Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buranello, Luciana Vanessa de Almeida [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90895
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar as contribuições que as classes de Correção de Fluxo proporcionaram aos alunos em termos de solução de problemas matemáticos, sob a visão de alunos, professores e ATP. Para tanto foram investigados: alunos egressos das classes de Correção de Fluxo, alunos que freqüentaram apenas classes regulares, professoras que lecionaram no projeto em questão e que hoje trabalham com os alunos egressos e o assistente técnico pedagógico que realizou as capacitações durante o desenvolvimento do projeto. Trata-se de uma amostra por conveniência. Foi possível constatar através de uma análise fenomenológica que o Projeto Correção de Fluxo não conseguiu atingir seus objetivos, ou seja, não promoveu a inclusão dos alunos que dele fizeram parte, pois os mesmos não resolvem problemas básicos envolvendo os números inteiros. Foi possível verificar que a exclusão destes alunos apenas foi adiada na instituição escolar investigada. Tais resultados apontam para a necessidade de melhorias em termos de políticas públicas educacionais, assim como de suas medidas operacionais.
id UNSP_ea9b959a275892b2e073d878ea17e107
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90895
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógicoFracasso escolarClasses de correção de fluxoSolução de problemas matemáticosClasses of flow correctionSolution of mathematical problemsSchool failuneO objetivo do presente estudo foi investigar as contribuições que as classes de Correção de Fluxo proporcionaram aos alunos em termos de solução de problemas matemáticos, sob a visão de alunos, professores e ATP. Para tanto foram investigados: alunos egressos das classes de Correção de Fluxo, alunos que freqüentaram apenas classes regulares, professoras que lecionaram no projeto em questão e que hoje trabalham com os alunos egressos e o assistente técnico pedagógico que realizou as capacitações durante o desenvolvimento do projeto. Trata-se de uma amostra por conveniência. Foi possível constatar através de uma análise fenomenológica que o Projeto Correção de Fluxo não conseguiu atingir seus objetivos, ou seja, não promoveu a inclusão dos alunos que dele fizeram parte, pois os mesmos não resolvem problemas básicos envolvendo os números inteiros. Foi possível verificar que a exclusão destes alunos apenas foi adiada na instituição escolar investigada. Tais resultados apontam para a necessidade de melhorias em termos de políticas públicas educacionais, assim como de suas medidas operacionais.The objetive of the present study was investigate the contributions that the classes of Correction of Flow provided to the students in terns of solution of mathematical problems, under the student`s vision, teacher and TPA. For so much whe investigated: regressor students of the classes of “Flow Correction”, students that just frequented regular classes, teachers that taught in the project in subject and that today work with the egressor students and the pedagogia technical assistant that realized the trainings during the development of the project. It is a sample for convenience. It was possibible to verify through a fenomenologic analysis that the project “Flow correction” didn’t get to reach its objectives, that is to say, it didn’t promote the student’s inclusion that took past of its, because the same ones don’t solve basic problems, involving the whole numbers. It was possible to verify that these student’s exclusion was just postponed in the investigated school institution. Such results point for the need of improvements in tenns of educational public politics, as wele as for their operational measures.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Secretaria da Educação de SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Buranello, Luciana Vanessa de Almeida [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2007-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 185 f. : il.application/pdfBURANELLO, Luciana Vanessa de Almeida. Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico. 2007. viii, 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90895000547277buranello_lva_me_bauru.pdf33004056079P09350885456287046Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-19T06:31:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90895Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:24:45.033714Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico
title Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico
spellingShingle Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico
Buranello, Luciana Vanessa de Almeida [UNESP]
Fracasso escolar
Classes de correção de fluxo
Solução de problemas matemáticos
Classes of flow correction
Solution of mathematical problems
School failune
title_short Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico
title_full Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico
title_fullStr Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico
title_full_unstemmed Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico
title_sort Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico
author Buranello, Luciana Vanessa de Almeida [UNESP]
author_facet Buranello, Luciana Vanessa de Almeida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pirola, Nelson Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Buranello, Luciana Vanessa de Almeida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Classes de correção de fluxo
Solução de problemas matemáticos
Classes of flow correction
Solution of mathematical problems
School failune
topic Fracasso escolar
Classes de correção de fluxo
Solução de problemas matemáticos
Classes of flow correction
Solution of mathematical problems
School failune
description O objetivo do presente estudo foi investigar as contribuições que as classes de Correção de Fluxo proporcionaram aos alunos em termos de solução de problemas matemáticos, sob a visão de alunos, professores e ATP. Para tanto foram investigados: alunos egressos das classes de Correção de Fluxo, alunos que freqüentaram apenas classes regulares, professoras que lecionaram no projeto em questão e que hoje trabalham com os alunos egressos e o assistente técnico pedagógico que realizou as capacitações durante o desenvolvimento do projeto. Trata-se de uma amostra por conveniência. Foi possível constatar através de uma análise fenomenológica que o Projeto Correção de Fluxo não conseguiu atingir seus objetivos, ou seja, não promoveu a inclusão dos alunos que dele fizeram parte, pois os mesmos não resolvem problemas básicos envolvendo os números inteiros. Foi possível verificar que a exclusão destes alunos apenas foi adiada na instituição escolar investigada. Tais resultados apontam para a necessidade de melhorias em termos de políticas públicas educacionais, assim como de suas medidas operacionais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-10
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BURANELLO, Luciana Vanessa de Almeida. Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico. 2007. viii, 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90895
000547277
buranello_lva_me_bauru.pdf
33004056079P0
9350885456287046
identifier_str_mv BURANELLO, Luciana Vanessa de Almeida. Classes de correção de fluxo e resolução de problemas: o olhar dos alunos, professores e assistente técnico pedagógico. 2007. viii, 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
000547277
buranello_lva_me_bauru.pdf
33004056079P0
9350885456287046
url http://hdl.handle.net/11449/90895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 185 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129517966852096