Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Joaquim Péricles Mazzon do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251272
Resumo: O presente trabalho parte das experiências de formação docente do presente autor enquanto estudante e professor de Geografia, onde, primeiramente, notando o vazio das discussões a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o processo formativo inicial, buscamos realizar um Estado da Arte que relacione Educação de Jovens e Adultos; Geografia; Formação de professores, com o intuito de verificar o que vem sendo estudado, com análises mais aprofundadas que o trabalho investigativo proporciona, quanto à relação formação inicial de professores de geografia e EJA. Em uma segunda entrada-saída, o trabalho se desenvolve como uma narrativa de cunho qualitativo onde possuímos como objetivo um mergulho na construção experiência-sentido docente a partir do cotidiano em sala de aula de um professor recém-formado explorando as potencialidades de uma Geografia Viva por meio da realização de uma oficina sob o aporte da categoria do Lugar, onde nos propomos a compreender a relação entre a formação docente partindo da experiência da atuação em sala de aula, das relações entre professor e aluno e o que é vivenciado no cotidiano escolar.
id UNSP_e93c5ab38421dc56e976f45e1da78631
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251272
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formaçãoFor a living geography and the education of young people and adults in focus: paths, experience and narratives of a teacher in training.ExperiênciaEducação de jovens e adultosFormação de professoresGeografiaLugarExperienceYouth and adult educationTeacher trainingGeographyPlaceO presente trabalho parte das experiências de formação docente do presente autor enquanto estudante e professor de Geografia, onde, primeiramente, notando o vazio das discussões a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o processo formativo inicial, buscamos realizar um Estado da Arte que relacione Educação de Jovens e Adultos; Geografia; Formação de professores, com o intuito de verificar o que vem sendo estudado, com análises mais aprofundadas que o trabalho investigativo proporciona, quanto à relação formação inicial de professores de geografia e EJA. Em uma segunda entrada-saída, o trabalho se desenvolve como uma narrativa de cunho qualitativo onde possuímos como objetivo um mergulho na construção experiência-sentido docente a partir do cotidiano em sala de aula de um professor recém-formado explorando as potencialidades de uma Geografia Viva por meio da realização de uma oficina sob o aporte da categoria do Lugar, onde nos propomos a compreender a relação entre a formação docente partindo da experiência da atuação em sala de aula, das relações entre professor e aluno e o que é vivenciado no cotidiano escolar.The present work starts from the teacher training experiences of the present author as a student and teacher of Geography, where, firstly, noticing the emptiness of the discussions regarding Youth and Adult Education during the initial training process, we seek to carry out a State of Art that relates Youth and Adult Education; Geography; Teacher training, with the aim of verifying what has been studied, with deeper analyzes that investigative work provides, regarding the relationship between initial training of geography teachers and Youth and Adult Education. In a second entry-exit, the work develops as a narrative of a qualitative nature where we have as an objective a dive into the construction of teaching experience-meaning from the daily life in the classroom of a newly graduated teacher exploring the potential of a Living Geography through the holding of a workshop under the contribution of the Place category, where we propose to understand the relationship between teacher training starting from the experience of working in the classroom, the relationship between teacher and student and what is experienced in the school routine.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Nascimento, Joaquim Péricles Mazzon do2023-11-08T18:45:13Z2023-11-08T18:45:13Z2023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:14:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:01:56.918807Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação
For a living geography and the education of young people and adults in focus: paths, experience and narratives of a teacher in training.
title Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação
spellingShingle Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação
Nascimento, Joaquim Péricles Mazzon do
Experiência
Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Geografia
Lugar
Experience
Youth and adult education
Teacher training
Geography
Place
title_short Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação
title_full Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação
title_fullStr Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação
title_full_unstemmed Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação
title_sort Por uma geografia viva e a educação de jovens e adultos em foco: caminhos, experiência e narrativas de um professor em formação
author Nascimento, Joaquim Péricles Mazzon do
author_facet Nascimento, Joaquim Péricles Mazzon do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Joaquim Péricles Mazzon do
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência
Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Geografia
Lugar
Experience
Youth and adult education
Teacher training
Geography
Place
topic Experiência
Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Geografia
Lugar
Experience
Youth and adult education
Teacher training
Geography
Place
description O presente trabalho parte das experiências de formação docente do presente autor enquanto estudante e professor de Geografia, onde, primeiramente, notando o vazio das discussões a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o processo formativo inicial, buscamos realizar um Estado da Arte que relacione Educação de Jovens e Adultos; Geografia; Formação de professores, com o intuito de verificar o que vem sendo estudado, com análises mais aprofundadas que o trabalho investigativo proporciona, quanto à relação formação inicial de professores de geografia e EJA. Em uma segunda entrada-saída, o trabalho se desenvolve como uma narrativa de cunho qualitativo onde possuímos como objetivo um mergulho na construção experiência-sentido docente a partir do cotidiano em sala de aula de um professor recém-formado explorando as potencialidades de uma Geografia Viva por meio da realização de uma oficina sob o aporte da categoria do Lugar, onde nos propomos a compreender a relação entre a formação docente partindo da experiência da atuação em sala de aula, das relações entre professor e aluno e o que é vivenciado no cotidiano escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08T18:45:13Z
2023-11-08T18:45:13Z
2023-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251272
url https://hdl.handle.net/11449/251272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129151778947072