Magma: 80 anos de poesia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Maria do Socorro [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/146691
Resumo: Magma, gênese poética do escritor João Guimarães Rosa, constitui-se a base sólida desta tese de doutoramento, em Teoria da Literatura. Tem-se como corpus os poemas da coletânea que apesar de premiada em, 1937, não obteve a recepção merecida, em virtude do autor não ter publicado a obra. O estudo aprofundado dos poemas mostra que o lirismo voltado para os rios, a água e as cores é aspecto crucial em sua composição. Não é novidade vincular a produção rosiana ao Modernismo, o que é novo é abordar uma obra inicial como Magma, tendo em vista os aspectos anteriores. Optamos por realizar uma abordagem que contempla (i) a análise da fortuna crítica; (ii) o contexto de produção, relacionando a gênese poética de João Guimarães Rosa às demais produções poéticas do Modernismo, sobretudo, do primeiro e do segundo momentos; (iii) a análise dos poemas. Para a construção da tese partimos do estudo da fortuna crítica de Magma, atendo-nos à recepção da mesma e às análises que da coletânea foram feitas. O suporte teórico e crítico para a realização desta tese ateve-se a estudos acerca do Modernismo brasileiro, entre eles Affonso Ávila (2013), José Guilherme Merquior (1965), aos estudos voltados para a compreensão do texto poético como Octavio Paz (1982). Além disso, buscamos contextualizar Magma no universo do Modernismo brasileiro, de modo a estabelecer pontos de aproximação e distanciamento entre o que faz João Guimarães Rosa e o que fazem os modernos. Em seguida, organizamos os poemas da obra em vertentes, apoiando-nos em parte nos trabalhos de Maria Célia Leonel. As fronteiras entre tais vertentes não são firmemente delimitadas, porém, acreditamos que há um ganho analítico na organização do livro segundo essa perspectiva, pois, são temas que percorrem toda a coletânea, também, toda a obra subsequente do autor. Por fim, coube investigar em que medida, tais temas, que se apresentam na obra com fronteiras pouco fluidas, se articulam, a partir de um discurso moderno que os aproxima. Ou seja, a partir dos instrumentos fornecidos pelas etapas anteriores procuramos responder à seguinte pergunta: em que medida aspectos do Modernismo articulam-se em Magma, para garantir o diálogo entre as vertentes apontadas e, para, além disso, garantir a originalidade e a riqueza da obra poética de João Guimarães Rosa?.
id UNSP_ea916f1a9e0a3bdfa28e775260c2019f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146691
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Magma: 80 anos de poesiaMagma: 80 years of poetryGuimarães RosaMagmaModernismoModernismMagma, gênese poética do escritor João Guimarães Rosa, constitui-se a base sólida desta tese de doutoramento, em Teoria da Literatura. Tem-se como corpus os poemas da coletânea que apesar de premiada em, 1937, não obteve a recepção merecida, em virtude do autor não ter publicado a obra. O estudo aprofundado dos poemas mostra que o lirismo voltado para os rios, a água e as cores é aspecto crucial em sua composição. Não é novidade vincular a produção rosiana ao Modernismo, o que é novo é abordar uma obra inicial como Magma, tendo em vista os aspectos anteriores. Optamos por realizar uma abordagem que contempla (i) a análise da fortuna crítica; (ii) o contexto de produção, relacionando a gênese poética de João Guimarães Rosa às demais produções poéticas do Modernismo, sobretudo, do primeiro e do segundo momentos; (iii) a análise dos poemas. Para a construção da tese partimos do estudo da fortuna crítica de Magma, atendo-nos à recepção da mesma e às análises que da coletânea foram feitas. O suporte teórico e crítico para a realização desta tese ateve-se a estudos acerca do Modernismo brasileiro, entre eles Affonso Ávila (2013), José Guilherme Merquior (1965), aos estudos voltados para a compreensão do texto poético como Octavio Paz (1982). Além disso, buscamos contextualizar Magma no universo do Modernismo brasileiro, de modo a estabelecer pontos de aproximação e distanciamento entre o que faz João Guimarães Rosa e o que fazem os modernos. Em seguida, organizamos os poemas da obra em vertentes, apoiando-nos em parte nos trabalhos de Maria Célia Leonel. As fronteiras entre tais vertentes não são firmemente delimitadas, porém, acreditamos que há um ganho analítico na organização do livro segundo essa perspectiva, pois, são temas que percorrem toda a coletânea, também, toda a obra subsequente do autor. Por fim, coube investigar em que medida, tais temas, que se apresentam na obra com fronteiras pouco fluidas, se articulam, a partir de um discurso moderno que os aproxima. Ou seja, a partir dos instrumentos fornecidos pelas etapas anteriores procuramos responder à seguinte pergunta: em que medida aspectos do Modernismo articulam-se em Magma, para garantir o diálogo entre as vertentes apontadas e, para, além disso, garantir a originalidade e a riqueza da obra poética de João Guimarães Rosa?.Magma, poetic genesis of the writer João Guimarães Rosa, constitutes the solid foundation of this doctoral thesis in Literary Theory. There have as corps poems that make up the collection, which despite awarded in 1937, did not get the deserved reception, and this, perhaps, hindered the development of researches on / from it, that situated within the context of Brazilian Modernism. Researches that show at the same time, the extent to which collection moves away from that same literary context, since the poems are linked by a discourse that tenses the very idea of Modernism, responsible for ensuring the originality of the work. The in-depth study of the poems shows that primitivism / nationalism, playful, philosophical, lyrical are crucial aspects in its