve como uma narrativa de cunho qualitativo onde possuímos como objetivo um mergulho na construção experiência-sentido docente a partir do cotidiano em sala de aula de um professor recém-formado explorando as potencialidades de uma Geografia Viva por meio da realização de uma oficina sob o aporte da categoria do Lugar, onde nos propomos a compreender a relação entre a formação docente partindo da experiência da atuação em sala de aula, das relações entre professor e aluno e o que é vivenciado no cotidiano escolar.The present work starts from the teacher training experiences of the present author as a student and teacher of Geography, where, firstly, noticing the emptiness of the discussions regarding Youth and Adult Education during the initial training process, we seek to carry out a State of Art that relates Youth and Adult Education; Geography; Teacher training, with the aim of verifying what has been studied, with deeper analyzes that investigative work provides, regarding the relationship between initial training of geography teachers and Youth and Adult Education. In a second entry-exit, the work develops as a narrative of a qualitative nature where we have as an objective a dive into the construction of teaching experience-meaning from the daily life in the classroom of a newly graduated teacher exploring the potential of a Living Geography through the holding of a workshop under the contribution of the Place category, where we propose to understand the relationship between teacher training starting from the experience of working in the classroom, the relationship between teacher and student and what is experienced in the school routine.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Nascimento, Joaquim Péricles Mazzon do2023-11-08T18:45:13Z2023-11-08T18:45:13Z2023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:14:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:01:56.918807Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação For a living geography and the education of young people and adults in focus: paths, experience and narratives of a teacher in training. |
title |
Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação |
spellingShingle |
Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação Nascimento, Joaquim Péricles Mazzon do Experiência Educação de jovens e adultos Formação de professores Geografia Lugar Experience Youth and adult education Teacher training Geography Place |
title_short |
Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação |
title_full |
Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação |
title_fullStr |
Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação |
title_full_unstemmed |
Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação |
title_sort |
Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação |
author |
Nascimento, Joaquim Péricles Mazzon do |
author_facet |
Nascimento, Joaquim Péricles Mazzon do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Joaquim Péricles Mazzon do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência Educação de jovens e adultos Formação de professores Geografia Lugar Experience Youth and adult education Teacher training Geography Place |
topic |
Experiência Educação de jovens e adultos Formação de professores Geografia Lugar Experience Youth and adult education Teacher training Geography Place |
description |
O presente trabalho parte das experiências de formação docente do presente autor enquanto estudante e professor de Geografia, onde, primeiramente, notando o vazio das discussões a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o processo formativo inicial, buscamos realizar um Estado da Arte que relacione Educação de Jovens e Adultos; Geografia; Formação de professores, com o intuito de verificar o que vem sendo estudado, com análises mais aprofundadas que o trabalho investigativo proporciona, quanto à relação formação inicial de professores de geografia e EJA. Em uma segunda entrada-saída, o trabalho se desenvolve como uma narrativa de cunho qualitativo onde possuímos como objetivo um mergulho na construção experiência-sentido docente a partir do cotidiano em sala de aula de um professor recém-formado explorando as potencialidades de uma Geografia Viva por meio da realização de uma oficina sob o aporte da categoria do Lugar, onde nos propomos a compreender a relação entre a formação docente partindo da experiência da atuação em sala de aula, das relações entre professor e aluno e o que é vivenciado no cotidiano escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-08T18:45:13Z 2023-11-08T18:45:13Z 2023-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/251272 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129151778947072 |