Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vital, Thays Martins [UNESP], Novais, Iane de Paiva [UNESP], Costa, Geni de Araújo, Stella, Florindo [UNESP], Santos-Galduroz, Ruth Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002
http://hdl.handle.net/11449/27041
Resumo: OBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas.
id UNSP_ee3a77ba7d6c254d25d2986dbe47b035
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27041
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativosCognitive performance in different levels of education of adults and active elderlyCogniçãoAtividade motoraSaúde do idosoAvaliação de desempenhoAtividade físicaNível educacionalCognitionMotor activity, Health of the elderly, Employee Performance AppraisalPhysical activity, Education levelOBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas.OBJECTIVE: To compare the cognitive performance at different education levels of adults and elderly physically active. METHODS: The study enrolled 122 individuals without cognitive decline, aged between 46 to 85 years old, 1 to 15 years of schooling. All participants have practiced physical activity for more than 6 months in the Program of Physical and Recreational Activities for the Elderly. A battery of cognitive tests was administered to assess the following variables: short-term memory, language, learning, rate of forgetting, and executive functions. RESULTS: The Kruskal-Wallis test showed differences between groups with different levels of schooling, only to the short-term memory, and the Mann Whitney U test shows the difference between the group with less education (1-4 years) with the higher education group (> 12 years). CONCLUSION: Therefore, it is suggested that adults and active elderly, in different levels of schooling, present similar cognitive profile in the following cognitive domains: language, learning, rate of forgetting and executive functions.Universidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Saúde da Mulher Instituto de BiociênciasUniversidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação FísicaUniversidade Federal do ABC Centro de Matemática, Computação e CogniçãoUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Saúde da Mulher Instituto de BiociênciasUniversidade do Estado do Rio JaneiroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Universidade Federal do ABC (UFABC)Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP]Vital, Thays Martins [UNESP]Novais, Iane de Paiva [UNESP]Costa, Geni de AraújoStella, Florindo [UNESP]Santos-Galduroz, Ruth Ferreira2014-05-20T15:08:54Z2014-05-20T15:08:54Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article7-15application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro, v. 15, n. 1, p. 7-15, 2012.1809-9823http://hdl.handle.net/11449/2704110.1590/S1809-98232012000100002S1809-98232012000100002S1809-98232012000100002.pdf7964386240653380SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Geriatria e Gerontologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-08T06:04:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27041Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-08T06:04:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos
Cognitive performance in different levels of education of adults and active elderly
title Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos
spellingShingle Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos
Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP]
Cognição
Atividade motora
Saúde do idoso
Avaliação de desempenho
Atividade física
Nível educacional
Cognition
Motor activity, Health of the elderly, Employee Performance Appraisal
Physical activity, Education level
title_short Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos
title_full Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos
title_fullStr Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos
title_full_unstemmed Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos
title_sort Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos
author Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP]
author_facet Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP]
Vital, Thays Martins [UNESP]
Novais, Iane de Paiva [UNESP]
Costa, Geni de Araújo
Stella, Florindo [UNESP]
Santos-Galduroz, Ruth Ferreira
author_role author
author2 Vital, Thays Martins [UNESP]
Novais, Iane de Paiva [UNESP]
Costa, Geni de Araújo
Stella, Florindo [UNESP]
Santos-Galduroz, Ruth Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Federal do ABC (UFABC)
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP]
Vital, Thays Martins [UNESP]
Novais, Iane de Paiva [UNESP]
Costa, Geni de Araújo
Stella, Florindo [UNESP]
Santos-Galduroz, Ruth Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Atividade motora
Saúde do idoso
Avaliação de desempenho
Atividade física
Nível educacional
Cognition
Motor activity, Health of the elderly, Employee Performance Appraisal
Physical activity, Education level
topic Cognição
Atividade motora
Saúde do idoso
Avaliação de desempenho
Atividade física
Nível educacional
Cognition
Motor activity, Health of the elderly, Employee Performance Appraisal
Physical activity, Education level
description OBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
2014-05-20T15:08:54Z
2014-05-20T15:08:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro, v. 15, n. 1, p. 7-15, 2012.
1809-9823
http://hdl.handle.net/11449/27041
10.1590/S1809-98232012000100002
S1809-98232012000100002
S1809-98232012000100002.pdf
7964386240653380
url http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002
http://hdl.handle.net/11449/27041
identifier_str_mv Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro, v. 15, n. 1, p. 7-15, 2012.
1809-9823
10.1590/S1809-98232012000100002
S1809-98232012000100002
S1809-98232012000100002.pdf
7964386240653380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 7-15
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964480068648960