Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/115672 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada a partir de um contexto específico de formação continuada de professores para o Ensino de Ciências (EC) nos anos iniciais. Partiu da premissa de que o EC para crianças é fundamental para o processo da alfabetização científica e que o desenvolvimento das habilidades do fazer científico é importante para a inserção do aluno na cultura científica. A partir dessas considerações, o objetivo central desta pesquisa foi identificar e analisar o que as professoras falam sobre o EC nos anos iniciais e o que elas fazem em suas aulas para ensinar Ciências. As questões de pesquisa que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram: Qual é a compreensão das professoras que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o EC? Como elas ensinam Ciências para as crianças? Quais são os indicadores de possibilidades e limites do EC para crianças do Ensino Fundamental I? Para atingir o objetivo e responder às questões propostas para o presente trabalho, optou-se por um enfoque qualitativo apresentando o caráter de um estudo de caso. Os resultados encontrados permitiram encontrar alguns indicadores de limites e possibilidades para o EC. Com relação aos limites, foram encontrados: carência conceitual do professor; insuficiência na formação inicial e continuada para ensinar ciências; falta de prioridade para o EC nos anos iniciais; pequena carga horária destinada ao EC nos anos iniciais. Contudo, foram encontradas algumas possibilidades: o aluno pode se envolver ativamente no EC; o professor pode atuar como orientador da ação didática, pois a formação generalista contibui para isso; as situações do dia a dia são apresentadas como elemento favorável para EC. Com base nos resultados encontrados nesta pesquisa, conclui-se que o EC nos anos iniciais tem diversos desafios que precisam ser superados e somente com o investimento em processos de formação inicial e continuada eles poderão ser... |
id |
UNSP_ef3448b589d1dcd70156da0989a531f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115672 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professoresThe challenges and possibilities of teaching science in the early years of elementary school: and investigation with teachersCienciaEnsinoAlfabetizaçãoLimitesPossibilidadeScienceEsta pesquisa foi realizada a partir de um contexto específico de formação continuada de professores para o Ensino de Ciências (EC) nos anos iniciais. Partiu da premissa de que o EC para crianças é fundamental para o processo da alfabetização científica e que o desenvolvimento das habilidades do fazer científico é importante para a inserção do aluno na cultura científica. A partir dessas considerações, o objetivo central desta pesquisa foi identificar e analisar o que as professoras falam sobre o EC nos anos iniciais e o que elas fazem em suas aulas para ensinar Ciências. As questões de pesquisa que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram: Qual é a compreensão das professoras que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o EC? Como elas ensinam Ciências para as crianças? Quais são os indicadores de possibilidades e limites do EC para crianças do Ensino Fundamental I? Para atingir o objetivo e responder às questões propostas para o presente trabalho, optou-se por um enfoque qualitativo apresentando o caráter de um estudo de caso. Os resultados encontrados permitiram encontrar alguns indicadores de limites e possibilidades para o EC. Com relação aos limites, foram encontrados: carência conceitual do professor; insuficiência na formação inicial e continuada para ensinar ciências; falta de prioridade para o EC nos anos iniciais; pequena carga horária destinada ao EC nos anos iniciais. Contudo, foram encontradas algumas possibilidades: o aluno pode se envolver ativamente no EC; o professor pode atuar como orientador da ação didática, pois a formação generalista contibui para isso; as situações do dia a dia são apresentadas como elemento favorável para EC. Com base nos resultados encontrados nesta pesquisa, conclui-se que o EC nos anos iniciais tem diversos desafios que precisam ser superados e somente com o investimento em processos de formação inicial e continuada eles poderão ser...This research was conducted from a specific context in continued education of teachers to the science teachingin the initial years. It came from the premise that the science teaching for children is essential to the process of scientific literacy and that the development of the abilities in the scientific doing is important to the insertion of the student in the scientific culture. Based on these considerations, this research's main goal was: identify and anlyze what teachers talk about the EC in the initial years and what they do in their classrooms to teach science. The research questions that guided the development of this work were: What do the teachers that work in the initial years of the elementary shcool understand about science teaching? How do they teach science to the children? What are the indicators of the possibilities and limits of the science teaching? In order to reach the goal and answer the questions proposed by the present work, the option was a qualitative approach showing the character of a case study. The results reached allowed