Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brock, Maria Paula Seibel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2550
Resumo: Este estudo investigou a relação entre a motivação e a aprendizagem de língua inglesa, no Ensino Médio, no contexto de escola privada brasileira. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativo-interpretativista. Após as análises dos dados coletados, foi possível evidenciar que a motivação é considerada relevante para os alunos e familiares, participantes do estudo, no ambiente externo à sala de aula. A motivação presente no contexto escolar estudado limita-se em atender às exigências de cada disciplina e concentra-se em atender aos objetivos da própria escola. A classificação inicial de alunos motivados descaracterizou-se totalmente em virtude das situações vivenciadas naquela realidade
id USIN_7e6a035230e45b7662211cc40b053b85
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2550
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:10:47Z2015-03-05T18:10:47Z2006-05-26Made available in DSpace on 2015-03-05T18:10:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26Este estudo investigou a relação entre a motivação e a aprendizagem de língua inglesa, no Ensino Médio, no contexto de escola privada brasileira. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativo-interpretativista. Após as análises dos dados coletados, foi possível evidenciar que a motivação é considerada relevante para os alunos e familiares, participantes do estudo, no ambiente externo à sala de aula. A motivação presente no contexto escolar estudado limita-se em atender às exigências de cada disciplina e concentra-se em atender aos objetivos da própria escola. A classificação inicial de alunos motivados descaracterizou-se totalmente em virtude das situações vivenciadas naquela realidadeThis study investigated the relation between motivation and English language learning in the high school, in the Brazilian private teaching context. The methodology applied in the development of the study was based on a qualitative-interpretative approach. After the data analysis, it became evident that motivation is considered relevant for students and their close relatives, participants of the study, only in the external environment of the classroom. The motivation presented in the researched school context is limited to the demanding of each subject and focus on the school objectives. The initial classification of motivated students became totally deprived of its characteristics due to the situations experienced in that contextNenhumaBrock, Maria Paula Seibelhttp://lattes.cnpq.br/3918352297620159http://lattes.cnpq.br/5317492380452357Simões, Luciene JulianoUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaMotivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileiraLetras e ArtesLingüísticalíngua inglesamotivaçãoaprendizagem de línguasenglish languagelanguage learningmotivationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2550info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMotivacao para aprender.pdfMotivacao para aprender.pdfapplication/pdf1222404http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2550/1/Motivacao+para+aprender.pdf322c963fca4bd2b02d2da21f43f90ecfMD51UNISINOS/25502015-03-17 14:48:20.387oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T17:48:20Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira
title Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira
spellingShingle Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira
Brock, Maria Paula Seibel
Letras e Artes
Lingüística
língua inglesa
motivação
aprendizagem de línguas
english language
language learning
motivation
title_short Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira
title_full Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira
title_fullStr Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira
title_full_unstemmed Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira
title_sort Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira
author Brock, Maria Paula Seibel
author_facet Brock, Maria Paula Seibel
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3918352297620159
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5317492380452357
dc.contributor.author.fl_str_mv Brock, Maria Paula Seibel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Luciene Juliano
contributor_str_mv Simões, Luciene Juliano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
língua inglesa
motivação
aprendizagem de línguas
english language
language learning
motivation
dc.subject.por.fl_str_mv língua inglesa
motivação
aprendizagem de línguas
dc.subject.eng.fl_str_mv english language
language learning
motivation
description Este estudo investigou a relação entre a motivação e a aprendizagem de língua inglesa, no Ensino Médio, no contexto de escola privada brasileira. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativo-interpretativista. Após as análises dos dados coletados, foi possível evidenciar que a motivação é considerada relevante para os alunos e familiares, participantes do estudo, no ambiente externo à sala de aula. A motivação presente no contexto escolar estudado limita-se em atender às exigências de cada disciplina e concentra-se em atender aos objetivos da própria escola. A classificação inicial de alunos motivados descaracterizou-se totalmente em virtude das situações vivenciadas naquela realidade
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:10:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:10:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2550
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2550/1/Motivacao+para+aprender.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 322c963fca4bd2b02d2da21f43f90ecf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844945507581952