O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Valdicea [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Monteiro, Dirce Charara [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000100014
http://hdl.handle.net/11449/29092
Resumo: Sabe-se que as crenças do professor influenciam suas percepções, decisões e ações antes, durante ou depois da aula. Dessa forma, é importante que ele as conheça e reflita sobre as mesmas, o que pode levá-lo a possíveis alterações em suas práticas, possibilitando seu desenvolvimento profissional. Para levantar essas crenças é necessária a utilização de instrumentos e procedimentos que sejam eficientes e promovam reflexão. Neste artigo apresentaremos um trabalho cujo objetivo foi pesquisar quais tipos de crenças podemos detectar com o uso de diferentes instrumentos e procedimentos, investigando se estes afetam a maneira como os professores refletem sobre suas crenças e quais combinações entre eles são eficazes para a promoção de reflexão. O referencial teórico foi constituído de estudos sobre o pensamento do professor, crenças de professores e metodologia na investigação de crenças. Foi realizada uma pesquisa qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, com cinco professoras de inglês de uma escola de línguas de uma cidade do interior de SP. Para a coleta de dados foram aplicados cinco instrumentos e procedimentos de pesquisa: questionário, grupo focal, auto-relato, observação de aulas e entrevistas (com a técnica stimulated recall). Os resultados mostraram que é possível levantar crenças sobre aprendizagem e ensino com os instrumentos e procedimentos selecionados e que os mesmos interferem na maneira como os professores refletem sobre suas crenças, entretanto, a combinação deles pode ser um bom caminho para o desencadeamento do processo reflexivo.
id UNSP_ebe9808dfb5e7ba59a4fc302fb32f7a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29092
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexivaThe use of research instruments and procedures to investigate beliefs: promoting reflective developmentCrenças de professores de inglêsmetodologia de pesquisa sobre crençasformação reflexiva de professoresEnglish teachers' beliefsresearch methodology on beliefsreflective teacher educationSabe-se que as crenças do professor influenciam suas percepções, decisões e ações antes, durante ou depois da aula. Dessa forma, é importante que ele as conheça e reflita sobre as mesmas, o que pode levá-lo a possíveis alterações em suas práticas, possibilitando seu desenvolvimento profissional. Para levantar essas crenças é necessária a utilização de instrumentos e procedimentos que sejam eficientes e promovam reflexão. Neste artigo apresentaremos um trabalho cujo objetivo foi pesquisar quais tipos de crenças podemos detectar com o uso de diferentes instrumentos e procedimentos, investigando se estes afetam a maneira como os professores refletem sobre suas crenças e quais combinações entre eles são eficazes para a promoção de reflexão. O referencial teórico foi constituído de estudos sobre o pensamento do professor, crenças de professores e metodologia na investigação de crenças. Foi realizada uma pesquisa qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, com cinco professoras de inglês de uma escola de línguas de uma cidade do interior de SP. Para a coleta de dados foram aplicados cinco instrumentos e procedimentos de pesquisa: questionário, grupo focal, auto-relato, observação de aulas e entrevistas (com a técnica stimulated recall). Os resultados mostraram que é possível levantar crenças sobre aprendizagem e ensino com os instrumentos e procedimentos selecionados e que os mesmos interferem na maneira como os professores refletem sobre suas crenças, entretanto, a combinação deles pode ser um bom caminho para o desencadeamento do processo reflexivo.It is well known that teachers' beliefs influence their perceptions, decisions and actions, before, during and after their classes. Therefore, it is important for them to know their beliefs and to reflect about them, which may lead them to some changes in their practice, making professional development possible. In order to elicit these beliefs, it is necessary to use some data collection instruments and procedures which are effective and may promote teachers' reflection. This paper presents a research whose aim was to investigate which kinds of beliefs can be detected with different instruments and procedures, analyzing if they interfere in the way teachers reflect about their own beliefs, and if there is a possible combination of them to promote teachers' reflection. The theoretical reference was based on studies about teacher thinking, teachers' beliefs, and research methodology on beliefs. An interpretive-qualitative research with etnographical aspects was carried out, involving five English teachers of a language school in São Paulo state. For the data collection five research instruments and procedures were used: questionnaire, focal group, self-report, class observations and interview (with the technique stimulated recall). The results showed that it is possible to detect