O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200002 http://hdl.handle.net/11449/10142 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos um determinado evento de Educação Ambiental realizado no âmbito do Ensino Médio. Por meio do estudo e da transformação de um caso judicial ambiental em material educativo, foi proposto um minicurso sobre os impactos socioambientais decorrentes da formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, construída no curso do rio Tietê, no interior do Estado de São Paulo (Brasil). O objetivo geral da pesquisa foi analisar as potencialidades deste caso de Direito Ambiental para subsidiar práticas de Educação Ambiental. O minicurso baseou-se em aulas dialogadas, trabalhos em grupos e dramatizações. Ao final, foram realizadas entrevistas com os alunos participantes a fim de se compreenderem os significados atribuídos por eles a esse evento; e, pela análise fenomenológica, foi possível construir e discutir algumas perspectivas educativas para tratar do Direito Ambiental na escola. |
id |
UNSP_ef4769382ec396c8c26606df65f42c9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10142 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médioEnvironmental law at classroom: meanings of an educational practice in High School levelEducação ambientalDireito ambientalEnsino MédioEnvironmental educationEnvironmental lawHigh SchoolNeste trabalho, apresentamos um determinado evento de Educação Ambiental realizado no âmbito do Ensino Médio. Por meio do estudo e da transformação de um caso judicial ambiental em material educativo, foi proposto um minicurso sobre os impactos socioambientais decorrentes da formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, construída no curso do rio Tietê, no interior do Estado de São Paulo (Brasil). O objetivo geral da pesquisa foi analisar as potencialidades deste caso de Direito Ambiental para subsidiar práticas de Educação Ambiental. O minicurso baseou-se em aulas dialogadas, trabalhos em grupos e dramatizações. Ao final, foram realizadas entrevistas com os alunos participantes a fim de se compreenderem os significados atribuídos por eles a esse evento; e, pela análise fenomenológica, foi possível construir e discutir algumas perspectivas educativas para tratar do Direito Ambiental na escola.In this paper we present an experience related to environmental education that was accomplished with high school students. The educational material based on the legal process, was offered to high school students in a short term course in which the content was about the social and environmental impacts caused by the creation of the water reservoir at the Três Irmãos Hydroelectric Power Plant , that was built in the Tietê river, in the State of São Paulo, in Brazil. The main focus of the research was to analyze the potential of this case of environmental rights in order to support the educational practice within environmental education. The short term course was based on dialogued in the classes, working groups and dramatizations. By the end of the activities interviews were made with the students aiming to comprehend the meanings given by them of the whole educational experience. The analysis of these interviews, by a phenomenological approach, made it possible to construct and to discuss some perspectives that seemed potentially useful in exploring environmental rights at the basic school level.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Farias, Carmen Roselaine de OliveiraCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]2014-05-20T13:29:55Z2014-05-20T13:29:55Z2007-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article157-174application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200002Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 2, p. 157-174, 2007.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/1014210.1590/S1516-73132007000200002S1516-73132007000200002S1516-73132007000200002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10142Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:55:31.752769Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio Environmental law at classroom: meanings of an educational practice in High School level |
title |
O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio |
spellingShingle |
O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio Farias, Carmen Roselaine de Oliveira Educação ambiental Direito ambiental Ensino Médio Environmental education Environmental law High School |
title_short |
O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio |
title_full |
O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio |
title_fullStr |
O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio |
title_sort |
O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio |
author |
Farias, Carmen Roselaine de Oliveira |
author_facet |
Farias, Carmen Roselaine de Oliveira Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Carmen Roselaine de Oliveira Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Direito ambiental Ensino Médio Environmental education Environmental law High School |
topic |
Educação ambiental Direito ambiental Ensino Médio Environmental education Environmental law High School |
description |
Neste trabalho, apresentamos um determinado evento de Educação Ambiental realizado no âmbito do Ensino Médio. Por meio do estudo e da transformação de um caso judicial ambiental em material educativo, foi proposto um minicurso sobre os impactos socioambientais decorrentes da formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, construída no curso do rio Tietê, no interior do Estado de São Paulo (Brasil). O objetivo geral da pesquisa foi analisar as potencialidades deste caso de Direito Ambiental para subsidiar práticas de Educação Ambiental. O minicurso baseou-se em aulas dialogadas, trabalhos em grupos e dramatizações. Ao final, foram realizadas entrevistas com os alunos participantes a fim de se compreenderem os significados atribuídos por eles a esse evento; e, pela análise fenomenológica, foi possível construir e discutir algumas perspectivas educativas para tratar do Direito Ambiental na escola. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 2014-05-20T13:29:55Z 2014-05-20T13:29:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200002 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 2, p. 157-174, 2007. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/10142 10.1590/S1516-73132007000200002 S1516-73132007000200002 S1516-73132007000200002.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200002 http://hdl.handle.net/11449/10142 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 2, p. 157-174, 2007. 1516-7313 10.1590/S1516-73132007000200002 S1516-73132007000200002 S1516-73132007000200002.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
157-174 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128436026212352 |