composition. Unsurprisingly link to Rosa's production to Modernism, what is new is to approach an initial work as Magma, in view of the previous aspects. We decided to use an approach that includes (I) the analysis of the critical fortune; (II) the context of production, linking the poetic genesis of João Guimarães Rosa to other modernist poetic productions, especially the first and second times; (III) the analysis of poems. For the construction of the thesis we start from the study of criticism of Magma fortune, especially the study of Maria Célia Leonel (2000), being guided by the receipt of the same and the analyzes of the work they were made. The theoretical and critical support for the realization of this thesis it is adhered to studies of Brazilian modernism, including Affonso Avila, studies aimed at understanding the poetic text as Octavio Paz (1982). In addition, we seek to contextualize Magma in the universe of Brazilian modernism, in order to establish points of approximation and distancing between what is João Guimarães Rosa and what do the Modernists. Then we organized the poems of the work areas: primitivist / nationalist, lyrical, playful and philosophical. The boundaries between the strands are not firmly defined, but we believe that there is an analytical gain in book organization according to this view, because the themes run throughout the collection, too, all the subsequent work of the author. Finally, we investigate to what extent these issues, which are present in the work with little fluid boundaries, articulate, from a modernist discourse approaching them. That is, from the tools provided by the previous steps seek to answer the following question: to what extent modernist aspects are articulated in Magma to ensure dialogue between the identified aspects and to also ensure the originality and richness of work poetic of João Guimarães Rosa?.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martha, Diana Junkes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Torres, Maria do Socorro [UNESP]2016-12-15T16:46:42Z2016-12-15T16:46:42Z2016-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14669100087742433004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-29T06:17:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146691Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:34:38.131467Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Magma: 80 anos de poesia
Magma: 80 years of poetry
title Magma: 80 anos de poesia
spellingShingle Magma: 80 anos de poesia
Torres, Maria do Socorro [UNESP]
Guimarães Rosa
Magma
Modernismo
Modernism
title_short Magma: 80 anos de poesia
title_full Magma: 80 anos de poesia
title_fullStr Magma: 80 anos de poesia
title_full_unstemmed Magma: 80 anos de poesia
title_sort Magma: 80 anos de poesia
author Torres, Maria do Socorro [UNESP]
author_facet Torres, Maria do Socorro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martha, Diana Junkes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Maria do Socorro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Guimarães Rosa
Magma
Modernismo
Modernism
topic Guimarães Rosa
Magma
Modernismo
Modernism
description Magma, gênese poética do escritor João Guimarães Rosa, constitui-se a base sólida desta tese de doutoramento, em Teoria da Literatura. Tem-se como corpus os poemas da coletânea que apesar de premiada em, 1937, não obteve a recepção merecida, em virtude do autor não ter publicado a obra. O estudo aprofundado dos poemas mostra que o lirismo voltado para os rios, a água e as cores é aspecto crucial em sua composição. Não é novidade vincular a produção rosiana ao Modernismo, o que é novo é abordar uma obra inicial como Magma, tendo em vista os aspectos anteriores. Optamos por realizar uma abordagem que contempla (i) a análise da fortuna crítica; (ii) o contexto de produção, relacionando a gênese poética de João Guimarães Rosa às demais produções poéticas do Modernismo, sobretudo, do primeiro e do segundo momentos; (iii) a análise dos poemas. Para a construção da tese partimos do estudo da fortuna crítica de Magma, atendo-nos à recepção da mesma e às análises que da coletânea foram feitas. O suporte teórico e crítico para a realização desta tese ateve-se a estudos acerca do Modernismo brasileiro, entre eles Affonso Ávila (2013), José Guilherme Merquior (1965), aos estudos voltados para a compreensão do texto poético como Octavio Paz (1982). Além disso, buscamos contextualizar Magma no universo do Modernismo brasileiro, de modo a estabelecer pontos de aproximação e distanciamento entre o que faz João Guimarães Rosa e o que fazem os modernos. Em seguida, organizamos os poemas da obra em vertentes, apoiando-nos em parte nos trabalhos de Maria Célia Leonel. As fronteiras entre tais vertentes não são firmemente delimitadas, porém, acreditamos que há um ganho analítico na organização do livro segundo essa perspectiva, pois, são temas que percorrem toda a coletânea, também, toda a obra subsequente do autor. Por fim, coube investigar em que medida, tais temas, que se apresentam na obra com fronteiras pouco fluidas, se articulam, a partir de um discurso moderno que os aproxima. Ou seja, a partir dos instrumentos fornecidos pelas etapas anteriores procuramos responder à seguinte pergunta: em que medida aspectos do Modernismo articulam-se em Magma, para garantir o diálogo entre as vertentes apontadas e, para, além disso, garantir a originalidade e a riqueza da obra poética de João Guimarães Rosa?.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15T16:46:42Z
2016-12-15T16:46:42Z
2016-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/146691
000877424
33004153015P2
url http://hdl.handle.net/11449/146691
identifier_str_mv 000877424
33004153015P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129337743900672