Dificuldades de leitura e problemas de indisciplina: aplicação da metodologia da equivalência de estímulos e o procedimento de exclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hayashi, Ednéia Aparecida Peres [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91286
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de investigar se a tecnologia de equivalência de estímulos e o procedimento de exclusão, reduzindo dificuldades de leitura e escrita, também reduzem comportamentos avaliados como de indisciplina. Os resultados indicam que o programa de ensino de leitura e escrita, por meio da combinação dos procedimentos de discriminação condicional e o de exclusão, contribui para a aprendizagem de leitura de todas as palavras de treino e de novas palavras, as quais não foram diretamente ensinadas aos sujeitos. Quanto aos resultados obtidos com o Inventário TRF, a redução nos escores, embora a maioria tenha apresentado-se baixa, parece considerável e indicadora da eficiência da metodologia utilizada também enquanto promotora de melhora em comportamentos relacionados com indisciplina, conforme avaliação dos professores.
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