O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252094 |
Resumo: | O ensino da astronomia na educação básica, embora tenha evoluído, ainda é composto por inúmeras dificuldades, enquanto processo de ensino aprendizagem. Portanto, o presente estudo consiste na elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática, desenvolvida com apoio do uso de objetos de aprendizagem, visando a construção de uma aprendizagem crítica, significativa, reflexiva e ética. Assim, a pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, tendo campo de estudo, uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, onde os sujeitos foram alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa, a autora utilizou-se de apoio teóricos como Vygotsky, Fracalanza, Kenski, Langhi, Nardi,Valente, entre outros que trazem importantes contribuições e reflexões sobre o contexto de ensino da astronomia na educação básica e suas aplicações práticas, assim como a relevância de novas abordagens de ensino concebidas através do uso da tecnologia. No discorrer do trabalho, foram apresentadas considerações também sobre o uso de objetos de aprendizagem ao processo de ensino. Após estudo do material teórico selecionado e análise dos dados, obtidos por meio da avaliação aplicada sobre o produto educacional desenvolvido, conclui-se que um objeto de aprendizagem pode ser um aliado da educação contemporânea, desde que bem planejado e aplicado por profissionais dentro de uma perspectiva de formação contínua, na busca de melhores metodologias de ensino. |
id |
UNSP_ed8a3d58a2e5703c0c9030d2abc35414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252094 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidadesLearning science: astronomy and technology in construction of new possibilitiesEnsino de astronomiaTecnologias digitais na educaçãoSequência didática de astronomiaAstronomy teachingDigital technologies in educationDidactic sequence of astronomyO ensino da astronomia na educação básica, embora tenha evoluído, ainda é composto por inúmeras dificuldades, enquanto processo de ensino aprendizagem. Portanto, o presente estudo consiste na elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática, desenvolvida com apoio do uso de objetos de aprendizagem, visando a construção de uma aprendizagem crítica, significativa, reflexiva e ética. Assim, a pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, tendo campo de estudo, uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, onde os sujeitos foram alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa, a autora utilizou-se de apoio teóricos como Vygotsky, Fracalanza, Kenski, Langhi, Nardi,Valente, entre outros que trazem importantes contribuições e reflexões sobre o contexto de ensino da astronomia na educação básica e suas aplicações práticas, assim como a relevância de novas abordagens de ensino concebidas através do uso da tecnologia. No discorrer do trabalho, foram apresentadas considerações também sobre o uso de objetos de aprendizagem ao processo de ensino. Após estudo do material teórico selecionado e análise dos dados, obtidos por meio da avaliação aplicada sobre o produto educacional desenvolvido, conclui-se que um objeto de aprendizagem pode ser um aliado da educação contemporânea, desde que bem planejado e aplicado por profissionais dentro de uma perspectiva de formação contínua, na busca de melhores metodologias de ensino.The astronomy teaching in curricular education, although it has evolved, it is still composed of numerous difficulties during the teaching-learning process. Therefore, the present study consists of the elaboration, application and evaluation of a didactic sequence developed with the support of the use of learning objects aiming at the construction of critical, meaningful, reflective, and ethical learning. Thus, the research begins with a bibliographic review, with a qualitative approach, having as a field of study a public school in city of the São Paulo State, where the target audience were students of the 5th grade of elementary school. For the development of the research, the author used theoretical support such as Vygotsky, Fracalanza, Kenski, Langhi, Nardi, Valente, among others who bring important contributions and reflections on the context of teaching astronomy in curricular education and its practical applications, as well as the triangle of new teaching approaches conceived using technology. In the discrepancy of the work, considerations were also respected about the use of learning objects in the teaching process. After studying the selected theoretical material and analyzing the data obtained through the applied evaluation of the educational product developed, it is concluded that a learning object can be an ally of contemporary education as long as it is well planned and applied by professionals within a perspective of training continues in the search for the best teaching methodologies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Gimenez, Ana Paula Costa2023-12-18T17:43:17Z2023-12-18T17:43:17Z2023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGIMENEZ, Ana Paula Costa. O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades. Orientador: Ana Maria de Andrade Caldeira. 2023. 81. f. Dissertação (em Docência para Educação Básica)- Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:07:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252094Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:08:19.402191Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades Learning science: astronomy and technology in construction of new possibilities |
title |
O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades |
spellingShingle |
O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades Gimenez, Ana Paula Costa Ensino de astronomia Tecnologias digitais na educação Sequência didática de astronomia Astronomy teaching Digital technologies in education Didactic sequence of astronomy |
title_short |
O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades |
title_full |
O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades |
title_fullStr |
O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades |
title_full_unstemmed |
O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades |
title_sort |
O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades |
author |
Gimenez, Ana Paula Costa |
author_facet |
Gimenez, Ana Paula Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gimenez, Ana Paula Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de astronomia Tecnologias digitais na educação Sequência didática de astronomia Astronomy teaching Digital technologies in education Didactic sequence of astronomy |
topic |
Ensino de astronomia Tecnologias digitais na educação Sequência didática de astronomia Astronomy teaching Digital technologies in education Didactic sequence of astronomy |
description |
O ensino da astronomia na educação básica, embora tenha evoluído, ainda é composto por inúmeras dificuldades, enquanto processo de ensino aprendizagem. Portanto, o presente estudo consiste na elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática, desenvolvida com apoio do uso de objetos de aprendizagem, visando a construção de uma aprendizagem crítica, significativa, reflexiva e ética. Assim, a pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, tendo campo de estudo, uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, onde os sujeitos foram alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa, a autora utilizou-se de apoio teóricos como Vygotsky, Fracalanza, Kenski, Langhi, Nardi,Valente, entre outros que trazem importantes contribuições e reflexões sobre o contexto de ensino da astronomia na educação básica e suas aplicações práticas, assim como a relevância de novas abordagens de ensino concebidas através do uso da tecnologia. No discorrer do trabalho, foram apresentadas considerações também sobre o uso de objetos de aprendizagem ao processo de ensino. Após estudo do material teórico selecionado e análise dos dados, obtidos por meio da avaliação aplicada sobre o produto educacional desenvolvido, conclui-se que um objeto de aprendizagem pode ser um aliado da educação contemporânea, desde que bem planejado e aplicado por profissionais dentro de uma perspectiva de formação contínua, na busca de melhores metodologias de ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18T17:43:17Z 2023-12-18T17:43:17Z 2023-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GIMENEZ, Ana Paula Costa. O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades. Orientador: Ana Maria de Andrade Caldeira. 2023. 81. f. Dissertação (em Docência para Educação Básica)- Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252094 |
identifier_str_mv |
GIMENEZ, Ana Paula Costa. O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades. Orientador: Ana Maria de Andrade Caldeira. 2023. 81. f. Dissertação (em Docência para Educação Básica)- Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128760084430848 |