Lesson study and the constructionist, contextualized, and meaningful approach for initial teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Carmem Silvia de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256437
Resumo: Esta pesquisa, conduzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, Brasil, pertence à linha de pesquisa Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem. O objetivo geral foi analisar os processos de criação, implementação e avaliação de uma proposta para a formação inicial de professores e explorar como a interconexão da metodologia Lesson Study (LS) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) podem promover práticas educacionais significativas, colaborativas e inclusivas. A pesquisa seguiu uma abordagem metodológica qualitativa exploratória descritiva e foi estruturada em quatro artigos, sendo apresentada em formato multipaper. O primeiro artigo explorou a literatura acadêmica sobre as características distintivas das práticas de LS em diversos contextos, avaliou as influências culturais que impactam a implementação do LS e analisou os desafios que dificultam a aplicação bem-sucedida do LS em contextos internacionais. Os resultados demonstraram que restrições de tempo, apoio financeiro, busca por resultados rápidos e inclusão de especialistas foram aspectos críticos que devem ser considerados ao introduzir o LS em um novo contexto. O segundo artigo examinou o conceito contemporâneo de inclusão na literatura internacional sobre LS em contextos inclusivos e explorou a potencial aplicabilidade da abordagem CCS para estabelecer melhorias na educação inclusiva em conjunto com o LS. O estudo argumenta que a interconexão do LS e da abordagem CCS pode aprimorar as práticas de ensino inclusivas, promovendo uma educação que atenda às diversas necessidades de aprendizagem de todos os estudantes em ambientes educacionais inclusivos. O terceiro artigo mapeou e explorou a literatura acadêmica sobre os principais temas que influenciam o desenvolvimento do LS no Brasil. Este estudo recomenda o refinamento dos objetivos de pesquisa para maior especificidade; identificação explícita do modelo de LS adotado; inclusão de especialistas; compartilhamento transparente dos desafios encontrados; e maior disseminação dos resultados de LS para alcançar um público mais amplo. O quarto artigo investigou se a participação no Microteaching Lesson Study (MLS), fundamentado pela abordagem CCM, facilita a aprendizagem colaborativa e experiências práticas voltadas para a educação inclusiva de futuros professores. Este estudo gerou um quadro robusto com princípios e procedimentos voltados para a melhoria da formação inicial de professores. Argumentamos que os programas de formação de professores devem envolver os estudantes em experiências colaborativas e reflexivas de MLS e proporcionar-lhes oportunidades para construir uma base de conhecimento profissional para o ensino. A ausência de metodologias inovadoras, ativas, reflexivas, colaborativas, práticas e sustentáveis desde o início da formação de professores pode resultar em dificuldades ao tentar reestruturar a escola em busca de novos significados sobre o que significa ensinar e aprender, incluindo a todos, sem distinções. Postulamos que o LS não se concentra apenas na aprendizagem significativa do professor ou no desempenho do estudante, mas está centrado na vida. Finalmente, esta tese oferece recomendações para futuras pesquisas, incluindo uma investigação mais aprofundada sobre o potencial uso do MLS para influenciar os futuros professores no primeiro ciclo de ensino em serviço e auxiliá-los a moldar sua identidade.
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O objetivo geral foi analisar os processos de criação, implementação e avaliação de uma proposta para a formação inicial de professores e explorar como a interconexão da metodologia Lesson Study (LS) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) podem promover práticas educacionais significativas, colaborativas e inclusivas. A pesquisa seguiu uma abordagem metodológica qualitativa exploratória descritiva e foi estruturada em quatro artigos, sendo apresentada em formato multipaper. O primeiro artigo explorou a literatura acadêmica sobre as características distintivas das práticas de LS em diversos contextos, avaliou as influências culturais que impactam a implementação do LS e analisou os desafios que dificultam a aplicação bem-sucedida do LS em contextos internacionais. Os resultados demonstraram que restrições de tempo, apoio financeiro, busca por resultados rápidos e inclusão de especialistas foram aspectos críticos que devem ser considerados ao introduzir o LS em um novo contexto. O segundo artigo examinou o conceito contemporâneo de inclusão na literatura internacional sobre LS em contextos inclusivos e explorou a potencial aplicabilidade da abordagem CCS para estabelecer melhorias na educação inclusiva em conjunto com o LS. O estudo argumenta que a interconexão do LS e da abordagem CCS pode aprimorar as práticas de ensino inclusivas, promovendo uma educação que atenda às diversas necessidades de aprendizagem de todos os estudantes em ambientes educacionais inclusivos. O terceiro artigo mapeou e explorou a literatura acadêmica sobre os principais temas que influenciam o desenvolvimento do LS no Brasil. Este estudo recomenda o refinamento dos objetivos de pesquisa para maior especificidade; identificação explícita do modelo de LS adotado; inclusão de especialistas; compartilhamento transparente dos desafios encontrados; e maior disseminação dos resultados de LS para alcançar um público mais amplo. O quarto artigo investigou se a participação no Microteaching Lesson Study (MLS), fundamentado pela abordagem CCM, facilita