Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
http://hdl.handle.net/11449/127479
Resumo: This article presents results of research about the objective methods, by Norman A. Calkins, especially to teaching reading method. For the author, the words are the units trough the teaching should happen, relating it to the propositions of analytic methods that appeared in the 19th Century, innovating the procedures of general teaching.
id UNSP_ea19989c277aacc530b0094a63bcbac4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127479
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentidoTeaching reading by objective method: the words as units of understanding and senseObjective methodsTeaching readingObjective lessons19th century educationMétodo intuitivoEnsino de leituraLições de coisasEducação no século XIXThis article presents results of research about the objective methods, by Norman A. Calkins, especially to teaching reading method. For the author, the words are the units trough the teaching should happen, relating it to the propositions of analytic methods that appeared in the 19th Century, innovating the procedures of general teaching.Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o método de ensino intuitivo, elaborado por Norman A. Calkins, especialmente para o ensino da leitura. Para o autor, as palavras são as unidades a partir das quais o ensino deve se dar, filiando-se às proposições de marcha analítica que surgem no século XIX, inovando os procedimentos de ensino.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraSetor de Educação da Universidade Federal do ParanáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]2015-08-26T19:22:31Z2015-08-26T19:22:31Z2001-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article157-182application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=enEducar em Revista, n. 18, p. 157-182, 2001.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/12747910.1590/0104-4060.238S0104-40602001000200010S0104-40602001000200010.pdf9701075189282146SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127479Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:00:47.637411Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido
Teaching reading by objective method: the words as units of understanding and sense
title Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido
spellingShingle Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Objective methods
Teaching reading
Objective lessons
19th century education
Método intuitivo
Ensino de leitura
Lições de coisas
Educação no século XIX
title_short Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido
title_full Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido
title_fullStr Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido
title_full_unstemmed Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido
title_sort Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido
author Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
author_facet Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Objective methods
Teaching reading
Objective lessons
19th century education
Método intuitivo
Ensino de leitura
Lições de coisas
Educação no século XIX
topic Objective methods
Teaching reading
Objective lessons
19th century education
Método intuitivo
Ensino de leitura
Lições de coisas
Educação no século XIX
description This article presents results of research about the objective methods, by Norman A. Calkins, especially to teaching reading method. For the author, the words are the units trough the teaching should happen, relating it to the propositions of analytic methods that appeared in the 19th Century, innovating the procedures of general teaching.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
2015-08-26T19:22:31Z
2015-08-26T19:22:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
Educar em Revista, n. 18, p. 157-182, 2001.
0104-4060
http://hdl.handle.net/11449/127479
10.1590/0104-4060.238
S0104-40602001000200010
S0104-40602001000200010.pdf
9701075189282146
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
http://hdl.handle.net/11449/127479
identifier_str_mv Educar em Revista, n. 18, p. 157-182, 2001.
0104-4060
10.1590/0104-4060.238
S0104-40602001000200010
S0104-40602001000200010.pdf
9701075189282146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educar em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157-182
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128593735188480