Representações literárias e culturais da América Hispânica em livros didáticos para o ensino de espanhol/LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Augusto Moretti de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152799
Resumo: O estudo da língua espanhola e de suas literaturas tem aumentado significativamente no Brasil, seja por motivos comerciais ou acadêmicos. Assim, para acompanhar este processo, cresce também o número de materiais didáticos produzidos com a finalidade de servir de apoio a tal estudo. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem o objetivo de avaliar diversos livros didáticos e eleger aqueles que melhor preenchem os requisitos para auxiliarem os aprendizes. Nesse contexto, procuramos identificar, nesta pesquisa, como a América Hispânica é representada em duas dessas coleções de livros didáticos, no que tange à sua heterogeneidade cultural e literária. Para nossas análises, escolhemos as coleções Síntesis (2012), de Ivan Martin, e Enlaces (2010), de Soraia Osman et al, ambas produzidas em três volumes, voltados para o Ensino Médio. Consideramos as tendências mais recentes de estudos da cultura hispano-americana, que privilegiam a diversidade e a convivência entre as mais distintas manifestações culturais, observando como os países da América Hispânica são apresentados aos brasileiros aprendizes de sua cultura. Assim, conscientes da multiplicidade cultural que concebe os países hispano-americanos, direcionamos nossa investigação sobre as representações dessas culturas e literaturas selecionadas pelos autores dos livros didáticos de espanhol como língua estrangeira. Observamos, dentre outros aspectos, que os textos literários e culturais ainda são pretextos para atividades que visam ao estudo da língua.
id UNSP_ea8b608b1d90e0d61743db4a3c0461e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152799
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representações literárias e culturais da América Hispânica em livros didáticos para o ensino de espanhol/LEHispanic-American literary and cultural representations in didactic books to Spanish teaching/FLAmérica HispânicaLiteraturas e culturas hispano-americanasLiteratura e ensinoLivros didáticosEnsino de espanhol/LEHispanic AmericaHispanic-American literatures and culturesLiterature and teachingDidactic booksSpanish teaching/FLAmérica HispánicaLiteraturas y culturas hispanoamericanasLiteratura y enseñanzaLibros didácticosEnseñanza de español/LEO estudo da língua espanhola e de suas literaturas tem aumentado significativamente no Brasil, seja por motivos comerciais ou acadêmicos. Assim, para acompanhar este processo, cresce também o número de materiais didáticos produzidos com a finalidade de servir de apoio a tal estudo. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem o objetivo de avaliar diversos livros didáticos e eleger aqueles que melhor preenchem os requisitos para auxiliarem os aprendizes. Nesse contexto, procuramos identificar, nesta pesquisa, como a América Hispânica é representada em duas dessas coleções de livros didáticos, no que tange à sua heterogeneidade cultural e literária. Para nossas análises, escolhemos as coleções Síntesis (2012), de Ivan Martin, e Enlaces (2010), de Soraia Osman et al, ambas produzidas em três volumes, voltados para o Ensino Médio. Consideramos as tendências mais recentes de estudos da cultura hispano-americana, que privilegiam a diversidade e a convivência entre as mais distintas manifestações culturais, observando como os países da América Hispânica são apresentados aos brasileiros aprendizes de sua cultura. Assim, conscientes da multiplicidade cultural que concebe os países hispano-americanos, direcionamos nossa investigação sobre as representações dessas culturas e literaturas selecionadas pelos autores dos livros didáticos de espanhol como língua estrangeira. Observamos, dentre outros aspectos, que os textos literários e culturais ainda são pretextos para atividades que visam ao estudo da língua.The study of the Spanish language and its literatures has increased significantly in Brazil, either for commercial or academic reasons. Therefore, to accompany this process, the number of didactic material produced in order to support such study also rises. The Didactic Book National Program (PNLD) aims to evaluate several didactic books and elect those which best meet the requirements to assist the apprentices. In view of this context, in this research, the aim is to identify how Hispanic America is represented in two of those didactic book collections, regarding its cultural and literary heterogeneity. For the analyses, the collections Síntesis (2012), by Ivan Martin, and Enlaces (2010), by Soraia Osman et al, both produced in three volumes targeted at High School were selected. We sought to consider the most recent tendencies in Hispanic-American culture studies, which favor diversity and coexistence between the most diverse cultural manifestations, observing how countries from Hispanic America are presented to Brazilian apprentices of their culture. This way, aware of the cultural multiplicity that conceives Hispanic-American countries, we directed our investigation towards the representations of those cultures and literatures selected by the authors of the didactic books of Spanish as a foreign language. We observed, amongst other aspects, that the literary and cultural texts are still pretexts to activities that focus on studying the language.El aprendizaje de lengua española y de sus literaturas ha aumentado significativamente en Brasil, sea por motivos comerciales o académicos. Así, para acompañar este proceso, crece también el número de materiales didácticos producidos con la finalidad de ser apoyo a este estudio. El Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD) tiene el objetivo de evaluar diversos libros didácticos y elegir aquellos que mejor llenen los