Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2550 |
Resumo: | Este estudo investigou a relação entre a motivação e a aprendizagem de língua inglesa, no Ensino Médio, no contexto de escola privada brasileira. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativo-interpretativista. Após as análises dos dados coletados, foi possível evidenciar que a motivação é considerada relevante para os alunos e familiares, participantes do estudo, no ambiente externo à sala de aula. A motivação presente no contexto escolar estudado limita-se em atender às exigências de cada disciplina e concentra-se em atender aos objetivos da própria escola. A classificação inicial de alunos motivados descaracterizou-se totalmente em virtude das situações vivenciadas naquela realidade |
id |
USIN_7e6a035230e45b7662211cc40b053b85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2550 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:10:47Z2015-03-05T18:10:47Z2006-05-26Made available in DSpace on 2015-03-05T18:10:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26Este estudo investigou a relação entre a motivação e a aprendizagem de língua inglesa, no Ensino Médio, no contexto de escola privada brasileira. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativo-interpretativista. Após as análises dos dados coletados, foi possível evidenciar que a motivação é considerada relevante para os alunos e familiares, participantes do estudo, no ambiente externo à sala de aula. A motivação presente no contexto escolar estudado limita-se em atender às exigências de cada disciplina e concentra-se em atender aos objetivos da própria escola. A classificação inicial de alunos motivados descaracterizou-se totalmente em virtude das situações vivenciadas naquela realidadeThis study investigated the relation between motivation and English language learning in the high school, in the Brazilian private teaching context. The methodology applied in the development of the study was based on a qualitative-interpretative approach. After the data analysis, it became evident that motivation is considered relevant for students and their close relatives, participants of the study, only in the external environment of the classroom. The motivation presented in the researched school context is limited to the demanding of each subject and focus on the school objectives. The initial classification of motivated students became totally deprived of its characteristics due to the situations experienced in that contextNenhumaBrock, Maria Paula Seibelhttp://lattes.cnpq.br/3918352297620159http://lattes.cnpq.br/5317492380452357Simões, Luciene JulianoUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaMotivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileiraLetras e ArtesLingüísticalíngua inglesamotivaçãoaprendizagem de línguasenglish languagelanguage learningmotivationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2550info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMotivacao para aprender.pdfMotivacao para aprender.pdfapplication/pdf1222404http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2550/1/Motivacao+para+aprender.pdf322c963fca4bd2b02d2da21f43f90ecfMD51UNISINOS/25502015-03-17 14:48:20.387oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T17:48:20Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira |
title |
Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira |
spellingShingle |
Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira Brock, Maria Paula Seibel Letras e Artes Lingüística língua inglesa motivação aprendizagem de línguas english language language learning motivation |
title_short |
Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira |
title_full |
Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira |
title_fullStr |
Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira |
title_full_unstemmed |
Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira |
title_sort |
Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira |
author |
Brock, Maria Paula Seibel |
author_facet |
Brock, Maria Paula Seibel |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3918352297620159 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5317492380452357 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brock, Maria Paula Seibel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simões, Luciene Juliano |
contributor_str_mv |
Simões, Luciene Juliano |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras e Artes Lingüística |
topic |
Letras e Artes Lingüística língua inglesa motivação aprendizagem de línguas english language language learning motivation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
língua inglesa motivação aprendizagem de línguas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
english language language learning motivation |
description |
Este estudo investigou a relação entre a motivação e a aprendizagem de língua inglesa, no Ensino Médio, no contexto de escola privada brasileira. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativo-interpretativista. Após as análises dos dados coletados, foi possível evidenciar que a motivação é considerada relevante para os alunos e familiares, participantes do estudo, no ambiente externo à sala de aula. A motivação presente no contexto escolar estudado limita-se em atender às exigências de cada disciplina e concentra-se em atender aos objetivos da própria escola. A classificação inicial de alunos motivados descaracterizou-se totalmente em virtude das situações vivenciadas naquela realidade |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-05-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:10:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:10:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2550 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2550/1/Motivacao+para+aprender.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
322c963fca4bd2b02d2da21f43f90ecf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844945507581952 |