A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lot, Gabriel
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255900
Resumo: A concessão de rodovias no Brasil teve início na década de 1990 como desafio enfrentados no financiamento, construção, manutenção e conservação da infraestrutura rodoviária nacional. Tanto o governo federal quanto os estaduais optaram por transferir a gestão e operação de diversos trechos de estradas para o setor privado. Este estudo focalizou programas de concessões rodoviárias, tanto no âmbito federal quanto estadual, com destaque para o estado de São Paulo. Ele investigou a evolução do modelo de concessão sob as perspectivas regulatória e contratual, comparando o modelo federal com o adotado em São Paulo. Além disso, examinou-se a segurança viária das rodovias e concessões, utilizando o índice de acidentes como métrica para representar a probabilidade de ocorrência de acidentes nas rodovias sob concessão. A análise temporal proporcionou evidências sobre a eficácia dos programas de concessão. Ademais, um estudo de caso foi conduzido, subdividindo a concessão alvo em trechos, viabilizando uma análise detalhada de sua eficácia.
id UNSP_ed0f1eda726646cd883e3607c90be151
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255900
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São PauloEfficiency in road safety in sections of federal highway concessions and in the state of São PauloSegurança viáriaAcidentes rodoviáriosModelos de concessãoConcessões rodoviárias.Highway concessionRoad safetyRoad accidentsA concessão de rodovias no Brasil teve início na década de 1990 como desafio enfrentados no financiamento, construção, manutenção e conservação da infraestrutura rodoviária nacional. Tanto o governo federal quanto os estaduais optaram por transferir a gestão e operação de diversos trechos de estradas para o setor privado. Este estudo focalizou programas de concessões rodoviárias, tanto no âmbito federal quanto estadual, com destaque para o estado de São Paulo. Ele investigou a evolução do modelo de concessão sob as perspectivas regulatória e contratual, comparando o modelo federal com o adotado em São Paulo. Além disso, examinou-se a segurança viária das rodovias e concessões, utilizando o índice de acidentes como métrica para representar a probabilidade de ocorrência de acidentes nas rodovias sob concessão. A análise temporal proporcionou evidências sobre a eficácia dos programas de concessão. Ademais, um estudo de caso foi conduzido, subdividindo a concessão alvo em trechos, viabilizando uma análise detalhada de sua eficácia.The concession of highways in Brazil began in the 1990s as a response to the challenges faced in financing, construction, maintenance, and conservation of the national road infrastructure. Both federal and state governments opted to transfer the management and operation of road sections to the private sector. This study specifically focused on highway concession programs, at both the federal and state levels, with emphasis on the state of São Paulo. It investigated the evolution of the concession model from regulatory and contractual perspectives, comparing the federal model with that adopted in São Paulo. Additionally, it examined the road safety of highways and concessions, using the accident index as a metric to represent the probability of accidents occurring on concessioned highways. Temporal analysis provided evidence of the effectiveness of concession programs. Furthermore, a case study was conducted, subdividing the target concession into sections, enabling a detailed analysis of its effectiveness.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Jairo Salim Pinheiro de [UNESP]Lot, Gabriel2024-06-10T13:29:10Z2024-06-10T13:29:10Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOT, Gabriel. A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo. 2024. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Ilha Solteira, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T06:01:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255900Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:17:08.251111Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo
Efficiency in road safety in sections of federal highway concessions and in the state of São Paulo
title A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo
spellingShingle A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo
Lot, Gabriel
Segurança viária
Acidentes rodoviários
Modelos de concessão
Concessões rodoviárias.
Highway concession
Road safety
Road accidents
title_short A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo
title_full A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo
title_fullStr A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo
title_full_unstemmed A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo
title_sort A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo
author Lot, Gabriel
author_facet Lot, Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Jairo Salim Pinheiro de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lot, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança viária
Acidentes rodoviários
Modelos de concessão
Concessões rodoviárias.
Highway concession
Road safety
Road accidents
topic Segurança viária
Acidentes rodoviários
Modelos de concessão
Concessões rodoviárias.
Highway concession
Road safety
Road accidents
description A concessão de rodovias no Brasil teve início na década de 1990 como desafio enfrentados no financiamento, construção, manutenção e conservação da infraestrutura rodoviária nacional. Tanto o governo federal quanto os estaduais optaram por transferir a gestão e operação de diversos trechos de estradas para o setor privado. Este estudo focalizou programas de concessões rodoviárias, tanto no âmbito federal quanto estadual, com destaque para o estado de São Paulo. Ele investigou a evolução do modelo de concessão sob as perspectivas regulatória e contratual, comparando o modelo federal com o adotado em São Paulo. Além disso, examinou-se a segurança viária das rodovias e concessões, utilizando o índice de acidentes como métrica para representar a probabilidade de ocorrência de acidentes nas rodovias sob concessão. A análise temporal proporcionou evidências sobre a eficácia dos programas de concessão. Ademais, um estudo de caso foi conduzido, subdividindo a concessão alvo em trechos, viabilizando uma análise detalhada de sua eficácia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-10T13:29:10Z
2024-06-10T13:29:10Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOT, Gabriel. A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo. 2024. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Ilha Solteira, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255900
identifier_str_mv LOT, Gabriel. A eficiência em segurança viária em trechos de concessões rodoviárias federais e no estado de São Paulo. 2024. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Ilha Solteira, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128340987478016