As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passini, Gabriel Katayama [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/131766
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853495.pdf
Resumo: Apesar da importância do atletismo, ainda são vários os problemas enfrentados por aqueles que se dedicam a ensiná-lo. Procurando estratégias que contribuam para sanar algumas dessas dificuldades, essa pesquisa teve como objetivo identificar as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), em especial, a internet, como forma de subsidiar o ensino do atletismo em aulas de Educação Física. Para atingirmos o objetivo proposto, nos pautamos no desenvolvimento de quatro etapas, a saber: 1ª Etapa - pesquisa bibliográfica, em livros, artigos e websites, visando coletar materiais didáticos relacionados ao atletismo; 2ª Etapa - análise e divisão dos conteúdos da internet, em especial, dos vídeos do Youtube, por possuírem diversos conteúdos relacionados ao atletismo; 3ª Etapa - organização do banco de dados, no formato de material didático, com base nos vídeos do Youtube, capaz de subsidiar o trabalho do professor de Educação Física na escola, com sugestões de atividades a fim de tornar as aulas sobre atletismo mais dinâmicas e numa linguagem cada vez mais frequente no dia a dia dos alunos
id UNSP_ea39b38259ea9e721395a574d88439d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/131766
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismoAtletismoTecnologias de informação e comunicaçãoMaterial didáticoAtletismo - Estudo e ensinoInternetApesar da importância do atletismo, ainda são vários os problemas enfrentados por aqueles que se dedicam a ensiná-lo. Procurando estratégias que contribuam para sanar algumas dessas dificuldades, essa pesquisa teve como objetivo identificar as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), em especial, a internet, como forma de subsidiar o ensino do atletismo em aulas de Educação Física. Para atingirmos o objetivo proposto, nos pautamos no desenvolvimento de quatro etapas, a saber: 1ª Etapa - pesquisa bibliográfica, em livros, artigos e websites, visando coletar materiais didáticos relacionados ao atletismo; 2ª Etapa - análise e divisão dos conteúdos da internet, em especial, dos vídeos do Youtube, por possuírem diversos conteúdos relacionados ao atletismo; 3ª Etapa - organização do banco de dados, no formato de material didático, com base nos vídeos do Youtube, capaz de subsidiar o trabalho do professor de Educação Física na escola, com sugestões de atividades a fim de tornar as aulas sobre atletismo mais dinâmicas e numa linguagem cada vez mais frequente no dia a dia dos alunosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passini, Gabriel Katayama [UNESP]2015-12-10T14:07:30Z2015-12-10T14:07:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfPASSINI, Gabriel Katayama. As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo. 2014. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.http://hdl.handle.net/11449/131766000853495http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853495.pdf7067580329376825Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:24:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131766Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:45:59.016660Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo
title As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo
spellingShingle As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo
Passini, Gabriel Katayama [UNESP]
Atletismo
Tecnologias de informação e comunicação
Material didático
Atletismo - Estudo e ensino
Internet
title_short As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo
title_full As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo
title_fullStr As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo
title_full_unstemmed As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo
title_sort As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo
author Passini, Gabriel Katayama [UNESP]
author_facet Passini, Gabriel Katayama [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Passini, Gabriel Katayama [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Atletismo
Tecnologias de informação e comunicação
Material didático
Atletismo - Estudo e ensino
Internet
topic Atletismo
Tecnologias de informação e comunicação
Material didático
Atletismo - Estudo e ensino
Internet
description Apesar da importância do atletismo, ainda são vários os problemas enfrentados por aqueles que se dedicam a ensiná-lo. Procurando estratégias que contribuam para sanar algumas dessas dificuldades, essa pesquisa teve como objetivo identificar as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), em especial, a internet, como forma de subsidiar o ensino do atletismo em aulas de Educação Física. Para atingirmos o objetivo proposto, nos pautamos no desenvolvimento de quatro etapas, a saber: 1ª Etapa - pesquisa bibliográfica, em livros, artigos e websites, visando coletar materiais didáticos relacionados ao atletismo; 2ª Etapa - análise e divisão dos conteúdos da internet, em especial, dos vídeos do Youtube, por possuírem diversos conteúdos relacionados ao atletismo; 3ª Etapa - organização do banco de dados, no formato de material didático, com base nos vídeos do Youtube, capaz de subsidiar o trabalho do professor de Educação Física na escola, com sugestões de atividades a fim de tornar as aulas sobre atletismo mais dinâmicas e numa linguagem cada vez mais frequente no dia a dia dos alunos
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-12-10T14:07:30Z
2015-12-10T14:07:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASSINI, Gabriel Katayama. As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo. 2014. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/131766
000853495
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853495.pdf
7067580329376825
identifier_str_mv PASSINI, Gabriel Katayama. As novas tecnologias de informação e comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo. 2014. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
000853495
7067580329376825
url http://hdl.handle.net/11449/131766
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853495.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129245126328320