Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115672
Resumo: Esta pesquisa foi realizada a partir de um contexto específico de formação continuada de professores para o Ensino de Ciências (EC) nos anos iniciais. Partiu da premissa de que o EC para crianças é fundamental para o processo da alfabetização científica e que o desenvolvimento das habilidades do fazer científico é importante para a inserção do aluno na cultura científica. A partir dessas considerações, o objetivo central desta pesquisa foi identificar e analisar o que as professoras falam sobre o EC nos anos iniciais e o que elas fazem em suas aulas para ensinar Ciências. As questões de pesquisa que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram: Qual é a compreensão das professoras que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o EC? Como elas ensinam Ciências para as crianças? Quais são os indicadores de possibilidades e limites do EC para crianças do Ensino Fundamental I? Para atingir o objetivo e responder às questões propostas para o presente trabalho, optou-se por um enfoque qualitativo apresentando o caráter de um estudo de caso. Os resultados encontrados permitiram encontrar alguns indicadores de limites e possibilidades para o EC. Com relação aos limites, foram encontrados: carência conceitual do professor; insuficiência na formação inicial e continuada para ensinar ciências; falta de prioridade para o EC nos anos iniciais; pequena carga horária destinada ao EC nos anos iniciais. Contudo, foram encontradas algumas possibilidades: o aluno pode se envolver ativamente no EC; o professor pode atuar como orientador da ação didática, pois a formação generalista contibui para isso; as situações do dia a dia são apresentadas como elemento favorável para EC. Com base nos resultados encontrados nesta pesquisa, conclui-se que o EC nos anos iniciais tem diversos desafios que precisam ser superados e somente com o investimento em processos de formação inicial e continuada eles poderão ser...
id UNSP_ef3448b589d1dcd70156da0989a531f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115672
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professoresThe challenges and possibilities of teaching science in the early years of elementary school: and investigation with teachersCienciaEnsinoAlfabetizaçãoLimitesPossibilidadeScienceEsta pesquisa foi realizada a partir de um contexto específico de formação continuada de professores para o Ensino de Ciências (EC) nos anos iniciais. Partiu da premissa de que o EC para crianças é fundamental para o processo da alfabetização científica e que o desenvolvimento das habilidades do fazer científico é importante para a inserção do aluno na cultura científica. A partir dessas considerações, o objetivo central desta pesquisa foi identificar e analisar o que as professoras falam sobre o EC nos anos iniciais e o que elas fazem em suas aulas para ensinar Ciências. As questões de pesquisa que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram: Qual é a compreensão das professoras que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o EC? Como elas ensinam Ciências para as crianças? Quais são os indicadores de possibilidades e limites do EC para crianças do Ensino Fundamental I? Para atingir o objetivo e responder às questões propostas para o presente trabalho, optou-se por um enfoque qualitativo apresentando o caráter de um estudo de caso. Os resultados encontrados permitiram encontrar alguns indicadores de limites e possibilidades para o EC. Com relação aos limites, foram encontrados: carência conceitual do professor; insuficiência na formação inicial e continuada para ensinar ciências; falta de prioridade para o EC nos anos iniciais; pequena carga horária destinada ao EC nos anos iniciais. Contudo, foram encontradas algumas possibilidades: o aluno pode se envolver ativamente no EC; o professor pode atuar como orientador da ação didática, pois a formação generalista contibui para isso; as situações do dia a dia são apresentadas como elemento favorável para EC. Com base nos resultados encontrados nesta pesquisa, conclui-se que o EC nos anos iniciais tem diversos desafios que precisam ser superados e somente com o investimento em processos de formação inicial e continuada eles poderão ser...This research was conducted from a specific context in continued education of teachers to the science teachingin the initial years. It came from the premise that the science teaching for children is essential to the process of scientific literacy and that the development of the abilities in the scientific doing is important to the insertion of the student in the scientific culture. Based on these considerations, this research's main goal was: identify and anlyze what teachers talk about the EC in the initial years and what they do in their classrooms to teach science. The research questions that guided the development of this work were: What do the teachers that work in the initial years of the elementary shcool understand about science teaching? How do they teach science to the children? What are the indicators of the possibilities and limits of the science teaching? In order to reach the goal and answer the questions proposed by the present work, the option was a qualitative approach showing the character of a case study. The