Modelo MODThink: o pensamento de design aplicado ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento de competências cognitivas em modelagem do vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emídio, Lucimar de Fátima Bilmaia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154929
Resumo: A modelagem do vestuário é uma área de conhecimento do design de moda, que se consolidou como um tema de grande relevância, especialmente por relacionar-se com os domínios conceituais, funcionais, técnicos e estéticos do projeto, associados às questões produtivas. Por isso, esta tese trata da necessidade de substituir a tradicionalidade dos modelos e métodos de ensino praticados nesta área, ainda sob forte influência de padrões rígidos e práticas predominantemente instrucionais, por abordagens metodológicas de caráter flexível, capazes de atender a complexidade envolvida na construção do raciocínio de modelagem em uma perspectiva contextual e sistêmica, sobretudo integradas a contextos projetuais. Nesta perspectiva, propõe-se empregar as práticas projetivas utilizadas no design, para o ensino-aprendizagem e desenvolvimento da competência cognitiva em modelagem, que a partir da abordagem desta tese passa a ser conceituada em duas dimensões: técnica-criativa, voltada à concepção do vestuário e técnica-produtiva, direcionada a produção do vestuário. Há um entendimento de que é na articulação entre ambas dimensões, que é possível integrar o ensino desta área aos vários domínios do projeto. Além disso, apresenta-se um escopo teórico da área Educacional, do Design e da Criatividade, que associado ao levantamento e análise de dados quali-quantitativos, possibilita avaliar como a forma de pensamento, procedimentos cognitivos, métodos, técnicas e ferramentas, características do campo do design e da criatividade, podem ser aplicados ao ensino-aprendizagem de modelagem. Como resultado apresenta-se o modelo MODThink, voltado ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento de competências cognitivas em modelagem, o qual visa instrumentalizar docentes desta área, para potencializarem níveis cognitivos de desempenho do aluno, durante o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas relacionadas a este campo do saber, em cursos de design de moda.
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Por isso, esta tese trata da necessidade de substituir a tradicionalidade dos modelos e métodos de ensino praticados nesta área, ainda sob forte influência de padrões rígidos e práticas predominantemente instrucionais, por abordagens metodológicas de caráter flexível, capazes de atender a complexidade envolvida na construção do raciocínio de modelagem em uma perspectiva contextual e sistêmica, sobretudo integradas a contextos projetuais. Nesta perspectiva, propõe-se empregar as práticas projetivas utilizadas no design, para o ensino-aprendizagem e desenvolvimento da competência cognitiva em modelagem, que a partir da abordagem desta tese passa a ser conceituada em duas dimensões: técnica-criativa, voltada à concepção do vestuário e técnica-produtiva, direcionada a produção do vestuário. Há um entendimento de que é na articulação entre ambas dimensões, que é possível integrar o ensino desta área aos vários domínios do projeto. Além disso, apresenta-se um escopo teórico da área Educacional, do Design e da Criatividade, que associado ao levantamento e análise de dados quali-quantitativos, possibilita avaliar como a forma de pensamento, procedimentos cognitivos, métodos, técnicas e ferramentas, características do campo do design e da criatividade, podem ser aplicados ao ensino-aprendizagem de modelagem. Como resultado apresenta-se o modelo MODThink, voltado ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento de competências cognitivas em modelagem, o qual visa instrumentalizar docentes desta área, para potencializarem níveis cognitivos de desempenho do aluno, durante o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas relacionadas a este campo do saber, em cursos de design de moda.The modeling of clothing is an area of knowledge of fashion design, which is consolidated as a subject of great relevance, especially because it is related to the current, functional, aesthetic and design concepts associated with productive ones. For this reason, this thesis deals with the need to replace the traditionality of the models and teaching methods practiced in this area, still under strong influence of rigid patterns and predominantly instructional practices, through methodological approaches of a flexible nature, capable of attending to the complexity involved in the construction of the modeling reasoning in a contextual and systemic perspective, mainly integrated to the project contexts. In this perspective, it is proposed to use the projective practices used in design, for teaching-learning and development of cognitive competence in modeling, which from the approach of this thesis is conceptualized in two dimensions: technical-creative, focused on the conception of clothing and technical-productive, aimed at the production of clothing. There is an understanding that it is in the articulation between both dimensions that it is possible to integrate the teaching of this area to the various domains of the project. In addition, a theoretical scope of the Educational, Design and Creativity area is presented, which, together with qualitative and quantitative data collection and analysis, enables us to evaluate the way of thinking, cognitive procedures, methods, techniques and tools, characteristics of the field of design and creativity, can be applied to teaching-learning modeling. As a result, the MODThink model is presented, focused on teaching-learning and development of cognitive skills in modeling, which aims to equip teachers in this area to enhance cognitive levels of student performance during the teaching-learning process of the disciplines related to this field of knowledge, in fashion design courses.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Emídio, Lucimar de Fátima Bilmaia2018-08-24T12:54:47Z2018-08-24T12:54:47Z2018-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15492900090717733004056082P04760173147289270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:32:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154929Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:19.513171Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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