Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=en http://hdl.handle.net/11449/127479 |
Resumo: | This article presents results of research about the objective methods, by Norman A. Calkins, especially to teaching reading method. For the author, the words are the units trough the teaching should happen, relating it to the propositions of analytic methods that appeared in the 19th Century, innovating the procedures of general teaching. |
id |
UNSP_ea19989c277aacc530b0094a63bcbac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127479 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentidoTeaching reading by objective method: the words as units of understanding and senseObjective methodsTeaching readingObjective lessons19th century educationMétodo intuitivoEnsino de leituraLições de coisasEducação no século XIXThis article presents results of research about the objective methods, by Norman A. Calkins, especially to teaching reading method. For the author, the words are the units trough the teaching should happen, relating it to the propositions of analytic methods that appeared in the 19th Century, innovating the procedures of general teaching.Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o método de ensino intuitivo, elaborado por Norman A. Calkins, especialmente para o ensino da leitura. Para o autor, as palavras são as unidades a partir das quais o ensino deve se dar, filiando-se às proposições de marcha analítica que surgem no século XIX, inovando os procedimentos de ensino.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraSetor de Educação da Universidade Federal do ParanáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]2015-08-26T19:22:31Z2015-08-26T19:22:31Z2001-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article157-182application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=enEducar em Revista, n. 18, p. 157-182, 2001.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/12747910.1590/0104-4060.238S0104-40602001000200010S0104-40602001000200010.pdf9701075189282146SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127479Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:00:47.637411Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido Teaching reading by objective method: the words as units of understanding and sense |
title |
Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido |
spellingShingle |
Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] Objective methods Teaching reading Objective lessons 19th century education Método intuitivo Ensino de leitura Lições de coisas Educação no século XIX |
title_short |
Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido |
title_full |
Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido |
title_fullStr |
Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido |
title_full_unstemmed |
Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido |
title_sort |
Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido |
author |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] |
author_facet |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objective methods Teaching reading Objective lessons 19th century education Método intuitivo Ensino de leitura Lições de coisas Educação no século XIX |
topic |
Objective methods Teaching reading Objective lessons 19th century education Método intuitivo Ensino de leitura Lições de coisas Educação no século XIX |
description |
This article presents results of research about the objective methods, by Norman A. Calkins, especially to teaching reading method. For the author, the words are the units trough the teaching should happen, relating it to the propositions of analytic methods that appeared in the 19th Century, innovating the procedures of general teaching. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-01 2015-08-26T19:22:31Z 2015-08-26T19:22:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=en Educar em Revista, n. 18, p. 157-182, 2001. 0104-4060 http://hdl.handle.net/11449/127479 10.1590/0104-4060.238 S0104-40602001000200010 S0104-40602001000200010.pdf 9701075189282146 |
url |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=en http://hdl.handle.net/11449/127479 |
identifier_str_mv |
Educar em Revista, n. 18, p. 157-182, 2001. 0104-4060 10.1590/0104-4060.238 S0104-40602001000200010 S0104-40602001000200010.pdf 9701075189282146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educar em Revista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
157-182 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128593735188480 |