Ensino da função exponencial: análise de resultados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/157239 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar as análises dos resultados referentes ao ensino da Função Exponencial com o uso da metodologia de Resolução de Problemas para os alunos do Ensino Médio. Baseando-se na teoria proposta por Onuchic (1999), foram elaboradas quatro atividades envolvendo problemas para introduzir os conceitos referentes a Função Exponencial no primeiro ano e verificar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos do segundo e terceiro anos. Os problemas envolvem o crescimento populacional de uma bactéria e a meia-vida de um fármaco. Os alunos do primeiro ano apresentaram melhor desempenho com esta nova abordagem de ensino baseada em soluções de problemas, e no segundo e terceiro anos apresentaram dificuldades com relação ao tópico de funções. |
id |
UNSP_eb413a496e209175d33fa387897976d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/157239 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino da função exponencial: análise de resultadosTeaching exponential function: results analysisFunção exponencialResolução de problemasEnsino médioMatemáticaExponential functionsProblem-solvingSecondary educationMathematicsEste trabalho tem como objetivo apresentar as análises dos resultados referentes ao ensino da Função Exponencial com o uso da metodologia de Resolução de Problemas para os alunos do Ensino Médio. Baseando-se na teoria proposta por Onuchic (1999), foram elaboradas quatro atividades envolvendo problemas para introduzir os conceitos referentes a Função Exponencial no primeiro ano e verificar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos do segundo e terceiro anos. Os problemas envolvem o crescimento populacional de uma bactéria e a meia-vida de um fármaco. Os alunos do primeiro ano apresentaram melhor desempenho com esta nova abordagem de ensino baseada em soluções de problemas, e no segundo e terceiro anos apresentaram dificuldades com relação ao tópico de funções.This study evaluated the impact teaching of exponential functions through a problem-solving approach to students in secondary education. Based on the theory proposed by Onuchic (1999), we created four activities involving problems to introduce the concepts related to exponential functions to tenthgrade students and to verify the acquired knowledge of eleventh-grade and twelfth-grade students. The problems involve the population growth of bacteria and the half-life of a drug. All the students welcomed the new didactic proposal. The tenth-grade students were able to understand the new concepts based on problem-solving teaching and eleventh-grade and twelfth-grade students presented difficulties regarding the topic of functions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lamas, Rita de Cássia Pavan [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toledo, Luciana Alcantara de2018-10-04T19:38:25Z2018-10-04T19:38:25Z2018-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15723900090868331075010001P267157505825265550000-0002-5264-5092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:13:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157239Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:40:00.340821Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da função exponencial: análise de resultados Teaching exponential function: results analysis |
title |
Ensino da função exponencial: análise de resultados |
spellingShingle |
Ensino da função exponencial: análise de resultados Toledo, Luciana Alcantara de Função exponencial Resolução de problemas Ensino médio Matemática Exponential functions Problem-solving Secondary education Mathematics |
title_short |
Ensino da função exponencial: análise de resultados |
title_full |
Ensino da função exponencial: análise de resultados |
title_fullStr |
Ensino da função exponencial: análise de resultados |
title_full_unstemmed |
Ensino da função exponencial: análise de resultados |
title_sort |
Ensino da função exponencial: análise de resultados |
author |
Toledo, Luciana Alcantara de |
author_facet |
Toledo, Luciana Alcantara de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lamas, Rita de Cássia Pavan [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Luciana Alcantara de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função exponencial Resolução de problemas Ensino médio Matemática Exponential functions Problem-solving Secondary education Mathematics |
topic |
Função exponencial Resolução de problemas Ensino médio Matemática Exponential functions Problem-solving Secondary education Mathematics |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar as análises dos resultados referentes ao ensino da Função Exponencial com o uso da metodologia de Resolução de Problemas para os alunos do Ensino Médio. Baseando-se na teoria proposta por Onuchic (1999), foram elaboradas quatro atividades envolvendo problemas para introduzir os conceitos referentes a Função Exponencial no primeiro ano e verificar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos do segundo e terceiro anos. Os problemas envolvem o crescimento populacional de uma bactéria e a meia-vida de um fármaco. Os alunos do primeiro ano apresentaram melhor desempenho com esta nova abordagem de ensino baseada em soluções de problemas, e no segundo e terceiro anos apresentaram dificuldades com relação ao tópico de funções. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-04T19:38:25Z 2018-10-04T19:38:25Z 2018-08-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/157239 000908683 31075010001P2 6715750582526555 0000-0002-5264-5092 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/157239 |
identifier_str_mv |
000908683 31075010001P2 6715750582526555 0000-0002-5264-5092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128963712647168 |