A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude141.htm
http://hdl.handle.net/11449/148367
Resumo: Introdução: Segundo o Censo Demográfico 2000, 13,6% da população brasileira jovem e adulta (15 a 65 anos) encontram-se na situação de analfabetismo. A maioria dessas pessoas (54%) não tem escolaridade. Quase todas as pessoas analfabetas (91%) pertencem às classes D ou E, 79% moram em municípios do interior, 43% no Nordeste. O Programa Alfabetização Solidária visa reduzir estes índices. Com a participação de cinco câmpus da UNESP em sete municípios, e em parceria com o poder público, empresas e universidades, o câmpus de S. J. do Rio Preto deu início às suas atividades vinculadas ao Programa em fevereiro de 2000, com a coordenação em Davinópolis, MA. Em agosto de 2001, com a de Colinas do Sul, GO. Objetivo: O estudo tem como objetivo o aprofundamento didático-metodológico, voltado à formação de alfabetizadores, e o embasamento ao ensino e à aprendizagem das situações concretas da prática pedagógica que ocorre na dinâmica da sala de aula. Destina-se também à instrumentalização, teórica e prática, do futuro alfabetizador, para motivar os alunos. e levá-los à inclusão escolar e social. Métodos: o trabalho desenvolve-se a partir da coleção Viver, Aprender, fornecida pelo PAS, e de materiais pedagógicos complementares (jogos, canções, filmes e dinâmicas), além de visitas de acompanhamento e avaliação contínua. Resultados: os resultados pedagógicos têm influenciado a rede de ensino oficial e a pesquisa acadêmica. Apesar de vários problemas, que incluem a infra-estrutura inadequada e a rotatividade de alfabetizadores, o PAS já proporcionou os instrumentos básicos para que 170 instrutores prossigam em seus estudos e atuem na melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. O impacto da alfabetização sobre os 38% de analfabetos, dos 12.800 habitantes de Davinópolis, por exemplo, foi de 35%.
id UNSP_eb27a20de2bec1623e18a48daff9c171
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148367
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio PretoIntrodução: Segundo o Censo Demográfico 2000, 13,6% da população brasileira jovem e adulta (15 a 65 anos) encontram-se na situação de analfabetismo. A maioria dessas pessoas (54%) não tem escolaridade. Quase todas as pessoas analfabetas (91%) pertencem às classes D ou E, 79% moram em municípios do interior, 43% no Nordeste. O Programa Alfabetização Solidária visa reduzir estes índices. Com a participação de cinco câmpus da UNESP em sete municípios, e em parceria com o poder público, empresas e universidades, o câmpus de S. J. do Rio Preto deu início às suas atividades vinculadas ao Programa em fevereiro de 2000, com a coordenação em Davinópolis, MA. Em agosto de 2001, com a de Colinas do Sul, GO. Objetivo: O estudo tem como objetivo o aprofundamento didático-metodológico, voltado à formação de alfabetizadores, e o embasamento ao ensino e à aprendizagem das situações concretas da prática pedagógica que ocorre na dinâmica da sala de aula. Destina-se também à instrumentalização, teórica e prática, do futuro alfabetizador, para motivar os alunos. e levá-los à inclusão escolar e social. Métodos: o trabalho desenvolve-se a partir da coleção Viver, Aprender, fornecida pelo PAS, e de materiais pedagógicos complementares (jogos, canções, filmes e dinâmicas), além de visitas de acompanhamento e avaliação contínua. Resultados: os resultados pedagógicos têm influenciado a rede de ensino oficial e a pesquisa acadêmica. Apesar de vários problemas, que incluem a infra-estrutura inadequada e a rotatividade de alfabetizadores, o PAS já proporcionou os instrumentos básicos para que 170 instrutores prossigam em seus estudos e atuem na melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. O impacto da alfabetização sobre os 38% de analfabetos, dos 12.800 habitantes de Davinópolis, por exemplo, foi de 35%.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP]2017-01-18T18:09:48Z2017-01-18T18:09:48Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude141.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148367PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T15:08:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148367Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:16:08.293905Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto
title A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto
spellingShingle A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto
Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP]
title_short A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto
title_full A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto
title_fullStr A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto
title_full_unstemmed A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto
title_sort A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto
author Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP]
author_facet Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP]
description Introdução: Segundo o Censo Demográfico 2000, 13,6% da população brasileira jovem e adulta (15 a 65 anos) encontram-se na situação de analfabetismo. A maioria dessas pessoas (54%) não tem escolaridade. Quase todas as pessoas analfabetas (91%) pertencem às classes D ou E, 79% moram em municípios do interior, 43% no Nordeste. O Programa Alfabetização Solidária visa reduzir estes índices. Com a participação de cinco câmpus da UNESP em sete municípios, e em parceria com o poder público, empresas e universidades, o câmpus de S. J. do Rio Preto deu início às suas atividades vinculadas ao Programa em fevereiro de 2000, com a coordenação em Davinópolis, MA. Em agosto de 2001, com a de Colinas do Sul, GO. Objetivo: O estudo tem como objetivo o aprofundamento didático-metodológico, voltado à formação de alfabetizadores, e o embasamento ao ensino e à aprendizagem das situações concretas da prática pedagógica que ocorre na dinâmica da sala de aula. Destina-se também à instrumentalização, teórica e prática, do futuro alfabetizador, para motivar os alunos. e levá-los à inclusão escolar e social. Métodos: o trabalho desenvolve-se a partir da coleção Viver, Aprender, fornecida pelo PAS, e de materiais pedagógicos complementares (jogos, canções, filmes e dinâmicas), além de visitas de acompanhamento e avaliação contínua. Resultados: os resultados pedagógicos têm influenciado a rede de ensino oficial e a pesquisa acadêmica. Apesar de vários problemas, que incluem a infra-estrutura inadequada e a rotatividade de alfabetizadores, o PAS já proporcionou os instrumentos básicos para que 170 instrutores prossigam em seus estudos e atuem na melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. O impacto da alfabetização sobre os 38% de analfabetos, dos 12.800 habitantes de Davinópolis, por exemplo, foi de 35%.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:48Z
2017-01-18T18:09:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude141.htm
http://hdl.handle.net/11449/148367
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude141.htm
http://hdl.handle.net/11449/148367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129301913010176