to find some indicators of the limits and possibilities to the science teaching. About the limits, the findings were: teacher's conceptual lack; insufficiency in the initial and continued education to teach science; lack of priority to science teaching in the initial years; small workload intendend for EC in the initial years. However, some possibilities were found; the students get actively involved in the science teaching; the teacher may act as an adviser of the didactic action, since the generalist education contributes for it; they consider the everyday situations as a favorable element to science teaching. From the results found in this study, it is concluded that the EC in the initial years has many challenges that must be overcome and only with the investment in initial and continuing education processes they can be reached. However, you can see that there is immense potential in...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP]2015-03-03T11:52:27Z2015-03-03T11:52:27Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis203 f. : il.application/pdfMORAES, Fabricio Vieira de. Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores. 2014. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Fiho, Faculdade de Ciências, 2014.http://hdl.handle.net/11449/115672000812085000812085.pdf33004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T06:10:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115672Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:09:39.854286Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores The challenges and possibilities of teaching science in the early years of elementary school: and investigation with teachers |
title |
Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores |
spellingShingle |
Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP] Ciencia Ensino Alfabetização Limites Possibilidade Science |
title_short |
Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores |
title_full |
Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores |
title_fullStr |
Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores |
title_full_unstemmed |
Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores |
title_sort |
Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores |
author |
Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP] |
author_facet |
Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencia Ensino Alfabetização Limites Possibilidade Science |
topic |
Ciencia Ensino Alfabetização Limites Possibilidade Science |
description |
Esta pesquisa foi realizada a partir de um contexto específico de formação continuada de professores para o Ensino de Ciências (EC) nos anos iniciais. Partiu da premissa de que o EC para crianças é fundamental para o processo da alfabetização científica e que o desenvolvimento das habilidades do fazer científico é importante para a inserção do aluno na cultura científica. A partir dessas considerações, o objetivo central desta pesquisa foi identificar e analisar o que as professoras falam sobre o EC nos anos iniciais e o que elas fazem em suas aulas para ensinar Ciências. As questões de pesquisa que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram: Qual é a compreensão das professoras que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o EC? Como elas ensinam Ciências para as crianças? Quais são os indicadores de possibilidades e limites do EC para crianças do Ensino Fundamental I? Para atingir o objetivo e responder às questões propostas para o presente trabalho, optou-se por um enfoque qualitativo apresentando o caráter de um estudo de caso. Os resultados encontrados permitiram encontrar alguns indicadores de limites e possibilidades para o EC. Com relação aos limites, foram encontrados: carência conceitual do professor; insuficiência na formação inicial e continuada para ensinar ciências; falta de prioridade para o EC nos anos iniciais; pequena carga horária destinada ao EC nos anos iniciais. Contudo, foram encontradas algumas possibilidades: o aluno pode se envolver ativamente no EC; o professor pode atuar como orientador da ação didática, pois a formação generalista contibui para isso; as situações do dia a dia são apresentadas como elemento favorável para EC. Com base nos resultados encontrados nesta pesquisa, conclui-se que o EC nos anos iniciais tem diversos desafios que precisam ser superados e somente com o investimento em processos de formação inicial e continuada eles poderão ser... |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-03-03T11:52:27Z 2015-03-03T11:52:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Fabricio Vieira de. Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores. 2014. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Fiho, Faculdade de Ciências, 2014. http://hdl.handle.net/11449/115672 000812085 000812085.pdf 33004056079P0 2374974313953772 0000-0002-0192-3988 |
identifier_str_mv |
MORAES, Fabricio Vieira de. Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores. 2014. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Fiho, Faculdade de Ciências, 2014. 000812085 000812085.pdf 33004056079P0 2374974313953772 0000-0002-0192-3988 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/115672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
203 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128763822604288 |