Uma experiência de avaliação para a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostini, Eliena Aparecida Betete
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves, Maria Aparecida Agostini, Campello, Lourdes Maria Viegas, Trazzi, Márcia Aparecida da Silva, Rocha, Edilce Ferlete Teixeira, Haga, Kuniko Iwamoto, Haga, Mario Susumo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141847
Resumo: A avaliação da aprendizagem possui grande importância no processo educativo, porém, a prática avaliativa vem causando prejuízos ao aprendizado como a reprovação, a exclusão entre outros males às crianças e jovens em geral sem trazer benefícios enquanto expediente pedagógico de grande potencial para aprendizagem. Assim, para a equipe pedagógica da EE José Florêncio do Amaral - Monções-SP, a análise, a reflexão e levantamento de dados sobre quais e de que forma acontece o processo de avaliação em sala de aula e o que a equipe pedagógica faz com os resultados obtidos passou a ser um trabalho relevante para não encerrar a avaliação como um fim em si mesmo, bem como a constatação dos baixos níveis de desempenho dos alunos do Ensino Médio, nas avaliações internas e externas (IDESP-Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Baseado nestes princípios, está em desenvolvimento uma pesquisa desde 2012, por meio de questionários, com questões dissertativas aplicados em uma classe de 27 alunos da 2ª série do Ensino Médio e 6 professores desta Unidade Escolar Pública da Rede Estadual de Ensino. Este trabalho teve como objetivos: 1 - identificar as situações e variedades de avaliação da aprendizagem dos alunos; 2 – Investigar como as avaliações contribuem para a aprendizagem dos estudantes e estudar práticas alternativas com foco em suas relações com o processo de ensino e aprendizagem, A partir de 2013, foi iniciado uma proposta de avaliação alternativa e resultados promissores estão sendo alcançados entre alunos e professores, principalmente em relação à motivação para o ensino e para a aprendizagem.
id UNSP_ecb6c17e8edd1cb465fb8da107f2a1f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141847
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma experiência de avaliação para a aprendizagemA avaliação da aprendizagem possui grande importância no processo educativo, porém, a prática avaliativa vem causando prejuízos ao aprendizado como a reprovação, a exclusão entre outros males às crianças e jovens em geral sem trazer benefícios enquanto expediente pedagógico de grande potencial para aprendizagem. Assim, para a equipe pedagógica da EE José Florêncio do Amaral - Monções-SP, a análise, a reflexão e levantamento de dados sobre quais e de que forma acontece o processo de avaliação em sala de aula e o que a equipe pedagógica faz com os resultados obtidos passou a ser um trabalho relevante para não encerrar a avaliação como um fim em si mesmo, bem como a constatação dos baixos níveis de desempenho dos alunos do Ensino Médio, nas avaliações internas e externas (IDESP-Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Baseado nestes princípios, está em desenvolvimento uma pesquisa desde 2012, por meio de questionários, com questões dissertativas aplicados em uma classe de 27 alunos da 2ª série do Ensino Médio e 6 professores desta Unidade Escolar Pública da Rede Estadual de Ensino. Este trabalho teve como objetivos: 1 - identificar as situações e variedades de avaliação da aprendizagem dos alunos; 2 – Investigar como as avaliações contribuem para a aprendizagem dos estudantes e estudar práticas alternativas com foco em suas relações com o processo de ensino e aprendizagem, A partir de 2013, foi iniciado uma proposta de avaliação alternativa e resultados promissores estão sendo alcançados entre alunos e professores, principalmente em relação à motivação para o ensino e para a aprendizagem.Escola Estadual José Florêncio do Amaral, Monções, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Escola Estadual José Florêncio do AmaralUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Agostini, Eliena Aparecida BeteteAlves, Maria Aparecida AgostiniCampello, Lourdes Maria ViegasTrazzi, Márcia Aparecida da SilvaRocha, Edilce Ferlete TeixeiraHaga, Kuniko IwamotoHaga, Mario Susumo2016-07-19T13:00:44Z2016-07-19T13:00:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4547-4554application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4547-45542357-7819http://hdl.handle.net/11449/141847ISSN2357-7819-2014-4547-4554.pdf38320348376413813558054469670536porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141847Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:26:57.108885Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de avaliação para a aprendizagem
title Uma experiência de avaliação para a aprendizagem
spellingShingle Uma experiência de avaliação para a aprendizagem
Agostini, Eliena Aparecida Betete
title_short Uma experiência de avaliação para a aprendizagem
title_full Uma experiência de avaliação para a aprendizagem
title_fullStr Uma experiência de avaliação para a aprendizagem
title_full_unstemmed Uma experiência de avaliação para a aprendizagem
title_sort Uma experiência de avaliação para a aprendizagem
author Agostini, Eliena Aparecida Betete
author_facet Agostini, Eliena Aparecida Betete
Alves, Maria Aparecida Agostini
Campello, Lourdes Maria Viegas
Trazzi, Márcia Aparecida da Silva
Rocha, Edilce Ferlete Teixeira
Haga, Kuniko Iwamoto
Haga, Mario Susumo
author_role author
author2 Alves, Maria Aparecida Agostini
Campello, Lourdes Maria Viegas
Trazzi, Márcia Aparecida da Silva
Rocha, Edilce Ferlete Teixeira
Haga, Kuniko Iwamoto
Haga, Mario Susumo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escola Estadual José Florêncio do Amaral
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostini, Eliena Aparecida Betete
Alves, Maria Aparecida Agostini
Campello, Lourdes Maria Viegas
Trazzi, Márcia Aparecida da Silva
Rocha, Edilce Ferlete Teixeira
Haga, Kuniko Iwamoto
Haga, Mario Susumo
description A avaliação da aprendizagem possui grande importância no processo educativo, porém, a prática avaliativa vem causando prejuízos ao aprendizado como a reprovação, a exclusão entre outros males às crianças e jovens em geral sem trazer benefícios enquanto expediente pedagógico de grande potencial para aprendizagem. Assim, para a equipe pedagógica da EE José Florêncio do Amaral - Monções-SP, a análise, a reflexão e levantamento de dados sobre quais e de que forma acontece o processo de avaliação em sala de aula e o que a equipe pedagógica faz com os resultados obtidos passou a ser um trabalho relevante para não encerrar a avaliação como um fim em si mesmo, bem como a constatação dos baixos níveis de desempenho dos alunos do Ensino Médio, nas avaliações internas e externas (IDESP-Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Baseado nestes princípios, está em desenvolvimento uma pesquisa desde 2012, por meio de questionários, com questões dissertativas aplicados em uma classe de 27 alunos da 2ª série do Ensino Médio e 6 professores desta Unidade Escolar Pública da Rede Estadual de Ensino. Este trabalho teve como objetivos: 1 - identificar as situações e variedades de avaliação da aprendizagem dos alunos; 2 – Investigar como as avaliações contribuem para a aprendizagem dos estudantes e estudar práticas alternativas com foco em suas relações com o processo de ensino e aprendizagem, A partir de 2013, foi iniciado uma proposta de avaliação alternativa e resultados promissores estão sendo alcançados entre alunos e professores, principalmente em relação à motivação para o ensino e para a aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:44Z
2016-07-19T13:00:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4547-4554
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141847
ISSN2357-7819-2014-4547-4554.pdf
3832034837641381
3558054469670536
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141847
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4547-4554
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4547-4554.pdf
3832034837641381
3558054469670536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4547-4554
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128653141213184