Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002 http://hdl.handle.net/11449/27041 |
Resumo: | OBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. |
id |
UNSP_ee3a77ba7d6c254d25d2986dbe47b035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27041 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativosCognitive performance in different levels of education of adults and active elderlyCogniçãoAtividade motoraSaúde do idosoAvaliação de desempenhoAtividade físicaNível educacionalCognitionMotor activity, Health of the elderly, Employee Performance AppraisalPhysical activity, Education levelOBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas.OBJECTIVE: To compare the cognitive performance at different education levels of adults and elderly physically active. METHODS: The study enrolled 122 individuals without cognitive decline, aged between 46 to 85 years old, 1 to 15 years of schooling. All participants have practiced physical activity for more than 6 months in the Program of Physical and Recreational Activities for the Elderly. A battery of cognitive tests was administered to assess the following variables: short-term memory, language, learning, rate of forgetting, and executive functions. RESULTS: The Kruskal-Wallis test showed differences between groups with different levels of schooling, only to the short-term memory, and the Mann Whitney U test shows the difference between the group with less education (1-4 years) with the higher education group (> 12 years). CONCLUSION: Therefore, it is suggested that adults and active elderly, in different levels of schooling, present similar cognitive profile in the following cognitive domains: language, learning, rate of forgetting and executive functions.Universidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Saúde da Mulher Instituto de BiociênciasUniversidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação FísicaUniversidade Federal do ABC Centro de Matemática, Computação e CogniçãoUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista Laboratório de Atividade Física e Saúde da Mulher Instituto de BiociênciasUniversidade do Estado do Rio JaneiroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Universidade Federal do ABC (UFABC)Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP]Vital, Thays Martins [UNESP]Novais, Iane de Paiva [UNESP]Costa, Geni de AraújoStella, Florindo [UNESP]Santos-Galduroz, Ruth Ferreira2014-05-20T15:08:54Z2014-05-20T15:08:54Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article7-15application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro, v. 15, n. 1, p. 7-15, 2012.1809-9823http://hdl.handle.net/11449/2704110.1590/S1809-98232012000100002S1809-98232012000100002S1809-98232012000100002.pdf7964386240653380SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Geriatria e Gerontologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-08T06:04:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27041Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:19:28.507415Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos Cognitive performance in different levels of education of adults and active elderly |
title |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
spellingShingle |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP] Cognição Atividade motora Saúde do idoso Avaliação de desempenho Atividade física Nível educacional Cognition Motor activity, Health of the elderly, Employee Performance Appraisal Physical activity, Education level |
title_short |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
title_full |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
title_fullStr |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
title_full_unstemmed |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
title_sort |
Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos |
author |
Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP] |
author_facet |
Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP] Vital, Thays Martins [UNESP] Novais, Iane de Paiva [UNESP] Costa, Geni de Araújo Stella, Florindo [UNESP] Santos-Galduroz, Ruth Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Vital, Thays Martins [UNESP] Novais, Iane de Paiva [UNESP] Costa, Geni de Araújo Stella, Florindo [UNESP] Santos-Galduroz, Ruth Ferreira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Universidade Federal do ABC (UFABC) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP] Vital, Thays Martins [UNESP] Novais, Iane de Paiva [UNESP] Costa, Geni de Araújo Stella, Florindo [UNESP] Santos-Galduroz, Ruth Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognição Atividade motora Saúde do idoso Avaliação de desempenho Atividade física Nível educacional Cognition Motor activity, Health of the elderly, Employee Performance Appraisal Physical activity, Education level |
topic |
Cognição Atividade motora Saúde do idoso Avaliação de desempenho Atividade física Nível educacional Cognition Motor activity, Health of the elderly, Employee Performance Appraisal Physical activity, Education level |
description |
OBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 2014-05-20T15:08:54Z 2014-05-20T15:08:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002 Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro, v. 15, n. 1, p. 7-15, 2012. 1809-9823 http://hdl.handle.net/11449/27041 10.1590/S1809-98232012000100002 S1809-98232012000100002 S1809-98232012000100002.pdf 7964386240653380 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002 http://hdl.handle.net/11449/27041 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro, v. 15, n. 1, p. 7-15, 2012. 1809-9823 10.1590/S1809-98232012000100002 S1809-98232012000100002 S1809-98232012000100002.pdf 7964386240653380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
7-15 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128346958069760 |