results reached allowed to find some indicators of the limits and possibilities to the science teaching. About the limits, the findings were: teacher's conceptual lack; insufficiency in the initial and continued education to teach science; lack of priority to science teaching in the initial years; small workload intendend for EC in the initial years. However, some possibilities were found; the students get actively involved in the science teaching; the teacher may act as an adviser of the didactic action, since the generalist education contributes for it; they consider the everyday situations as a favorable element to science teaching. From the results found in this study, it is concluded that the EC in the initial years has many challenges that must be overcome and only with the investment in initial and continuing education processes they can be reached. However, you can see that there is immense potential in...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP]2015-03-03T11:52:27Z2015-03-03T11:52:27Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis203 f. : il.application/pdfMORAES, Fabricio Vieira de. Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores. 2014. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Fiho, Faculdade de Ciências, 2014.http://hdl.handle.net/11449/115672000812085000812085.pdf33004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T06:10:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115672Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:09:39.854286Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores
The challenges and possibilities of teaching science in the early years of elementary school: and investigation with teachers
title Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores
spellingShingle Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores
Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP]
Ciencia
Ensino
Alfabetização
Limites
Possibilidade
Science
title_short Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores
title_full Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores
title_fullStr Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores
title_full_unstemmed Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores
title_sort Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores
author Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP]
author_facet Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia
Ensino
Alfabetização
Limites
Possibilidade
Science
topic Ciencia
Ensino
Alfabetização
Limites
Possibilidade
Science
description Esta pesquisa foi realizada a partir de um contexto específico de formação continuada de professores para o Ensino de Ciências (EC) nos anos iniciais. Partiu da premissa de que o EC para crianças é fundamental para o processo da alfabetização científica e que o desenvolvimento das habilidades do fazer científico é importante para a inserção do aluno na cultura científica. A partir dessas considerações, o objetivo central desta pesquisa foi identificar e analisar o que as professoras falam sobre o EC nos anos iniciais e o que elas fazem em suas aulas para ensinar Ciências. As questões de pesquisa que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram: Qual é a compreensão das professoras que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o EC? Como elas ensinam Ciências para as crianças? Quais são os indicadores de possibilidades e limites do EC para crianças do Ensino Fundamental I? Para atingir o objetivo e responder às questões propostas para o presente trabalho, optou-se por um enfoque qualitativo apresentando o caráter de um estudo de caso. Os resultados encontrados permitiram encontrar alguns indicadores de limites e possibilidades para o EC. Com relação aos limites, foram encontrados: carência conceitual do professor; insuficiência na formação inicial e continuada para ensinar ciências; falta de prioridade para o EC nos anos iniciais; pequena carga horária destinada ao EC nos anos iniciais. Contudo, foram encontradas algumas possibilidades: o aluno pode se envolver ativamente no EC; o professor pode atuar como orientador da ação didática, pois a formação generalista contibui para isso; as situações do dia a dia são apresentadas como elemento favorável para EC. Com base nos resultados encontrados nesta pesquisa, conclui-se que o EC nos anos iniciais tem diversos desafios que precisam ser superados e somente com o investimento em processos de formação inicial e continuada eles poderão ser...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-03-03T11:52:27Z
2015-03-03T11:52:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Fabricio Vieira de. Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores. 2014. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Fiho, Faculdade de Ciências, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115672
000812085
000812085.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
identifier_str_mv MORAES, Fabricio Vieira de. Os desafios e as possibilidades de ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores. 2014. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Fiho, Faculdade de Ciências, 2014.
000812085
000812085.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/115672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128763822604288