Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristiane Rocha Mendes [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93914
Resumo: Esta investigação insere-se na área de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira, mediada pelo uso da internet. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho etnográfico e tem por foco a motivação. Esta foi investigada em dois momentos: na fase de diagnóstico, em que aulas de língua inglesa foram observadas e na fase de intervenção, em que os alunos do mesmo contexto foram preparados e atuaram no laboratório de informática em chat com outros jovens, na língua-alvo. Na análise dos dados, na fase de diagnóstico, verificamos a baixa motivação da professora participante e também dos alunos observados, ocorrida provavelmente devido ao predomínio de procedimentos metodológicos tradicionais. Percebemos também, a desmotivação da maioria dos alunos observados pelos tipos de atividades propostas e desenvolvidas pela professora participante. Na fase de intervenção pedagógica, verificamos uma alta motivação na maioria dos alunos devido às atividades desenvolvidas pela professora pesquisadora, que enfatizavam a língua inglesa em uso para propósitos comunicativos. Neste momento da pesquisa foi realizado um estudo panorâmico da motivação dos alunos. Os dados coletados nesta fase foram insuficientes (pouco representativos), e então, optamos pela realização de um estudo de caso. Como resultados das interações, verificamos momentos de alta e baixa motivação. Momentos de alta motivação ocorreram quando os alunos participantes conseguiram interagir bem na língua inglesa e encontraram condições favoráveis da internet (speedy). Momentos de baixa motivação ocorreram quando os alunos encontraram dificuldades de compreensão da mensagem enviada na língua inglesa, e condições desfavoráveis da internet (ig).
id UNSP_ee2efd128c6d49aa725c3f708f38a42f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93914
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internetTeaching EnglishLearning EnglishEnglish languageLingüística aplicadaLíngua inglesa - Estudo e ensinoMotivação na educaçãoInternet na educaçãoEsta investigação insere-se na área de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira, mediada pelo uso da internet. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho etnográfico e tem por foco a motivação. Esta foi investigada em dois momentos: na fase de diagnóstico, em que aulas de língua inglesa foram observadas e na fase de intervenção, em que os alunos do mesmo contexto foram preparados e atuaram no laboratório de informática em chat com outros jovens, na língua-alvo. Na análise dos dados, na fase de diagnóstico, verificamos a baixa motivação da professora participante e também dos alunos observados, ocorrida provavelmente devido ao predomínio de procedimentos metodológicos tradicionais. Percebemos também, a desmotivação da maioria dos alunos observados pelos tipos de atividades propostas e desenvolvidas pela professora participante. Na fase de intervenção pedagógica, verificamos uma alta motivação na maioria dos alunos devido às atividades desenvolvidas pela professora pesquisadora, que enfatizavam a língua inglesa em uso para propósitos comunicativos. Neste momento da pesquisa foi realizado um estudo panorâmico da motivação dos alunos. Os dados coletados nesta fase foram insuficientes (pouco representativos), e então, optamos pela realização de um estudo de caso. Como resultados das interações, verificamos momentos de alta e baixa motivação. Momentos de alta motivação ocorreram quando os alunos participantes conseguiram interagir bem na língua inglesa e encontraram condições favoráveis da internet (speedy). Momentos de baixa motivação ocorreram quando os alunos encontraram dificuldades de compreensão da mensagem enviada na língua inglesa, e condições desfavoráveis da internet (ig).This investigation is inserted within the area of teaching and learning English as a foreign language, mediated by the use of internet. It's a qualitative research of ethnographic nature which has as focus motivation. Motivation in a seventh grade of a public school was investigated in two moments: in a diagnosis phase, an English class was observed and in an intervention phase, the students of this same context were prepared and performed in the computer laboratory in chat with other young speakers of the English language. In the analysis of the data from the intervention phase, we could verify low motivation of the participating teacher and of the observed students which probably occurred due to the teacherþs traditional approach. We also realized that the students' desmotivation was caused by the kinds of activities proposed and developed in the classroom. In the intervention phase, we could verify high motivation of the great majority of the observed students due to the activities developed by the researcher teacher, that emphasized the English language in use for communicative purposes. In this moment of research, we fulfilled a panoramic study of students' motivation. The collection of data in this phase was incomplete, we opted to develop a case study. As results of the interactions, we could verify moments of high motivation and low motivation. Moments of high motivation were observed when the participating students demonstrated the wish of having more classes, communicated well in English and met favorable conditions of internet (speedy). Moments of low motivation occurred when the students found difficulties of comprehension of the message sent in English and unfavorable conditions of internet (ig).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Cristiane Rocha Mendes [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2006-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis227 f. : il.application/pdfCOSTA, Cristiane Rocha Mendes. Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet. 2006. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/93914000469388costa_crm_me_sjrp.pdf33004153069P58417792775638251Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T06:23:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93914Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-22T06:23:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet
title Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet
spellingShingle Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet
Costa, Cristiane Rocha Mendes [UNESP]
Teaching English
Learning English
English language
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Motivação na educação
Internet na educação
title_short Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet
title_full Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet
title_fullStr Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet
title_full_unstemmed Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet
title_sort Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet
author Costa, Cristiane Rocha Mendes [UNESP]
author_facet Costa, Cristiane Rocha Mendes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cristiane Rocha Mendes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching English
Learning English
English language
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Motivação na educação
Internet na educação
topic Teaching English
Learning English
English language
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Motivação na educação
Internet na educação
description Esta investigação insere-se na área de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira, mediada pelo uso da internet. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho etnográfico e tem por foco a motivação. Esta foi investigada em dois momentos: na fase de diagnóstico, em que aulas de língua inglesa foram observadas e na fase de intervenção, em que os alunos do mesmo contexto foram preparados e atuaram no laboratório de informática em chat com outros jovens, na língua-alvo. Na análise dos dados, na fase de diagnóstico, verificamos a baixa motivação da professora participante e também dos alunos observados, ocorrida provavelmente devido ao predomínio de procedimentos metodológicos tradicionais. Percebemos também, a desmotivação da maioria dos alunos observados pelos tipos de atividades propostas e desenvolvidas pela professora participante. Na fase de intervenção pedagógica, verificamos uma alta motivação na maioria dos alunos devido às atividades desenvolvidas pela professora pesquisadora, que enfatizavam a língua inglesa em uso para propósitos comunicativos. Neste momento da pesquisa foi realizado um estudo panorâmico da motivação dos alunos. Os dados coletados nesta fase foram insuficientes (pouco representativos), e então, optamos pela realização de um estudo de caso. Como resultados das interações, verificamos momentos de alta e baixa motivação. Momentos de alta motivação ocorreram quando os alunos participantes conseguiram interagir bem na língua inglesa e encontraram condições favoráveis da internet (speedy). Momentos de baixa motivação ocorreram quando os alunos encontraram dificuldades de compreensão da mensagem enviada na língua inglesa, e condições desfavoráveis da internet (ig).
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-07
2014-06-11T19:26:49Z
2014-06-11T19:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Cristiane Rocha Mendes. Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet. 2006. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/93914
000469388
costa_crm_me_sjrp.pdf
33004153069P5
8417792775638251
identifier_str_mv COSTA, Cristiane Rocha Mendes. Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet. 2006. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.
000469388
costa_crm_me_sjrp.pdf
33004153069P5
8417792775638251
url http://hdl.handle.net/11449/93914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 227 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047397868175360