Caracterização do desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400941 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura. Métodos: os participantes deste estudo foram 378 escolares, divididos em 3 grupos, sendo: GI (102 escolares do 3º ano), GII (121 escolares do 4º ano), GIII (155 escolares do 5º ano). Todos os escolares foram avaliados por meio de protocolo de avaliação de leitura, composto por quatro textos, sendo dois textos expositivos e dois textos narrativos, cada um com oito questões, sendo quatro perguntas literais e quatro inferenciais, duas relacionadas à microestrutura e duas à macroestrutura do texto. Resultados: na análise estatística observou-se que os escolares apresentaram números inferiores de respostas incorretas no decorrer da seriação escolar, indicando que as experiências de leitura durante os anos de escola contribuíram para o desempenho de compreensão, também a segunda leitura proporcionou a alguns escolares melhora em seu desempenho nas respostas às perguntas dos textos. Também foi observado que os escolares tiveram médias superiores para perguntas inferenciais, bem como para questões de macroestrutura. Conclusão: verificou-se que as médias superiores foram para as perguntas literais dos textos expositivos e para perguntas inferenciais dos textos narrativos, indicando que cada tipo de texto apresentou uma dificuldade específica para os alunos. Foi possível, portanto, mediante a aplicação de protocolo de avaliação, caracterizar o desempenho dos escolares, assim como suas dificuldades em compreensão de leitura. |
id |
CEFAC-1_ac8bb89ae1be614983f6fb381cb7c6ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462016000400941 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caracterização do desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leituraAvaliaçãoCompreensãoAvaliação EducacionalEducaçãoLeituraRESUMO Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura. Métodos: os participantes deste estudo foram 378 escolares, divididos em 3 grupos, sendo: GI (102 escolares do 3º ano), GII (121 escolares do 4º ano), GIII (155 escolares do 5º ano). Todos os escolares foram avaliados por meio de protocolo de avaliação de leitura, composto por quatro textos, sendo dois textos expositivos e dois textos narrativos, cada um com oito questões, sendo quatro perguntas literais e quatro inferenciais, duas relacionadas à microestrutura e duas à macroestrutura do texto. Resultados: na análise estatística observou-se que os escolares apresentaram números inferiores de respostas incorretas no decorrer da seriação escolar, indicando que as experiências de leitura durante os anos de escola contribuíram para o desempenho de compreensão, também a segunda leitura proporcionou a alguns escolares melhora em seu desempenho nas respostas às perguntas dos textos. Também foi observado que os escolares tiveram médias superiores para perguntas inferenciais, bem como para questões de macroestrutura. Conclusão: verificou-se que as médias superiores foram para as perguntas literais dos textos expositivos e para perguntas inferenciais dos textos narrativos, indicando que cada tipo de texto apresentou uma dificuldade específica para os alunos. Foi possível, portanto, mediante a aplicação de protocolo de avaliação, caracterizar o desempenho dos escolares, assim como suas dificuldades em compreensão de leitura.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400941Revista CEFAC v.18 n.4 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201618421215info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Vera Lúcia OrlandiCapellini,Simone Aparecidapor2016-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000400941Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-09-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização do desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura |
title |
Caracterização do desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura |
spellingShingle |
Caracterização do desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura Cunha,Vera Lúcia Orlandi Avaliação Compreensão Avaliação Educacional Educação Leitura |
title_short |
Caracterização do desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura |
title_full |
Caracterização do desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura |
title_fullStr |
Caracterização do desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura |
title_full_unstemmed |
Caracterização do desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura |
title_sort |
Caracterização do desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura |
author |
Cunha,Vera Lúcia Orlandi |
author_facet |
Cunha,Vera Lúcia Orlandi Capellini,Simone Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Capellini,Simone Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha,Vera Lúcia Orlandi Capellini,Simone Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Compreensão Avaliação Educacional Educação Leitura |
topic |
Avaliação Compreensão Avaliação Educacional Educação Leitura |
description |
RESUMO Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I em compreensão de leitura. Métodos: os participantes deste estudo foram 378 escolares, divididos em 3 grupos, sendo: GI (102 escolares do 3º ano), GII (121 escolares do 4º ano), GIII (155 escolares do 5º ano). Todos os escolares foram avaliados por meio de protocolo de avaliação de leitura, composto por quatro textos, sendo dois textos expositivos e dois textos narrativos, cada um com oito questões, sendo quatro perguntas literais e quatro inferenciais, duas relacionadas à microestrutura e duas à macroestrutura do texto. Resultados: na análise estatística observou-se que os escolares apresentaram números inferiores de respostas incorretas no decorrer da seriação escolar, indicando que as experiências de leitura durante os anos de escola contribuíram para o desempenho de compreensão, também a segunda leitura proporcionou a alguns escolares melhora em seu desempenho nas respostas às perguntas dos textos. Também foi observado que os escolares tiveram médias superiores para perguntas inferenciais, bem como para questões de macroestrutura. Conclusão: verificou-se que as médias superiores foram para as perguntas literais dos textos expositivos e para perguntas inferenciais dos textos narrativos, indicando que cada tipo de texto apresentou uma dificuldade específica para os alunos. Foi possível, portanto, mediante a aplicação de protocolo de avaliação, caracterizar o desempenho dos escolares, assim como suas dificuldades em compreensão de leitura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400941 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-0216201618421215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.18 n.4 2016 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122580950777856 |