Criação e publicação de contos no ambiente digital: desenvolvimento do ato de escrever autoral de crianças de 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Anderson Borges
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242547
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender, experimentalmente, o processo e os meios de desenvolvimento do ato de escrever autoral de crianças de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental em uma atividade de criação e publicação de contos no ambiente digital (Microsoft Word, Google Docs e Página da internet) em uma escola pública de Uberlândia-MG. A investigação está vinculada à pesquisa Implicações Pedagógicas da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, coordenada pela Professora Dra. Stela Miller, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Marília-SP. Esta pesquisa justifica-se diante da necessidade de mudanças na organização pedagógica da escola com foco no desenvolvimento de crianças autoras e leitoras de textos. Configura-se como um experimento didático-formativo e utiliza a abordagem genético-causal para analisar os dados gerados em observações participantes e entrevistas individuais e em grupo. Além disso, esta pesquisa organiza-se na forma de um Projeto de Trabalho Experimental no Google Meet e no laboratório de informática da escola, portanto, intencionalmente planejado pelo professor-pesquisador responsável para possibilitar as condições necessárias ao desenvolvimento do ato de escrever autoral das crianças participantes da pesquisa. Fundamentada na teoria histórico-cultural, a pesquisa se apoia nos postulados de Vigotski, Luria, Leontiev, Davídov e outros autores, com os quais se estabelecem relações nessa perspectiva, como Veresov e Yaroshevsky, considerando que o desenvolvimento das capacidades humanas se realiza no processo das atividades a elas vinculadas, feitas em colaboração com outros indivíduos mais experientes culturalmente e mediadas pela linguagem e outros instrumentos sociais. A análise genético-causal do processo de desenvolvimento psíquico investigado, por meio do conceito de vivência dramática como ferramenta analítica, da organização dos dados em episódios e tendo como unidade de análise os significados e os sentidos atribuídos pelos participantes da pesquisa aos modos de resolver seus conflitos dramáticos na situação experimental, não só contribuiu para explicar o processo e os meios de desenvolvimento dramático do ato de escrever autoral das crianças, mas também apontar aos professores e professoras implicações pedagógicas importantes que ajudam a organizar o processo de ensino-aprendizagem da escrita de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco no desenvolvimento de crianças autoras e leitoras de textos.
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spelling Criação e publicação de contos no ambiente digital: desenvolvimento do ato de escrever autoral de crianças de 5º ano do ensino fundamentalCriation and publication of tales in digital environment: development of the act of authorial writing by children in a 5th grade class of elementary schoolEducaçãoEnsino-aprendizagemAnos iniciais do ensino fundamentalEscritaContosAmbiente digitalAutoriaEducationTeaching-learningEarly years of elementary schoolWritingDigital environmentAuthorshipO objetivo desta pesquisa foi compreender, experimentalmente, o processo e os meios de desenvolvimento do ato de escrever autoral de crianças de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental em uma atividade de criação e publicação de contos no ambiente digital (Microsoft Word, Google Docs e Página da internet) em uma escola pública de Uberlândia-MG. A investigação está vinculada à pesquisa Implicações Pedagógicas da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, coordenada pela Professora Dra. Stela Miller, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Marília-SP. Esta pesquisa justifica-se diante da necessidade de mudanças na organização pedagógica da escola com foco no desenvolvimento de crianças autoras e leitoras de textos. Configura-se como um experimento didático-formativo e utiliza a abordagem genético-causal para analisar os dados gerados em observações participantes e entrevistas individuais e em grupo. Além disso, esta pesquisa organiza-se na forma de um Projeto de Trabalho Experimental no Google Meet e no laboratório de informática da escola, portanto, intencionalmente planejado pelo professor-pesquisador responsável para possibilitar as condições necessárias ao desenvolvimento do ato de escrever autoral das crianças participantes da pesquisa. Fundamentada na teoria histórico-cultural, a pesquisa se apoia nos postulados de Vigotski, Luria, Leontiev, Davídov e outros autores, com os quais se estabelecem relações nessa perspectiva, como Veresov e Yaroshevsky, considerando que o desenvolvimento das capacidades humanas se realiza no processo das atividades a elas vinculadas, feitas em colaboração com outros indivíduos mais experientes culturalmente e mediadas pela linguagem e outros instrumentos sociais. A análise genético-causal do processo de desenvolvimento psíquico investigado, por meio do conceito de vivência dramática como ferramenta analítica, da organização dos dados em episódios e tendo como unidade de análise os significados e os sentidos atribuídos pelos participantes da pesquisa aos modos de resolver seus conflitos dramáticos na situação experimental, não só contribuiu para explicar o processo e os meios de desenvolvimento dramático do ato de escrever autoral das crianças, mas também apontar aos professores e professoras implicações pedagógicas importantes que ajudam a organizar o processo de ensino-aprendizagem da escrita de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco no desenvolvimento de crianças autoras e leitoras de textos.This research aims to comprehend, experimentally, the process and the means of development of the act of authorial writing by children in a 5th grade class of Elementary School in an activity of creation and publication of short stories in the digital environment (Microsoft Word, Google Docs and web page) in a public school in Uberlândia-MG. The investigation is linked to the research Pedagogical Implications of cultural-historical theory for the development of the teaching-learning process of reading and writing in the early years of Elementary School, coordinated by Professor Dr. Stella Miller, from the Post-Graduation Program in Education from Paulista State University “Júlio de Mesquita Filho”, campus of Marília-SP. This research is justified by the need for changes in the pedagogical organization of the school with a focus on the development of children as authors and readers of texts. It is set up as a didactic-formative experiment and uses the causal-genetic approach to analyze the data generated in participant observations and individual and group interviews. In addition, this research is organized in the form of an Experimental Work Project in Google Meet and in the school's computer lab, therefore, intentionally planned by the responsible teacher-researcher to enable the necessary conditions for the development of the authorial writing act of the children participating in the research. Grounded in the cultural-historical theory, the research is based on the postulates of Vygotsky, Luria, Leontiev, Davídov and other authors, with whom relations are established in this perspective, such as Veresov and Yaroshevsky, considering the development of human capacities occurs in the process of activities linked to them, carried out in collaboration with other individuals more culturally experienced and mediated by language and other social instruments. The genetic-causal analysis of the psychic process investigated, through the concept of dramatic experience as an analytical tool, the organization of data in episodes and having as a unit of analysis the meanings and senses attributed by the research participants to the ways to solve their dramatic conflicts in the experimental situation, not only contributed to explain the process and the means of dramatic development of the act of authorial writing by children, but also to point out to teachers important pedagogical implications which help in organizing the teaching-learning process of writing texts in the early years of Elementary School with a focus on development of children as authors and readers of texts.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Miller, Stela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Anderson Borges2023-03-17T18:46:44Z2023-03-17T18:46:44Z2023-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCORRÊA, Anderson Borges. 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