A desnaturalização da adolescência: uma análise pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213705 |
Resumo: | O estudo apresentado nesta dissertação buscou em um romance, O adolescente, de Dostoiévski, elementos para a compreensão da formação dos indivíduos nessa fase específica da vida humana que é a adolescência. Para tanto, inicialmente foram analisadas algumas contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica no que se refere à educação dos adolescentes. Em seguida foram abordadas algumas aproximações entre a pedagogia histórico-crítica e estudos estéticos realizados por Lukács. Por fim, foram explorados aspectos do romance O adolescente como um romance de formação (Bildungsroman). |
id |
UNSP_eba77e47bc092e959178f39ca7f26d2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/213705 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A desnaturalização da adolescência: uma análise pedagógica do romance O Adolescente de DostoiévskiDenaturalization of adolescence: a pedagogical analysis of the novel The Adolescent by DostoevskyAdolescênciaPsicologia histórico culturalPedagogia histórico críticaDostoiévskiLukácsVygotskiO estudo apresentado nesta dissertação buscou em um romance, O adolescente, de Dostoiévski, elementos para a compreensão da formação dos indivíduos nessa fase específica da vida humana que é a adolescência. Para tanto, inicialmente foram analisadas algumas contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica no que se refere à educação dos adolescentes. Em seguida foram abordadas algumas aproximações entre a pedagogia histórico-crítica e estudos estéticos realizados por Lukács. Por fim, foram explorados aspectos do romance O adolescente como um romance de formação (Bildungsroman).The study presented in this master degree monography sought in a novel, The Adolescent, by Dostoyevsky, for elements to understand the education and development of individuals in this specific phase of human life, which is adolescence. To this end, initially some contributions from historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy with regard to the education of adolescents were analyzed. Then some connections between historical-critical pedagogy and aesthetic studies carried out by Lukács were approached. Finally, aspects of the novel The Adolescent as a Bildungsroman were explored.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Flaviana Bataliotti [UNESP]2021-07-28T17:13:30Z2021-07-28T17:13:30Z2021-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21370533004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213705Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:03:53.876193Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A desnaturalização da adolescência: uma análise pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski Denaturalization of adolescence: a pedagogical analysis of the novel The Adolescent by Dostoevsky |
title |
A desnaturalização da adolescência: uma análise pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski |
spellingShingle |
A desnaturalização da adolescência: uma análise pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski Gomes, Flaviana Bataliotti [UNESP] Adolescência Psicologia histórico cultural Pedagogia histórico crítica Dostoiévski Lukács Vygotski |
title_short |
A desnaturalização da adolescência: uma análise pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski |
title_full |
A desnaturalização da adolescência: uma análise pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski |
title_fullStr |
A desnaturalização da adolescência: uma análise pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski |
title_full_unstemmed |
A desnaturalização da adolescência: uma análise pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski |
title_sort |
A desnaturalização da adolescência: uma análise pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski |
author |
Gomes, Flaviana Bataliotti [UNESP] |
author_facet |
Gomes, Flaviana Bataliotti [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Newton [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Flaviana Bataliotti [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Psicologia histórico cultural Pedagogia histórico crítica Dostoiévski Lukács Vygotski |
topic |
Adolescência Psicologia histórico cultural Pedagogia histórico crítica Dostoiévski Lukács Vygotski |
description |
O estudo apresentado nesta dissertação buscou em um romance, O adolescente, de Dostoiévski, elementos para a compreensão da formação dos indivíduos nessa fase específica da vida humana que é a adolescência. Para tanto, inicialmente foram analisadas algumas contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica no que se refere à educação dos adolescentes. Em seguida foram abordadas algumas aproximações entre a pedagogia histórico-crítica e estudos estéticos realizados por Lukács. Por fim, foram explorados aspectos do romance O adolescente como um romance de formação (Bildungsroman). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-28T17:13:30Z 2021-07-28T17:13:30Z 2021-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/213705 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/213705 |
identifier_str_mv |
33004030079P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129015510204416 |