requisitos para ayudar al aprendiz. En ese contexto, buscamos identificar, en esta investigación, cómo América Hispánica es representada en dos de estas colecciones de libros didácticos, en lo que toca a su heterogeneidad cultural y literaria. Para nuestros análisis, elegimos las colecciones Síntesis (2012), de Ivan Martin, y Enlaces (2010), de Soraia Osman et al, ambas producidas en tres volúmenes, referentes a la Enseñanza Secundaria. Consideramos las tendencias más recientes de estudios de la cultura hispanoamericana, que privilegian la diversidad y la convivencia entre las más distintas manifestaciones culturales, observando cómo los países de América Hispánica son presentados a los brasileños aprendices de su cultura. Así, conscientes de la multiplicidad cultural que concibe los países hispanoamericanos, direccionamos nuestra investigación sobre las representaciones de esas culturas y literaturas seleccionadas por los autores de los libros didácticos de español como lengua extranjera. Observamos, además de otros aspectos, que los textos literarios y culturales todavía son pretextos para actividades que visan al estudio de la lengua.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esteves, Antonio Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Augusto Moretti de2018-02-23T13:05:22Z2018-02-23T13:05:22Z2018-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15279900089740333004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:59:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152799Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:45:11.083406Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações literárias e culturais da América Hispânica em livros didáticos para o ensino de espanhol/LE
Hispanic-American literary and cultural representations in didactic books to Spanish teaching/FL
title Representações literárias e culturais da América Hispânica em livros didáticos para o ensino de espanhol/LE
spellingShingle Representações literárias e culturais da América Hispânica em livros didáticos para o ensino de espanhol/LE
Barros, Augusto Moretti de
América Hispânica
Literaturas e culturas hispano-americanas
Literatura e ensino
Livros didáticos
Ensino de espanhol/LE
Hispanic America
Hispanic-American literatures and cultures
Literature and teaching
Didactic books
Spanish teaching/FL
América Hispánica
Literaturas y culturas hispanoamericanas
Literatura y enseñanza
Libros didácticos
Enseñanza de español/LE
title_short Representações literárias e culturais da América Hispânica em livros didáticos para o ensino de espanhol/LE
title_full Representações literárias e culturais da América Hispânica em livros didáticos para o ensino de espanhol/LE
title_fullStr Representações literárias e culturais da América Hispânica em livros didáticos para o ensino de espanhol/LE
title_full_unstemmed Representações literárias e culturais da América Hispânica em livros didáticos para o ensino de espanhol/LE
title_sort Representações literárias e culturais da América Hispânica em livros didáticos para o ensino de espanhol/LE
author Barros, Augusto Moretti de
author_facet Barros, Augusto Moretti de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Antonio Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Augusto Moretti de
dc.subject.por.fl_str_mv América Hispânica
Literaturas e culturas hispano-americanas
Literatura e ensino
Livros didáticos
Ensino de espanhol/LE
Hispanic America
Hispanic-American literatures and cultures
Literature and teaching
Didactic books
Spanish teaching/FL
América Hispánica
Literaturas y culturas hispanoamericanas
Literatura y enseñanza
Libros didácticos
Enseñanza de español/LE
topic América Hispânica
Literaturas e culturas hispano-americanas
Literatura e ensino
Livros didáticos
Ensino de espanhol/LE
Hispanic America
Hispanic-American literatures and cultures
Literature and teaching
Didactic books
Spanish teaching/FL
América Hispánica
Literaturas y culturas hispanoamericanas
Literatura y enseñanza
Libros didácticos
Enseñanza de español/LE
description O estudo da língua espanhola e de suas literaturas tem aumentado significativamente no Brasil, seja por motivos comerciais ou acadêmicos. Assim, para acompanhar este processo, cresce também o número de materiais didáticos produzidos com a finalidade de servir de apoio a tal estudo. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem o objetivo de avaliar diversos livros didáticos e eleger aqueles que melhor preenchem os requisitos para auxiliarem os aprendizes. Nesse contexto, procuramos identificar, nesta pesquisa, como a América Hispânica é representada em duas dessas coleções de livros didáticos, no que tange à sua heterogeneidade cultural e literária. Para nossas análises, escolhemos as coleções Síntesis (2012), de Ivan Martin, e Enlaces (2010), de Soraia Osman et al, ambas produzidas em três volumes, voltados para o Ensino Médio. Consideramos as tendências mais recentes de estudos da cultura hispano-americana, que privilegiam a diversidade e a convivência entre as mais distintas manifestações culturais, observando como os países da América Hispânica são apresentados aos brasileiros aprendizes de sua cultura. Assim, conscientes da multiplicidade cultural que concebe os países hispano-americanos, direcionamos nossa investigação sobre as representações dessas culturas e literaturas selecionadas pelos autores dos livros didáticos de espanhol como língua estrangeira. Observamos, dentre outros aspectos, que os textos literários e culturais ainda são pretextos para atividades que visam ao estudo da língua.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-23T13:05:22Z
2018-02-23T13:05:22Z
2018-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152799
000897403
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/152799
identifier_str_mv 000897403
33004048019P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129548734169088