beliefs about learning and teaching with the selected instruments and procedures and that they interfere in the way teachers reflect about their beliefs. The results also showed the importance of using a combination of these instruments to promote a reflexive process.UNESPUNESPUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística AplicadaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moreira, Valdicea [UNESP]Monteiro, Dirce Charara [UNESP]2014-05-20T15:14:12Z2014-05-20T15:14:12Z2010-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article205-221application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000100014Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Departamento de Linguística Aplicada, v. 49, n. 1, p. 205-221, 2010.0103-1813http://hdl.handle.net/11449/2909210.1590/S0103-18132010000100014S0103-18132010000100014S0103-18132010000100014.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTrabalhos em Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T06:18:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29092Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:55:11.066550Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexiva
The use of research instruments and procedures to investigate beliefs: promoting reflective development
title O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexiva
spellingShingle O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexiva
Moreira, Valdicea [UNESP]
Crenças de professores de inglês
metodologia de pesquisa sobre crenças
formação reflexiva de professores
English teachers' beliefs
research methodology on beliefs
reflective teacher education
title_short O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexiva
title_full O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexiva
title_fullStr O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexiva
title_full_unstemmed O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexiva
title_sort O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexiva
author Moreira, Valdicea [UNESP]
author_facet Moreira, Valdicea [UNESP]
Monteiro, Dirce Charara [UNESP]
author_role author
author2 Monteiro, Dirce Charara [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Valdicea [UNESP]
Monteiro, Dirce Charara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças de professores de inglês
metodologia de pesquisa sobre crenças
formação reflexiva de professores
English teachers' beliefs
research methodology on beliefs
reflective teacher education
topic Crenças de professores de inglês
metodologia de pesquisa sobre crenças
formação reflexiva de professores
English teachers' beliefs
research methodology on beliefs
reflective teacher education
description Sabe-se que as crenças do professor influenciam suas percepções, decisões e ações antes, durante ou depois da aula. Dessa forma, é importante que ele as conheça e reflita sobre as mesmas, o que pode levá-lo a possíveis alterações em suas práticas, possibilitando seu desenvolvimento profissional. Para levantar essas crenças é necessária a utilização de instrumentos e procedimentos que sejam eficientes e promovam reflexão. Neste artigo apresentaremos um trabalho cujo objetivo foi pesquisar quais tipos de crenças podemos detectar com o uso de diferentes instrumentos e procedimentos, investigando se estes afetam a maneira como os professores refletem sobre suas crenças e quais combinações entre eles são eficazes para a promoção de reflexão. O referencial teórico foi constituído de estudos sobre o pensamento do professor, crenças de professores e metodologia na investigação de crenças. Foi realizada uma pesquisa qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, com cinco professoras de inglês de uma escola de línguas de uma cidade do interior de SP. Para a coleta de dados foram aplicados cinco instrumentos e procedimentos de pesquisa: questionário, grupo focal, auto-relato, observação de aulas e entrevistas (com a técnica stimulated recall). Os resultados mostraram que é possível levantar crenças sobre aprendizagem e ensino com os instrumentos e procedimentos selecionados e que os mesmos interferem na maneira como os professores refletem sobre suas crenças, entretanto, a combinação deles pode ser um bom caminho para o desencadeamento do processo reflexivo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
2014-05-20T15:14:12Z
2014-05-20T15:14:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000100014
Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Departamento de Linguística Aplicada, v. 49, n. 1, p. 205-221, 2010.
0103-1813
http://hdl.handle.net/11449/29092
10.1590/S0103-18132010000100014
S0103-18132010000100014
S0103-18132010000100014.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000100014
http://hdl.handle.net/11449/29092
identifier_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Departamento de Linguística Aplicada, v. 49, n. 1, p. 205-221, 2010.
0103-1813
10.1590/S0103-18132010000100014
S0103-18132010000100014
S0103-18132010000100014.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 205-221
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129373521313792