Ensino da função exponencial: análise de resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Luciana Alcantara de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157239
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as análises dos resultados referentes ao ensino da Função Exponencial com o uso da metodologia de Resolução de Problemas para os alunos do Ensino Médio. Baseando-se na teoria proposta por Onuchic (1999), foram elaboradas quatro atividades envolvendo problemas para introduzir os conceitos referentes a Função Exponencial no primeiro ano e verificar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos do segundo e terceiro anos. Os problemas envolvem o crescimento populacional de uma bactéria e a meia-vida de um fármaco. Os alunos do primeiro ano apresentaram melhor desempenho com esta nova abordagem de ensino baseada em soluções de problemas, e no segundo e terceiro anos apresentaram dificuldades com relação ao tópico de funções.
id UNSP_eb413a496e209175d33fa387897976d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157239
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino da função exponencial: análise de resultadosTeaching exponential function: results analysisFunção exponencialResolução de problemasEnsino médioMatemáticaExponential functionsProblem-solvingSecondary educationMathematicsEste trabalho tem como objetivo apresentar as análises dos resultados referentes ao ensino da Função Exponencial com o uso da metodologia de Resolução de Problemas para os alunos do Ensino Médio. Baseando-se na teoria proposta por Onuchic (1999), foram elaboradas quatro atividades envolvendo problemas para introduzir os conceitos referentes a Função Exponencial no primeiro ano e verificar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos do segundo e terceiro anos. Os problemas envolvem o crescimento populacional de uma bactéria e a meia-vida de um fármaco. Os alunos do primeiro ano apresentaram melhor desempenho com esta nova abordagem de ensino baseada em soluções de problemas, e no segundo e terceiro anos apresentaram dificuldades com relação ao tópico de funções.This study evaluated the impact teaching of exponential functions through a problem-solving approach to students in secondary education. Based on the theory proposed by Onuchic (1999), we created four activities involving problems to introduce the concepts related to exponential functions to tenthgrade students and to verify the acquired knowledge of eleventh-grade and twelfth-grade students. The problems involve the population growth of bacteria and the half-life of a drug. All the students welcomed the new didactic proposal. The tenth-grade students were able to understand the new concepts based on problem-solving teaching and eleventh-grade and twelfth-grade students presented difficulties regarding the topic of functions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lamas, Rita de Cássia Pavan [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toledo, Luciana Alcantara de2018-10-04T19:38:25Z2018-10-04T19:38:25Z2018-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15723900090868331075010001P267157505825265550000-0002-5264-5092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:13:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157239Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-25T06:13:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da função exponencial: análise de resultados
Teaching exponential function: results analysis
title Ensino da função exponencial: análise de resultados
spellingShingle Ensino da função exponencial: análise de resultados
Toledo, Luciana Alcantara de
Função exponencial
Resolução de problemas
Ensino médio
Matemática
Exponential functions
Problem-solving
Secondary education
Mathematics
title_short Ensino da função exponencial: análise de resultados
title_full Ensino da função exponencial: análise de resultados
title_fullStr Ensino da função exponencial: análise de resultados
title_full_unstemmed Ensino da função exponencial: análise de resultados
title_sort Ensino da função exponencial: análise de resultados
author Toledo, Luciana Alcantara de
author_facet Toledo, Luciana Alcantara de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lamas, Rita de Cássia Pavan [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Luciana Alcantara de
dc.subject.por.fl_str_mv Função exponencial
Resolução de problemas
Ensino médio
Matemática
Exponential functions
Problem-solving
Secondary education
Mathematics
topic Função exponencial
Resolução de problemas
Ensino médio
Matemática
Exponential functions
Problem-solving
Secondary education
Mathematics
description Este trabalho tem como objetivo apresentar as análises dos resultados referentes ao ensino da Função Exponencial com o uso da metodologia de Resolução de Problemas para os alunos do Ensino Médio. Baseando-se na teoria proposta por Onuchic (1999), foram elaboradas quatro atividades envolvendo problemas para introduzir os conceitos referentes a Função Exponencial no primeiro ano e verificar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos do segundo e terceiro anos. Os problemas envolvem o crescimento populacional de uma bactéria e a meia-vida de um fármaco. Os alunos do primeiro ano apresentaram melhor desempenho com esta nova abordagem de ensino baseada em soluções de problemas, e no segundo e terceiro anos apresentaram dificuldades com relação ao tópico de funções.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-04T19:38:25Z
2018-10-04T19:38:25Z
2018-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157239
000908683
31075010001P2
6715750582526555
0000-0002-5264-5092
url http://hdl.handle.net/11449/157239
identifier_str_mv 000908683
31075010001P2
6715750582526555
0000-0002-5264-5092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046648408965120