Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Douglas [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181155
Resumo: Esta pesquisa apresenta a intenção de elaborar uma versão histórica sobre o movimento de criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática), no Triângulo Mineiro, Minas Gerais. Os primeiros cursos foram os balizadores temporais desse estudo, estando compreendidos entre 1960 a 1980. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, tal qual a concebemos e praticamos no Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Os procedimentos metodológicos possibilitaram criar quinze narrativas dos sujeitos que viveram e experienciaram processos distintos na criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática). Além das fontes orais foram mobilizadas outras fontes (escritas e iconográficas), acessadas em arquivos públicos e privados, e outros trabalhos que nos ajudaram a elaborar compreensões sobre o tema. Esse estudo está inserido em um projeto de amplo espectro do Ghoem, cuja intenção é constituir compreensões em um mapeamento historiográfico, no Brasil, sobre a formação e atuação de professores de Matemática. Nesse nosso estudo, construímos uma narrativa em que foi possível perceber a influência da Igreja Católica na constituição dos primeiros cursos; a formação do professor de Matemática antes da criação desses primeiros cursos de ensino superior; o movimento de constituição do ensino superior na região; a formação do professor que lecionou nos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) e onde esse professor buscava sua capacitação; a organização da estrutura dos cursos; e as contribuições da constituição de um perfil discente para a demarcação de uma nova região.
id UNSP_ecb82a830e4b82c99f2055f345d40ae3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181155
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas GeraisA history of the creation of the first teacher education process courses (Mathematics) in the Triângulo Mineiro - Minas GeraisNarrativaFormação do professor do ensino superiorHistória oralEnsino superiorHistória da Educação MatemáticaNarrativeTeacher education process in higher educationOral historyHigher educationHistory of mathematics educationEsta pesquisa apresenta a intenção de elaborar uma versão histórica sobre o movimento de criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática), no Triângulo Mineiro, Minas Gerais. Os primeiros cursos foram os balizadores temporais desse estudo, estando compreendidos entre 1960 a 1980. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, tal qual a concebemos e praticamos no Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Os procedimentos metodológicos possibilitaram criar quinze narrativas dos sujeitos que viveram e experienciaram processos distintos na criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática). Além das fontes orais foram mobilizadas outras fontes (escritas e iconográficas), acessadas em arquivos públicos e privados, e outros trabalhos que nos ajudaram a elaborar compreensões sobre o tema. Esse estudo está inserido em um projeto de amplo espectro do Ghoem, cuja intenção é constituir compreensões em um mapeamento historiográfico, no Brasil, sobre a formação e atuação de professores de Matemática. Nesse nosso estudo, construímos uma narrativa em que foi possível perceber a influência da Igreja Católica na constituição dos primeiros cursos; a formação do professor de Matemática antes da criação desses primeiros cursos de ensino superior; o movimento de constituição do ensino superior na região; a formação do professor que lecionou nos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) e onde esse professor buscava sua capacitação; a organização da estrutura dos cursos; e as contribuições da constituição de um perfil discente para a demarcação de uma nova região.This research aims to elaborate a historical version on the movement of creation of the first courses of for Mathematics education process of teachers in the region of Triângulo Mineiro, state of Minas Gerais. The first courses were the time guidelines for this study, from 1960 to 1980. We used as Oral research methodology as we conceive it and practice it in the Oral History and Mathematics Education Group (Ghoem). The methodological procedures made it possible to create fifteen narratives about the subjects who lived and experienced different processes in the creation of the first teacher training courses (of Mathematics). In addition to the oral sources, other ones (written and iconographic) were accessed through public and private archives, and other works that helped us to develop understandings on the subject. This study is part of a broad spectrum project of the Ghoem whose intention is to constitute understandings in a historiographic mapping in Brazil about the education and performance of Mathematics teachers. On our study we constructed a narrative in which it was possible to perceive the influence of the Catholic Church in the constitution of the first courses; the mathematics teachers´ education before the development of those first higher education courses; the education movement of higher education in the region; the education process of the teacher who taught in the first courses of teacher education (of Mathematics) and where that teacher sought his education; organization of course structure; and the contributions of the constitution of a student profile for the demarcation of a new region.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Douglas [UNESP]2019-03-22T17:19:00Z2019-03-22T17:19:00Z2019-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18115500091408433004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-26T06:30:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181155Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:57.163698Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Gerais
A history of the creation of the first teacher education process courses (Mathematics) in the Triângulo Mineiro - Minas Gerais
title Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Gerais
spellingShingle Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Gerais
Marin, Douglas [UNESP]
Narrativa
Formação do professor do ensino superior
História oral
Ensino superior
História da Educação Matemática
Narrative
Teacher education process in higher education
Oral history
Higher education
History of mathematics education
title_short Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Gerais
title_full Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Gerais
title_fullStr Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Gerais
title_full_unstemmed Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Gerais
title_sort Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Gerais
author Marin, Douglas [UNESP]
author_facet Marin, Douglas [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Douglas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Formação do professor do ensino superior
História oral
Ensino superior
História da Educação Matemática
Narrative
Teacher education process in higher education
Oral history
Higher education
History of mathematics education
topic Narrativa
Formação do professor do ensino superior
História oral
Ensino superior
História da Educação Matemática
Narrative
Teacher education process in higher education
Oral history
Higher education
History of mathematics education
description Esta pesquisa apresenta a intenção de elaborar uma versão histórica sobre o movimento de criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática), no Triângulo Mineiro, Minas Gerais. Os primeiros cursos foram os balizadores temporais desse estudo, estando compreendidos entre 1960 a 1980. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, tal qual a concebemos e praticamos no Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Os procedimentos metodológicos possibilitaram criar quinze narrativas dos sujeitos que viveram e experienciaram processos distintos na criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática). Além das fontes orais foram mobilizadas outras fontes (escritas e iconográficas), acessadas em arquivos públicos e privados, e outros trabalhos que nos ajudaram a elaborar compreensões sobre o tema. Esse estudo está inserido em um projeto de amplo espectro do Ghoem, cuja intenção é constituir compreensões em um mapeamento historiográfico, no Brasil, sobre a formação e atuação de professores de Matemática. Nesse nosso estudo, construímos uma narrativa em que foi possível perceber a influência da Igreja Católica na constituição dos primeiros cursos; a formação do professor de Matemática antes da criação desses primeiros cursos de ensino superior; o movimento de constituição do ensino superior na região; a formação do professor que lecionou nos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) e onde esse professor buscava sua capacitação; a organização da estrutura dos cursos; e as contribuições da constituição de um perfil discente para a demarcação de uma nova região.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-22T17:19:00Z
2019-03-22T17:19:00Z
2019-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181155
000914084
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/181155
identifier_str_mv 000914084
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129572876582912