A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude141.htm http://hdl.handle.net/11449/148367 |
Resumo: | Introdução: Segundo o Censo Demográfico 2000, 13,6% da população brasileira jovem e adulta (15 a 65 anos) encontram-se na situação de analfabetismo. A maioria dessas pessoas (54%) não tem escolaridade. Quase todas as pessoas analfabetas (91%) pertencem às classes D ou E, 79% moram em municípios do interior, 43% no Nordeste. O Programa Alfabetização Solidária visa reduzir estes índices. Com a participação de cinco câmpus da UNESP em sete municípios, e em parceria com o poder público, empresas e universidades, o câmpus de S. J. do Rio Preto deu início às suas atividades vinculadas ao Programa em fevereiro de 2000, com a coordenação em Davinópolis, MA. Em agosto de 2001, com a de Colinas do Sul, GO. Objetivo: O estudo tem como objetivo o aprofundamento didático-metodológico, voltado à formação de alfabetizadores, e o embasamento ao ensino e à aprendizagem das situações concretas da prática pedagógica que ocorre na dinâmica da sala de aula. Destina-se também à instrumentalização, teórica e prática, do futuro alfabetizador, para motivar os alunos. e levá-los à inclusão escolar e social. Métodos: o trabalho desenvolve-se a partir da coleção Viver, Aprender, fornecida pelo PAS, e de materiais pedagógicos complementares (jogos, canções, filmes e dinâmicas), além de visitas de acompanhamento e avaliação contínua. Resultados: os resultados pedagógicos têm influenciado a rede de ensino oficial e a pesquisa acadêmica. Apesar de vários problemas, que incluem a infra-estrutura inadequada e a rotatividade de alfabetizadores, o PAS já proporcionou os instrumentos básicos para que 170 instrutores prossigam em seus estudos e atuem na melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. O impacto da alfabetização sobre os 38% de analfabetos, dos 12.800 habitantes de Davinópolis, por exemplo, foi de 35%. |
id |
UNSP_eb27a20de2bec1623e18a48daff9c171 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148367 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio PretoIntrodução: Segundo o Censo Demográfico 2000, 13,6% da população brasileira jovem e adulta (15 a 65 anos) encontram-se na situação de analfabetismo. A maioria dessas pessoas (54%) não tem escolaridade. Quase todas as pessoas analfabetas (91%) pertencem às classes D ou E, 79% moram em municípios do interior, 43% no Nordeste. O Programa Alfabetização Solidária visa reduzir estes índices. Com a participação de cinco câmpus da UNESP em sete municípios, e em parceria com o poder público, empresas e universidades, o câmpus de S. J. do Rio Preto deu início às suas atividades vinculadas ao Programa em fevereiro de 2000, com a coordenação em Davinópolis, MA. Em agosto de 2001, com a de Colinas do Sul, GO. Objetivo: O estudo tem como objetivo o aprofundamento didático-metodológico, voltado à formação de alfabetizadores, e o embasamento ao ensino e à aprendizagem das situações concretas da prática pedagógica que ocorre na dinâmica da sala de aula. Destina-se também à instrumentalização, teórica e prática, do futuro alfabetizador, para motivar os alunos. e levá-los à inclusão escolar e social. Métodos: o trabalho desenvolve-se a partir da coleção Viver, Aprender, fornecida pelo PAS, e de materiais pedagógicos complementares (jogos, canções, filmes e dinâmicas), além de visitas de acompanhamento e avaliação contínua. Resultados: os resultados pedagógicos têm influenciado a rede de ensino oficial e a pesquisa acadêmica. Apesar de vários problemas, que incluem a infra-estrutura inadequada e a rotatividade de alfabetizadores, o PAS já proporcionou os instrumentos básicos para que 170 instrutores prossigam em seus estudos e atuem na melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. O impacto da alfabetização sobre os 38% de analfabetos, dos 12.800 habitantes de Davinópolis, por exemplo, foi de 35%.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP]2017-01-18T18:09:48Z2017-01-18T18:09:48Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude141.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148367PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T15:08:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148367Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:16:08.293905Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto |
title |
A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto |
spellingShingle |
A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP] |
title_short |
A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto |
title_full |
A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto |
title_fullStr |
A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto |
title_full_unstemmed |
A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto |
title_sort |
A especificidade do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da UNESP de São José do Rio Preto |
author |
Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP] |
author_facet |
Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP] |
description |
Introdução: Segundo o Censo Demográfico 2000, 13,6% da população brasileira jovem e adulta (15 a 65 anos) encontram-se na situação de analfabetismo. A maioria dessas pessoas (54%) não tem escolaridade. Quase todas as pessoas analfabetas (91%) pertencem às classes D ou E, 79% moram em municípios do interior, 43% no Nordeste. O Programa Alfabetização Solidária visa reduzir estes índices. Com a participação de cinco câmpus da UNESP em sete municípios, e em parceria com o poder público, empresas e universidades, o câmpus de S. J. do Rio Preto deu início às suas atividades vinculadas ao Programa em fevereiro de 2000, com a coordenação em Davinópolis, MA. Em agosto de 2001, com a de Colinas do Sul, GO. Objetivo: O estudo tem como objetivo o aprofundamento didático-metodológico, voltado à formação de alfabetizadores, e o embasamento ao ensino e à aprendizagem das situações concretas da prática pedagógica que ocorre na dinâmica da sala de aula. Destina-se também à instrumentalização, teórica e prática, do futuro alfabetizador, para motivar os alunos. e levá-los à inclusão escolar e social. Métodos: o trabalho desenvolve-se a partir da coleção Viver, Aprender, fornecida pelo PAS, e de materiais pedagógicos complementares (jogos, canções, filmes e dinâmicas), além de visitas de acompanhamento e avaliação contínua. Resultados: os resultados pedagógicos têm influenciado a rede de ensino oficial e a pesquisa acadêmica. Apesar de vários problemas, que incluem a infra-estrutura inadequada e a rotatividade de alfabetizadores, o PAS já proporcionou os instrumentos básicos para que 170 instrutores prossigam em seus estudos e atuem na melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. O impacto da alfabetização sobre os 38% de analfabetos, dos 12.800 habitantes de Davinópolis, por exemplo, foi de 35%. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:48Z 2017-01-18T18:09:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude141.htm http://hdl.handle.net/11449/148367 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude141.htm http://hdl.handle.net/11449/148367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129301913010176 |