Anemia falciforme e sua distribuição genético-populacional na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Purificação, Vivian Batista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235615
Resumo: A anemia falciforme, que se caracteriza como a hemoglobinopatia hereditária mais comum no mundo, apresenta origem multicêntrica. Sua origem e manutenção na população deve-se a favorecimento da sobrevivência dos indivíduos heterozigotos em regiões aonde a malária é endêmica. Entretanto, os genes que favorecem essa patogenia se espalharam globalmente devido ao grande nível de migração e miscigenação populacional e atualmente é considerada foco de políticas públicas em vários países. No Brasil, a prevalência de um considerável número de indivíduos portadores do traço falcêmico, reflete o alerta nacional para o iminente aumento de indivíduos homozigotos, fazendo se necessário o esclarecimento da população sobre esses riscos. Dentro desse contexto, esse projeto objetivou avaliar uma parcela da população da cidade de São Paulo, SP, a partir dos dados obtidos de dois bancos de sangue. A análise feita tem como enfoque as frequências gênicas e genotípicas, para melhor conhecer a população local, uma vez que é uma das cidades com maiores índices de fluxos migratórios e miscigenação ao longo da sua história. Os resultados encontrados apontaram frequência relevante do traço falcêmico na população analisada, cujo valor se embasa no povoamento e na migração de seus habitantes, que apresentam grandes contingentes de italianos, africanos e nordestinos.
id UNSP_edff2307baf1560e71a01e2e6fb8be8e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235615
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Anemia falciforme e sua distribuição genético-populacional na cidade de São PauloSickle cell anemia and its population-genetic distribution in the city of São PauloAnemia falciformeTraço falcêmicoHemoglobinopatiaFluxo migratórioCidade de São PauloA anemia falciforme, que se caracteriza como a hemoglobinopatia hereditária mais comum no mundo, apresenta origem multicêntrica. Sua origem e manutenção na população deve-se a favorecimento da sobrevivência dos indivíduos heterozigotos em regiões aonde a malária é endêmica. Entretanto, os genes que favorecem essa patogenia se espalharam globalmente devido ao grande nível de migração e miscigenação populacional e atualmente é considerada foco de políticas públicas em vários países. No Brasil, a prevalência de um considerável número de indivíduos portadores do traço falcêmico, reflete o alerta nacional para o iminente aumento de indivíduos homozigotos, fazendo se necessário o esclarecimento da população sobre esses riscos. Dentro desse contexto, esse projeto objetivou avaliar uma parcela da população da cidade de São Paulo, SP, a partir dos dados obtidos de dois bancos de sangue. A análise feita tem como enfoque as frequências gênicas e genotípicas, para melhor conhecer a população local, uma vez que é uma das cidades com maiores índices de fluxos migratórios e miscigenação ao longo da sua história. Os resultados encontrados apontaram frequência relevante do traço falcêmico na população analisada, cujo valor se embasa no povoamento e na migração de seus habitantes, que apresentam grandes contingentes de italianos, africanos e nordestinos.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Karen Cristiane Martinez de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Purificação, Vivian Batista2022-07-14T18:43:18Z2022-07-14T18:43:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:08:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235615Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:32:32.690998Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Anemia falciforme e sua distribuição genético-populacional na cidade de São Paulo
Sickle cell anemia and its population-genetic distribution in the city of São Paulo
title Anemia falciforme e sua distribuição genético-populacional na cidade de São Paulo
spellingShingle Anemia falciforme e sua distribuição genético-populacional na cidade de São Paulo
Purificação, Vivian Batista
Anemia falciforme
Traço falcêmico
Hemoglobinopatia
Fluxo migratório
Cidade de São Paulo
title_short Anemia falciforme e sua distribuição genético-populacional na cidade de São Paulo
title_full Anemia falciforme e sua distribuição genético-populacional na cidade de São Paulo
title_fullStr Anemia falciforme e sua distribuição genético-populacional na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Anemia falciforme e sua distribuição genético-populacional na cidade de São Paulo
title_sort Anemia falciforme e sua distribuição genético-populacional na cidade de São Paulo
author Purificação, Vivian Batista
author_facet Purificação, Vivian Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Karen Cristiane Martinez de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Purificação, Vivian Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Anemia falciforme
Traço falcêmico
Hemoglobinopatia
Fluxo migratório
Cidade de São Paulo
topic Anemia falciforme
Traço falcêmico
Hemoglobinopatia
Fluxo migratório
Cidade de São Paulo
description A anemia falciforme, que se caracteriza como a hemoglobinopatia hereditária mais comum no mundo, apresenta origem multicêntrica. Sua origem e manutenção na população deve-se a favorecimento da sobrevivência dos indivíduos heterozigotos em regiões aonde a malária é endêmica. Entretanto, os genes que favorecem essa patogenia se espalharam globalmente devido ao grande nível de migração e miscigenação populacional e atualmente é considerada foco de políticas públicas em vários países. No Brasil, a prevalência de um considerável número de indivíduos portadores do traço falcêmico, reflete o alerta nacional para o iminente aumento de indivíduos homozigotos, fazendo se necessário o esclarecimento da população sobre esses riscos. Dentro desse contexto, esse projeto objetivou avaliar uma parcela da população da cidade de São Paulo, SP, a partir dos dados obtidos de dois bancos de sangue. A análise feita tem como enfoque as frequências gênicas e genotípicas, para melhor conhecer a população local, uma vez que é uma das cidades com maiores índices de fluxos migratórios e miscigenação ao longo da sua história. Os resultados encontrados apontaram frequência relevante do traço falcêmico na população analisada, cujo valor se embasa no povoamento e na migração de seus habitantes, que apresentam grandes contingentes de italianos, africanos e nordestinos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-07-14T18:43:18Z
2022-07-14T18:43:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235615
url http://hdl.handle.net/11449/235615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128822992699392