Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102216
Resumo: A leitura é uma atividade complexa que envolve vários processos cognitivos que se iniciam na decodificação e se estendem até a compreensão, sendo esta considerada uma habilidade de alto nível e objetivo final e primordial da leitura. Dificuldades nessa habilidade acarretam ao escolar defasagem em relação ao seu grupo-classe, que tende a aumentar com a seriação, pois os conteúdos curriculares aumentam em sua quantidade e dificuldade. Desse modo, as dificuldades de compreensão de leitura devem ser detectadas precocemente. Este estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de avaliação da compreensão de leitura a fim de caracterizar o perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I. O instrumento proposto pretende avaliar a compreensão de proposições literais e inferenciais de micro e macroestruturas de textos expositivos e narrativos por meio de questões de múltipla escolha. Este estudo foi dividido em duas partes. O estudo 1 teve como objetivo verificar a validade do instrumento, mediante duas aplicações de forma coletiva em sala de aula. Foram aplicados quatro textos, dois expositivos e dois narrativos, em dias alternados. Participaram 381 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I de uma escola municipal do município de Marília-SP, divididos em três grupos: GI (103 escolares do 3º ano), GII (123 escolares do 4º ano), GIII (155 escolares do 5º ano), na faixa etária de 8, 9 e 10 anos, respectivamente. O estudo 2 teve como objetivo verificar a aplicabilidade do instrumento a partir da caracterização do perfil desses escolares em compreensão de leitura e detectar aqueles que apresentam dificuldades. Para este estudo foram analisadas as respostas incorretas dos mesmos escolares que participaram do estudo 1, sendo que aqueles que apresentaram mais de quatro erros em...
id UNSP_f0249832a590e4fd00ccf5a99361dab4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102216
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativoLeitura - AvaliaçãoEnsino fundamentalEducaçãoA leitura é uma atividade complexa que envolve vários processos cognitivos que se iniciam na decodificação e se estendem até a compreensão, sendo esta considerada uma habilidade de alto nível e objetivo final e primordial da leitura. Dificuldades nessa habilidade acarretam ao escolar defasagem em relação ao seu grupo-classe, que tende a aumentar com a seriação, pois os conteúdos curriculares aumentam em sua quantidade e dificuldade. Desse modo, as dificuldades de compreensão de leitura devem ser detectadas precocemente. Este estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de avaliação da compreensão de leitura a fim de caracterizar o perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I. O instrumento proposto pretende avaliar a compreensão de proposições literais e inferenciais de micro e macroestruturas de textos expositivos e narrativos por meio de questões de múltipla escolha. Este estudo foi dividido em duas partes. O estudo 1 teve como objetivo verificar a validade do instrumento, mediante duas aplicações de forma coletiva em sala de aula. Foram aplicados quatro textos, dois expositivos e dois narrativos, em dias alternados. Participaram 381 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I de uma escola municipal do município de Marília-SP, divididos em três grupos: GI (103 escolares do 3º ano), GII (123 escolares do 4º ano), GIII (155 escolares do 5º ano), na faixa etária de 8, 9 e 10 anos, respectivamente. O estudo 2 teve como objetivo verificar a aplicabilidade do instrumento a partir da caracterização do perfil desses escolares em compreensão de leitura e detectar aqueles que apresentam dificuldades. Para este estudo foram analisadas as respostas incorretas dos mesmos escolares que participaram do estudo 1, sendo que aqueles que apresentaram mais de quatro erros em...Reading is a complex activity, which involves several cognitive processes that start in decoding and extend into comprehension, this being considered a high-level skill and primal and ultimate aim of reading. Difficulties on this skill lead gap of grade level over its class group, which tends to increase with the schooling, because the curriculum content increase in their quantity and difficulty. Thus, the difficulties of reading comprehension should be detected early. This study aimed to develop an assessment procedure of reading comprehension to characterize the profile of students from 3rd to 5th grade level of elementary school. The proposed procedure aimed to assessment the comprehension of literal propositions and inferential of micro and macrostructures of narrative and expository texts by means of multiple-choice questions. This study was divided into two parts. Study 1 was aimed to checking the validity of the procedure, by means of two collectively applications in the classroom. Were applied four different texts, being two expository and two narratives on alternate days. 381 students from 3rd to 5th grade level of elementary school of a municipal school of the city of Marilia, SP, participated this study and were divided into three groups: GI (103 students of 3rd grade level), GII (123 students of 4th grade level), GIII (155 students of 5th grade level), with aged between 8, 9 and 10 years old respectively. The study 2 aimed to verify the applicability of the procedure by means of characterization of these profile students in reading comprehension and to detect those that present difficulties. For this study were analyzed the incorrect responses of same students who participated in the study 1, and those who have presented more than four errors in a text have been forwarded to individual assessment in... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Simone Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2012-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis352 f. il.application/pdfCUNHA, Vera Lúcia Orlandi. Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo. 2012. 352 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102216000689429cunha_vlo_dr_mar.pdf33004110040P59057316530389548Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:07:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102216Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:07:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo
title Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo
spellingShingle Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Leitura - Avaliação
Ensino fundamental
Educação
title_short Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo
title_full Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo
title_fullStr Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo
title_full_unstemmed Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo
title_sort Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo
author Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
author_facet Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Avaliação
Ensino fundamental
Educação
topic Leitura - Avaliação
Ensino fundamental
Educação
description A leitura é uma atividade complexa que envolve vários processos cognitivos que se iniciam na decodificação e se estendem até a compreensão, sendo esta considerada uma habilidade de alto nível e objetivo final e primordial da leitura. Dificuldades nessa habilidade acarretam ao escolar defasagem em relação ao seu grupo-classe, que tende a aumentar com a seriação, pois os conteúdos curriculares aumentam em sua quantidade e dificuldade. Desse modo, as dificuldades de compreensão de leitura devem ser detectadas precocemente. Este estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de avaliação da compreensão de leitura a fim de caracterizar o perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I. O instrumento proposto pretende avaliar a compreensão de proposições literais e inferenciais de micro e macroestruturas de textos expositivos e narrativos por meio de questões de múltipla escolha. Este estudo foi dividido em duas partes. O estudo 1 teve como objetivo verificar a validade do instrumento, mediante duas aplicações de forma coletiva em sala de aula. Foram aplicados quatro textos, dois expositivos e dois narrativos, em dias alternados. Participaram 381 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I de uma escola municipal do município de Marília-SP, divididos em três grupos: GI (103 escolares do 3º ano), GII (123 escolares do 4º ano), GIII (155 escolares do 5º ano), na faixa etária de 8, 9 e 10 anos, respectivamente. O estudo 2 teve como objetivo verificar a aplicabilidade do instrumento a partir da caracterização do perfil desses escolares em compreensão de leitura e detectar aqueles que apresentam dificuldades. Para este estudo foram analisadas as respostas incorretas dos mesmos escolares que participaram do estudo 1, sendo que aqueles que apresentaram mais de quatro erros em...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-27
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Vera Lúcia Orlandi. Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo. 2012. 352 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/102216
000689429
cunha_vlo_dr_mar.pdf
33004110040P5
9057316530389548
identifier_str_mv CUNHA, Vera Lúcia Orlandi. Perfil de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura: elaboração de instrumento avaliativo. 2012. 352 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
000689429
cunha_vlo_dr_mar.pdf
33004110040P5
9057316530389548
url http://hdl.handle.net/11449/102216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 352 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964914397216768