O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Carmen Roselaine de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200002
http://hdl.handle.net/11449/10142
Resumo: Neste trabalho, apresentamos um determinado evento de Educação Ambiental realizado no âmbito do Ensino Médio. Por meio do estudo e da transformação de um caso judicial ambiental em material educativo, foi proposto um minicurso sobre os impactos socioambientais decorrentes da formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, construída no curso do rio Tietê, no interior do Estado de São Paulo (Brasil). O objetivo geral da pesquisa foi analisar as potencialidades deste caso de Direito Ambiental para subsidiar práticas de Educação Ambiental. O minicurso baseou-se em aulas dialogadas, trabalhos em grupos e dramatizações. Ao final, foram realizadas entrevistas com os alunos participantes a fim de se compreenderem os significados atribuídos por eles a esse evento; e, pela análise fenomenológica, foi possível construir e discutir algumas perspectivas educativas para tratar do Direito Ambiental na escola.
id UNSP_ef4769382ec396c8c26606df65f42c9d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10142
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médioEnvironmental law at classroom: meanings of an educational practice in High School levelEducação ambientalDireito ambientalEnsino MédioEnvironmental educationEnvironmental lawHigh SchoolNeste trabalho, apresentamos um determinado evento de Educação Ambiental realizado no âmbito do Ensino Médio. Por meio do estudo e da transformação de um caso judicial ambiental em material educativo, foi proposto um minicurso sobre os impactos socioambientais decorrentes da formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, construída no curso do rio Tietê, no interior do Estado de São Paulo (Brasil). O objetivo geral da pesquisa foi analisar as potencialidades deste caso de Direito Ambiental para subsidiar práticas de Educação Ambiental. O minicurso baseou-se em aulas dialogadas, trabalhos em grupos e dramatizações. Ao final, foram realizadas entrevistas com os alunos participantes a fim de se compreenderem os significados atribuídos por eles a esse evento; e, pela análise fenomenológica, foi possível construir e discutir algumas perspectivas educativas para tratar do Direito Ambiental na escola.In this paper we present an experience related to environmental education that was accomplished with high school students. The educational material based on the legal process, was offered to high school students in a short term course in which the content was about the social and environmental impacts caused by the creation of the water reservoir at the Três Irmãos Hydroelectric Power Plant , that was built in the Tietê river, in the State of São Paulo, in Brazil. The main focus of the research was to analyze the potential of this case of environmental rights in order to support the educational practice within environmental education. The short term course was based on dialogued in the classes, working groups and dramatizations. By the end of the activities interviews were made with the students aiming to comprehend the meanings given by them of the whole educational experience. The analysis of these interviews, by a phenomenological approach, made it possible to construct and to discuss some perspectives that seemed potentially useful in exploring environmental rights at the basic school level.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Farias, Carmen Roselaine de OliveiraCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]2014-05-20T13:29:55Z2014-05-20T13:29:55Z2007-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article157-174application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200002Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 2, p. 157-174, 2007.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/1014210.1590/S1516-73132007000200002S1516-73132007000200002S1516-73132007000200002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10142Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:55:31.752769Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio
Environmental law at classroom: meanings of an educational practice in High School level
title O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio
spellingShingle O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio
Farias, Carmen Roselaine de Oliveira
Educação ambiental
Direito ambiental
Ensino Médio
Environmental education
Environmental law
High School
title_short O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio
title_full O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio
title_fullStr O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio
title_full_unstemmed O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio
title_sort O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio
author Farias, Carmen Roselaine de Oliveira
author_facet Farias, Carmen Roselaine de Oliveira
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Carmen Roselaine de Oliveira
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Direito ambiental
Ensino Médio
Environmental education
Environmental law
High School
topic Educação ambiental
Direito ambiental
Ensino Médio
Environmental education
Environmental law
High School
description Neste trabalho, apresentamos um determinado evento de Educação Ambiental realizado no âmbito do Ensino Médio. Por meio do estudo e da transformação de um caso judicial ambiental em material educativo, foi proposto um minicurso sobre os impactos socioambientais decorrentes da formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, construída no curso do rio Tietê, no interior do Estado de São Paulo (Brasil). O objetivo geral da pesquisa foi analisar as potencialidades deste caso de Direito Ambiental para subsidiar práticas de Educação Ambiental. O minicurso baseou-se em aulas dialogadas, trabalhos em grupos e dramatizações. Ao final, foram realizadas entrevistas com os alunos participantes a fim de se compreenderem os significados atribuídos por eles a esse evento; e, pela análise fenomenológica, foi possível construir e discutir algumas perspectivas educativas para tratar do Direito Ambiental na escola.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
2014-05-20T13:29:55Z
2014-05-20T13:29:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200002
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 2, p. 157-174, 2007.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/10142
10.1590/S1516-73132007000200002
S1516-73132007000200002
S1516-73132007000200002.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200002
http://hdl.handle.net/11449/10142
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 2, p. 157-174, 2007.
1516-7313
10.1590/S1516-73132007000200002
S1516-73132007000200002
S1516-73132007000200002.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157-174
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128436026212352