a aprendizagem colaborativa e experiências práticas voltadas para a educação inclusiva de futuros professores. Este estudo gerou um quadro robusto com princípios e procedimentos voltados para a melhoria da formação inicial de professores. Argumentamos que os programas de formação de professores devem envolver os estudantes em experiências colaborativas e reflexivas de MLS e proporcionar-lhes oportunidades para construir uma base de conhecimento profissional para o ensino. A ausência de metodologias inovadoras, ativas, reflexivas, colaborativas, práticas e sustentáveis desde o início da formação de professores pode resultar em dificuldades ao tentar reestruturar a escola em busca de novos significados sobre o que significa ensinar e aprender, incluindo a todos, sem distinções. Postulamos que o LS não se concentra apenas na aprendizagem significativa do professor ou no desempenho do estudante, mas está centrado na vida. Finalmente, esta tese oferece recomendações para futuras pesquisas, incluindo uma investigação mais aprofundada sobre o potencial uso do MLS para influenciar os futuros professores no primeiro ciclo de ensino em serviço e auxiliá-los a moldar sua identidade.This research, conducted at the Graduate Program in Education at São Paulo State University (UNESP), Faculty of Sciences and Technology, Presidente Prudente, Brazil, is affiliated with the research line Formative Processes, Teaching, and Learning. The primary objective was to analyze the creation, implementation, and evaluation processes of a proposal for the initial teacher education. The focus was exploring how the interconnectedness of the Lesson Study (LS) methodology and the Constructionist, Contextualized, and Meaningful (CCM) approach can promote meaningful, collaborative, and inclusive educational practices. The research followed a qualitative exploratory descriptive methodological approach and was structured into four articles presented in a multi-paper format. The first article delved into the academic literature on the distinctive features of LS practices, assessed the cultural influences impacting LS implementation, and analyzed challenges hindering the successful application of LS in international contexts. The results demonstrated that time constraints, financial support, searching for quick results, and including knowledgeable others were critical to consider when introducing LS to a new context. The second article examined the contemporary concept of inclusion by revising international research literature on LS in inclusive settings. It explored the potential applicability of the CCM approach to establish improved conditions for inclusive education in conjunction with LS. The findings showed that LS exhibited commonalities with the CCM approach, fostering teacher collaboration for effective professional development and emphasizing the importance of students' voices in enhancing and transforming teaching practices for inclusion. The third article mapped out and explored the academic literature on the principal themes and issues influencing LS's development in Brazil. This study recommended refining research objectives for greater specificity, explicit identification of the adopted LS model, inclusion of knowledgeable others or external advisors, transparent sharing of encountered challenges, and wider dissemination of LS study experiences and outcomes to reach a broader audience. The fourth article explored whether participation in the Microteaching Lesson Study (MLS), underpinned by the CCM approach, facilitates collaborative learning and practical experiences toward inclusive education for student teachers. The results demonstrated a robust framework with principles and procedures aimed at improving the initial training of future teachers, including authentic teaching experience, enhanced collaborative learning, increased ability to reframe original teaching concepts, enhanced confidence in teaching skills, higher levels of understanding of student needs and effective teaching strategies, and increased awareness of theory and practice integration and inclusivity. We argue that teacher-preparation programs should engage students in collaborative reflective MLS experience and provide them with opportunities to build a professional knowledge base for teaching. The absence of innovative, active, reflective, collaborative, practical, and sustainable methodologies from the beginning of teacher training can result in difficulties when trying to restructure the school in search of new meanings about what it means to teach and learn, including everyone, without distinctions. We posit that LS, underpinned by the CCM approach, focuses not only on teacher learning or student achievement. It is centered on life. Finally, this thesis offers several recommendations for future research, including a more thorough investigation into whether MLS influences participants in the first cycle of in-service teaching and helps shape their identity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Okada, AlexandraLima, Carmem Silvia de Souza2024-07-10T17:13:25Z2024-07-10T17:13:25Z2024-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLIMA, Carmem Silvia de Souza. Lesson study and the constructionist, contextualized, and meaningful approach for initial teacher education. Orientador: Klaus Schlünzen Junior. 2024. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25643720211292853419610000-0002-0342-2474enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-11T06:52:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256437Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:06:24.652044Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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