Experiência com ensino a distância no curso on-line de geoprocessamento convênio unesp/crea-sp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalhal, Rodolfo Salgueiro [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Prado, Fernanda de Almeida [UNESP], Peterlini, Gustavo Henrique de Campos [UNESP], Pereira, Erika Silva [UNESP], Meneguette, Arlete [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143626
Resumo: A mais recente edição do Curso Online de Geoprocessamento ocorreu no período de 13/06 a 27/08/2005, como atividade de extensão universitária proposta a partir de um convênio entre a UNESP e o CREA-SP, com interveniência da FUNDUNESP. Nesta edição do Curso, participaram quatro tutores, bolsistas da FAPESP e FUNDUNESP, vinculados ao Grupo de Pesquisa Cartografia Multimídia (Cartomídia), sob a coordenação da Profa. Adj. Arlete Meneguette. O Curso visou oferecer subsídios teórico-metodológicos sobre Geoprocessamento, capacitar o participante no uso da tecnologia da informação espacial, realizar aplicações práticas e democratizar o acesso às novas tecnologias. Os participantes tiveram a sua disposição o ambiente de ensino a distância TelEduc. Durante o Curso, a equipe de tutores teve a função de sanar dúvidas, tanto teóricas quanto práticas, a respeito de Geoprocessamento e do uso do SPRING, com o qual foram produzidos Bancos de Dados Geográficos. O Curso teve duração de 60 horas, no prazo de 3 meses, dividido em 3 módulos, sendo necessária aprovação com média igual ou superior a sete em cada um dos módulos. O primeiro módulo favoreceu um nivelamento teórico-metodológico, possibilitando que os participantes tivessem acesso a conceitos básicos de Geoprocessamento. No segundo módulo foi realizado um treinamento no uso do SPRING, com o auxílio de um tutorial desenvolvido pelo INPE, para exercitar na prática os conhecimentos teóricos assimilados durante o primeiro módulo. No terceiro e último módulo formaram-se times virtuais que modelaram e implementaram Bancos de Dados Geográficos para áreas de estudo escolhidas pelos times ou indicadas pelos formadores. Os critérios de avaliação foram: participações nos bate-papos, utilização do correio eletrônico, envio de contribuições para os fóruns de discussão, elaboração de sínteses de leituras e produção de relatórios disponibilizados nos portfólios eletrônicos. Embora tenham sido abertas 80 vagas para o Curso, mais de 160 pessoas demonstraram interesse e 103 confirmaram a inscrição. Assim, todos os inscritos foram aceitos, sem que tenha sido feita uma seleção com base em uma avaliação diagnóstica, o que gerou uma grande evasão nos Módulos I e II, pois muitos participantes foram reprovados por não conseguirem realizar as atividades dentro dos prazos estipulados. Para o terceiro módulo foram aprovados 33 alunos, que se dividiram em 9 times virtuais com propostas distintas. Ao final do Curso os alunos encaminharam CDs para a equipe de formadores, contendo os relatórios e os Bancos de Dados Geográficos. Atualmente, estão sendo desenvolvidos novos cursos, aprimorados com base na experiência acumulada pela equipe de formadores e no comentário dos participantes.
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